A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fórum Universidade em Debate 19 de março de 2009 18h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fórum Universidade em Debate 19 de março de 2009 18h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina."— Transcrição da apresentação:

1 Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina

2 “A formação docente e a qualidade da educação básica” Mesa Redonda

3 Aprofundar conhecimentos sobre as questões atuais que evolvem a formação docente no país. Objetivo

4 Troca de idéias com especialistas e aprendizagem coletiva e institucional. Resultado

5 Hino Nacional – cantora solo Composição da Mesa : Reitor da UFSC – Álvaro Toubies Prata Diretor do Centro Sócio-econômico - Ricardo José Araújo Oliveira Presidente do Inpeau - Rodolfo Pinto da Luz Convidados: Professora Leda Scheibe Professor Fernando Spanhol Paulo Bauer - Secretário de Estado da Educação SC Professor. Dilvo Ilvo Ristoff - Presidente da Comissão de Implantação da UFFS Pedro Antônio de Melo – Diretor do Inpeau e mediador da Mesa Redonda. Cerimônia de Abertura 18h30

6 Panorama da educação básica no Brasil. Profª. Drª. Leda Scheibe Professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina e professora titular voluntaria da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora dos grupos de pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), e “Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina”, da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou Pós-Doutorado pelo Universita Degli Studi Ferrara, Itália (1992), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (1978). Atua há 30 anos na Formação de professores no ensino superior.

7 Tecnologias para Formação Docente Prof. Dr. Fernando Spanhol Diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. É pesquisador do grupo “TV Digital” da UFSC. Obteve Doutorado e Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua em educação a distância desde Participou em cerca de 40 comissões de avaliação e credenciamento para Educação a Distância da SESU, INEP, CAPES e CEE-SC.

8 Panorama Municipal da Formação Docente Prof. Rodolfo Pinto da Luz Secretário de Educação da PMF Presidente Inpeau - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), e pós-graduado pelo Curso Regional Latino-Americano de Programas de Educação (BIRD/CENDEC/MINIPLAN/UnB). Foi Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto em 1993/1994. Foi também Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior – ANDIFES e do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB. Presidiu, em Florianópolis, o IPUF – Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, em Presidiu a Junta Governativa da Associação COLUMBUS de Universidades Latino-Americanas e Européias. Atualmente é Membro Titular do Conselho Estadual de Educação (SC) e Secretário Municipal de Educação.

9 Panorama Estadual da Formação Docente Paulo Bauer Secretário de Estado da Educação SC

10 Panorama Nacional da Formação Docente Prof. Dr. Dilvo Ilvo Ristoff Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente da Comissão de Implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foi, durante o último ano, Diretor de Educação Básica da Fundação Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De junho de 2003 a janeiro de 2008, foi Diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Ocupou os cargos de Pró-Reitor de Graduação e foi presidente do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. Foi ainda membro da Comissão Especial de Avaliação, que elaborou a proposta para a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

11 Debate de idéias Aberto ao público presente

12 19 de Marco de h30min Auditório do CSE/UFSC Abertura18h40 - Panorama da educação básica no Brasil.19h - Tecnologias para Formação Docente19h20 - Panorama Municipal da Formação Docente19h40 - Panorama Estadual da Formação Docente20h - Panorama Nacional da Formação Docente20h20 – Debate de idéias e encerramento.

13 Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - Inpeau – Realização 19 de março de 2009


Carregar ppt "Fórum Universidade em Debate 19 de março de 2009 18h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google