A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN

2 SISTEMA RESPIRATÓRIO

3 A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono.

4 ÓRGÃOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

5

6 NARIZ = cavidade nasal A cavidade nasal e bucal são os locais por onde o ar entra e sai. Mas é na cavidade nasal que o ar é aquecido, umedecido e purificado.

7 SISTEMA RESPIRATÓRIO FARINGE: canal comum para sistemas respiratório e digestório.

8 LARINGE: tubo muscular que permite a passagem do ar para a traquéia. Encontramos na laringe um estrutura denominada de Glote,abertura superior da laringe. É nesta estrutura que encontramos as cordas vocais.

9 SISTEMA RESPIRATÓRIO LARINGE

10 SISTEMA RESPIRATÓRIO LARINGE – EPIGLOTE: lâmina(válvula) que impede a comunicação da laringe com a glote, impedindo a entrada dos alimentos.

11

12 SISTEMA RESPIRATÓRIO LARINGE – CORDAS VOCAIS

13 SISTEMA RESPIRATÓRIO

14

15 TRAQUÉIA: canal constituído de arcos cartilaginosos sobrepostos. Termina na bifurcação dos dois brônquios.

16 SISTEMA RESPIRATÓRIO BRÔNQUIOS: 2 tubos que levam o ar aos pulmões. BRONQUÍOLOS: várias ramificações dos brônquios.

17 SISTEMA RESPIRATÓRIO BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS

18 SISTEMA RESPIRATÓRIO BRÔNQUIOS E BRONQUÍOLOS

19 SISTEMA RESPIRATÓRIO BRONQUÍOLOS E ALVÉOLOS

20 SISTEMA RESPIRATÓRIO ALVÉOLOS: pequenas estruturas arredondadas, no final dos bronquíolos, responsáveis pelas trocas gasosas HEMATOSE.

21 Alvéolos

22

23

24

25

26

27 Local altamente vascularizado, sendo responsável pela Hematose, ou seja, pelas trocas gasosas.

28 O pulmão é revestido por uma dupla membrana denominada de Pleura. Entre este dois folhetos há o líquido pleural que lubrifica e permite o deslizamento de um folheto sobre outro durante o processo de inspiração e expiração. O pulmão se localiza sobre o diafragama.

29 Pleuras Pleura visceral= cor violeta Pleura parietal= cor azul

30 Pleura visceral - linha violeta e Pleura parietal- linha azul

31 Pleuras

32 Pulmão Veias pulmonares Artéria Pulmonar

33

34 Surfactante Alveolar Surfactante Alveolar é uma espécie de detergente secretado dentro dos alvéolos pela membrana alveolar. Também conhecida como agente tensoativo, essa substância reduz a tensão superficial do líquido presente nos alvéolos.Substância Surfactante é uma lipoproteína que diminui a força de coesão entre moléculas de água localizadas na membrana alveolar; suas células secretoras são globosas e denominadas Pneumócitos II. Sua produçao começa na 30ª semana de gestação e é essencial que esteja sendo produzido em quantidade suficiente ao nascimento do feto, pois do contrário haverá o colabamento dos alvéolos quando o recém-nascido entrar em contato com o ar.alvéolos

35 Surfactante – 30ª semana gestação

36

37

38 FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

39

40 INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO

41 INSPIRAÇÃO É a entrada de ar nos pulmões. Neste processo o diafragama e os músculos intercostais se contraem, promovendo um aumento na caixa torácica e uma diminuição da pressão intra – pulmonar, promovendo a entrada de ar.

42 EXPIRAÇÃO É a saída de ar dos pulmões. Neste processo o diafragama e os músculos intercostais relaxam, promovendo uma diminuição da caixa torácica e um aumento da pressão intra – pulmonar, promovendo a expulsão do ar.

43 MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS

44 RITMO RESPIRATÓRIO

45 O ritmo respiratório é controlado pelo centro respiratório, o Bulbo. Um aumento na taxa de CO 2 no sangue e uma diminuição da taxa de O 2, provoca um aumento da freqüência respiratória denominada de Taquipnéia.

46 Um aumento na taxa de O 2 no sangue e uma queda da taxa de CO 2, provoca uma diminuição da freqüência respiratória denominada de Bradipnéia. O controle da respiração é um Processo Involuntário.

47 Preservar a natureza = Nossos pulmões agradecem !


Carregar ppt "SISTEMA RESPIRATÓRIO ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google