A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização:Boa ou ruim?. Globalização Globalização – processo econômico e social que estabelece relações de integração entre regiões, países, pessoas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização:Boa ou ruim?. Globalização Globalização – processo econômico e social que estabelece relações de integração entre regiões, países, pessoas,"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização:Boa ou ruim?

2 Globalização Globalização – processo econômico e social que estabelece relações de integração entre regiões, países, pessoas, empresas, com o fito de expandir ideias, negócios, atividades diversas. Ganhou impulso nas décadas de 70/80 do século 20, com a Revolução Tecnológica e Científica. Na globalização ocorre uma aceleração do tempo e a integração do espaço.

3  Aumento de fluxo no comércio internacional de bens e serviços. EFEITOS POSITIVOS Ex: Início dos anos 80 o valor girava cerca de US$ 5 trilhões ao ano. Atualmente aproxima-se de US$ 14 trilhões.

4

5

6  Aumento e modernização dos sistemas de telecomunicações no mundo. Ex: Em 1960 o nº de ligações telefônicas entre os EUA e a Europa eram de 2 milhões. Em 1997 o nº de ligações foram de 700 milhões.

7

8  Velocidade na comunicação entre as pessoas, e a redução de seus custos.

9

10

11  Evolução no processo de inovação tecnológica a nível mundial. Ex: Uma fibra ótica com espessura de um fio de cabelo transmite 500 canais de TV simultaneamente e comporta informação equivalente a frequências de rádio.

12

13

14  Redução do tamanho do mundo pela tecnologia.

15

16  Surgimento da “cultura global”.

17 EFEITOS NEGATIVOS Padronização do consumo;

18

19

20 EFEITOS NEGATIVOS Trocas desiguais Países desenvolvidos trocam produtos por matérias-primas com os países pobres, (protecionismo e barreiras alfandegárias dos países ricos);

21 EFEITOS NEGATIVOS Dependência tecnológica;

22 EFEITOS NEGATIVOS Disseminação de doenças.

23 EFEITOS NEGATIVOS  Diminuição do poder de decisão dos Estados, que passam a se regular segundo exigências das grandes empresas e perdem a capacidade de adotar políticas de satisfação dos interesses sociais. (Caso Renault).

24

25  A interdependência do mercado financeiro tende a se programar de forma rápida e violenta. Efeito cascata EFEITOS NEGATIVOS 8 b

26 Efeito cascata

27

28  A criação de uma cultura global tende a levar os países a abandonarem suas tradições.

29  “Morte da localização geográfica”.

30  Aumento da concentração de renda. Em 1960 os ricos ganhavam 30 vezes mais que os pobres. Hoje os 20% mais ricos têm renda 78 vezes superior à dos 20% mais pobres.

31  Aumento das desigualdades mundiais. Com 10% da população do planeta, os países mais pobres detêm apenas 0,3% do comércio mundial, a metade do que detinham há 20 anos.

32 Aumento das desigualdades

33  Controle de imigrantes Conflito nas idéias entre globalizar e regionalizar. Na falta de um projeto global, o risco é o de que cada superbloco se feche para os demais, o que, além do risco de uma guerra comercial, marginalizaria países gigantescos, como China e Rússia, que, até agora, não entram em esquema algum.

34

35

36

37

38

39  A inovação tecnológica é uma séria ameaça à questão do emprego e mercado de trabalho.


Carregar ppt "Globalização:Boa ou ruim?. Globalização Globalização – processo econômico e social que estabelece relações de integração entre regiões, países, pessoas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google