Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEric Amaral Alterado mais de 9 anos atrás
1
Cores de Contraste Também conhecidas como: Cores fisiológicas
a detecção fisiológica visual da cor é feita basicamente pelo contraste de cores, principalmente o contraste com o branco Também conhecidas como: Cores fisiológicas Cor inexistente
2
Cores de Contraste Michel-Eugène Chevreul - Da Lei do Contraste Simultâneo das Cores (1839); “Colocar qualquer quantidade de cor sobre uma tela é movimentar todas as faixas do espectro, criando tensões entre a cor aplicada, o fundo da tela e com as demais cores existentes no quadro”.
3
uma simples mudança de tom numa das formas altera o todo harmônico.
Cores de contraste uma simples mudança de tom numa das formas altera o todo harmônico.
4
Contraste simultâneo
6
Cores de contraste
7
Cores de contraste
8
Cores de contraste
9
Cores de contraste
10
Cores de Contraste
11
Cores de Contraste
12
Cores de Contraste
13
A psicologia teoria da cor
Sensação X percepção não se vê a cor isoladamente, mas sim ligada a objetos; perceber coisas depende primeiramente de ter sensações (sentidos); percepção é matéria-prima elaborada e sintetizada.
14
A psicologia da teoria da cor
Constância perceptiva (cromática) fenômeno através do qual os objetos mantêm sua cor, identidade, tamanho, textura, forma e massa, frente à existência de variações nas imagens retinianas com as quais se correspondem; Cor de memória: a cor está associada aos diferentes objetos por efeito da memória, sofrendo toda mudança conjuntamente com o significado deste objeto.
15
A psicologia da teoria da cor
Gibson, J. J. (1974) – significados agregados Quando chegamos a “P”, não conseguimos recuperar facilmente “E”.
16
A psicologia da teoria da cor
Os significados da cor na cultura OCIDENTAL Como se formam os significados das cores ?
17
A psicologia da teoria da cor
A cultura tem um papel fundamental na definição do significado das cores.
18
O Significado das Cores na cultura Ocidental VERMELHO
cor por excelência, a mais bela das cores cor do signo, do sinal, da marca cor do perigo e da proibição cor do amor e do erotismo cor do dinamismo e da criatividade cor da alegria e da infância cor do luxo e da festa cor do sangue cor do fogo cor da matéria e do materialismo
19
Vermelho – sedução / amor ...
20
Simbologia da cor
21
O Significado das Cores na cultura Ocidental AMARELO
cor da luz e do calor cor da prosperidade e da riqueza cor da alegria, da energia cor da doença e da loucura cor da mentira e da traição cor do declínio, da melancolia, do outono
22
Simbologia
23
O Significado das Cores na cultura Ocidental AZUL
cor preferida de mais de metade da população ocidental cor do infinito, do longínquo, do sonho cor da fidelidade, do amor, da fé cor do frio, da frescura, da água cor real e aristocrática
24
O Significado das Cores na cultura Ocidental VERDE
cor do destino, da dita e da desdita, da fortuna, do dinheiro, do acaso, da esperança cor da natureza, da ecologia, da higiene, da saúde, da frescura cor da juventude, da seiva que sobe, da libertinagem cor da permissão, da liberdade cor do diabo e do que é estranho cor ácida, que pica e envenena
25
O Significado das Cores na cultura Ocidental BRANCO
cor da pureza, da castidade, da virgindade, da inocência cor da higiene, da limpeza, do frio, do que é estéril cor da simplicidade, da discrição, da paz cor da sabedoria e da velhice cor da aristocracia, da monarquia ausência de cor cor do divino
26
O Significado das Cores na cultura Ocidental PRETO
cor da morte cor da falta, do pecado, da desonestidade cor da tristeza, da solidão, da melancolia cor da austeridade, da renúncia, da religião cor da elegância e da modernidade cor da autoridade
27
Simbologia
28
Simbologia
29
Simbologia da cor
30
Simbologia da cor
31
Simbologia da cor
32
Em direção às Relações entre a cor e a forma
Um triângulo vermelho é diferente de um triângulo amarelo...
33
Em direção às Relações entre a cor e a forma
Um quadrado azul é diferente de um quadrado verde... PORQUE?
34
Relações entre a cor e a forma: algumas teorias
Wassily Kandinsky Karl Gerstner
35
Wassily Kandinsky
36
Karl Gerstner
37
Karl Gerstner
38
Karl Gerstner
39
As Relações entre a cor e a forma
Formas “estridentes” são reforçadas perceptivamente pelo AMARELO Formas “recortadas” são reforçadas perceptivamente pelo VERMELHO Formas “orgânicas” são reforçadas perceptivamente pelo AZUL
40
As Relações entre a cor e a forma
41
As Relações entre a cor e a forma
42
Cor e Texto Esquema acromático – a percepção acontece na diferença
43
Cor e Texto Esquema: cores complementares
44
Cor e Texto Esquema : tons-rompidos
45
Cor e Texto Esquema: choque
46
Metodologia para aplicação de cores em projetos web
Esquemas de combinações de cores; Cores de contraste; Simbologia das cores no ocidente; Cor e forma; Cor e texto.
47
Metodologia para aplicação de cores em projetos web
Diretrizes gerais: É cor-luz; Mesmo esquema de cores em todo o site; Geralmente já temos uma cor (que pode vir do assunto do site); E tudo o que mais vier da TEORIA DA COR
48
FIM !
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.