Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuliana Dias Alterado mais de 9 anos atrás
1
Abordagem Híbrida para Rastreamento 3D Monocular em Tempo Real de Objetos Planares Especulares Projeto de Computação Gráfica João Paulo Lima Grupo de Pesquisa em Realidade Virtual e Multimídia Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Informática www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
2
Agenda Motivação Metodologia Resultados Parciais Próximos Passos www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
3
Determinar posição e orientação de um objeto em tempo real Perda de informação devido à reflexão www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg Motivação
4
Metodologia Rastreamento baseado em modelo Abordagem híbrida Por detecção + Recursivo Textura + Aresta Em objetos especulares: Rastreamento baseado em textura Se falhar, rastreamento baseado em aresta Última pose como estimativa www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
5
Metodologia :: Texture Based www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
6
Metodologia :: Edge Based Determinar partes visíveis das arestas do modelo projetado com pose anterior Extensão de OpenGL GL_ARB_occlusion_query www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
7
Metodologia :: Edge Based Amostragem das arestas visíveis projetadas Pontos de controle www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
8
Metodologia :: Edge Based Para cada ponto de controle Ponto correspondente no gradiente da imagem Algoritmo Moving Edges (ME) www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
9
Metodologia :: Edge Based Cálculo da pose Minimização do erro de reprojeção Levenberg-Marquardt www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
10
Metodologia :: Bibliotecas VXL (Vision-something-Libraries) ViSP (Visual Servoing Platform) OpenGL www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
11
Resultados Parciais www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
12
Próximos Passos Melhorar técnica baseada em aresta Aplicação de RA baseada em aresta Integrar com rastreamento por detecção Aplicação de RA com técnica híbrida www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
13
Referências I. Gordon e D. G. Lowe, “What and Where: 3D Object Recognition with Accurate Pose”, University of British Columbia A. Comport, E. Marchand, M. Pressigout, and F. Chaumette. “Realtime markerless tracking for augmented reality: the virtual visual servoing framework”. LAGADIC. V. Lepetit e P. Fua, “Monocular Model-Based 3D Tracking of Rigid Objects: A Survey”, CVLAB VXL, http://vxl.sourceforge.net/ ViSP, http://www.irisa.fr/lagadic/visp OpenGL, http://www.khronos.org/opengl/ www.cin.ufpe.br/~jpsml/cg
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.