A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A população europeia Professor Luiz Felipe Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A população europeia Professor Luiz Felipe Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 A população europeia Professor Luiz Felipe Geografia

2 Distribuição da população O continente europeu é o mais povoado do mundo, com densidade demográfica de 71hab/km2. (ex: Mônaco hab./Km2, Malta hab./Km2). Sua população absoluta é considerada pequena, aproximadamente 733 milhões de pessoas. A União Europeia abriga aproximadamente 500 milhões de pessoas.

3 Distribuição da população

4

5

6 Crescimento populacional

7 Transição demográfica Nas últimas décadas do século XIX, as taxas de natalidade começam a declinar. Planejamento familiar. Participação da mulher no mercado de trabalho./ Custo de vida elevado. Maior acesso a informação e a métodos anticoncepcionais. A partir de meados do século XX, observa-se crescimento da expectativa de vida. Tempo médio de vida: 77 anos. Diminuição da mortalidade infantil. Melhoria do atendimento médico-hospitalar. Maior oferta de alimentos. Ampliação do saneamento básico e melhor distribuição de renda.

8

9 Consequências do novo perfil demográfico. Políticas de incentivo à natalidade Prêmios em dinheiro às mulheres que engravidam. Licença maternidade remunerada de, no mínimo, 6 meses. Ajuda financeira às famílias que podem chegar a Euros. Políticas relacionadas ao envelhecimento populacional. Elevação da contribuição dos trabalhadores à previdência social. Aumento da idade mínima para aposentadoria. Ampliação dos gastos públicos com hospitais e medicamentos.

10 Diversidade étnico-cultural.

11 Minorias étnicas e Xenofobia Minorias éticas são grupos de pessoas que, apesar de morarem em determinado país, apresentam particularidades culturais que os diferem da maior parte da população de onde vivem. Ex: Bascos, Ciganos, Catalãos. A melhoria da qualidade de vida em muitos países europeus após a Segunda Guerra fez com esses países se tornassem atrativos de populações. Observam-se movimentos contrários aos migrantes. A esses dá-se o nome de Xenofobia.

12

13

14

15 Na Internet yjiI yjiI IZw demografia/42/xenofobia-na-europa-os- padroes-atuais-de-migracao-internacional asp


Carregar ppt "A população europeia Professor Luiz Felipe Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google