A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser: Pontual ou Puntiforme: suas dimensões são desprezíveis. Ex.: uma estrela iluminando a Terra, a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser: Pontual ou Puntiforme: suas dimensões são desprezíveis. Ex.: uma estrela iluminando a Terra, a."— Transcrição da apresentação:

1  De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser: Pontual ou Puntiforme: suas dimensões são desprezíveis. Ex.: uma estrela iluminando a Terra, a chama de uma vela iluminando uma sala etc. Extensa: suas dimensões não podem ser desprezadas. Ex.: Sol iluminando a Terra, lâmpada fluorescente iluminando uma sala etc.

2  Penumbra: região do espaço que recebe apenas alguns raios de luz de uma fonte extensa ou de várias fontes puntiformes; região parcialmente iluminada).

3  Exercícios (pág. 253): 01. Região iluminada Sombra

4 02. Região iluminada Sombra

5 03. Região iluminada por F 1 e F 2 Região iluminada apenas por F 2 Sombra Região iluminada apenas por F 1 Região iluminada por F 1 e F 2

6 04. Penumbra Sombra Penumbra

7 05.Nas regiões iluminadas por F 1 e F 2 : verá as duas fontes Na região iluminada apenas por F 1 : verá apenas a fonte F 1 Na região iluminada apenas por F 2 : verá apenas a fonte F 2 Na região de sombra: não verá nenhuma fonte

8 06. Região iluminada Penumbra Sombra Penumbra Região iluminada

9  Formação de eclipses: Eclipse solar: ocorre quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra. Ocorre durante o dia, em fase de Lua Nova. eclipse total (sombra da Lua) eclipse parcial (penumbra)

10 Eclipse lunar: ocorre quando a Lua se posiciona na sombra da Terra. Ocorre à noite, em fase de Lua Cheia.

11  Exercícios (pág. 254): 07. eclipse total (sombra da Lua) eclipse parcial (penumbra)

12 08. Na sombra. 09. Na penumbra. 10. É a situação que ocorre quando a Lua se encontra na sombra da Terra, não sendo iluminada pelo Sol.

13  Tarefa Mínima (pág. 257): 01.

14 02. Posição A: não enxergaria a lâmpada, pois está na região de sombra. Posição B: enxergaria parte da lâmpada, pois está na região de penumbra. Posição C: enxergaria a lâmpada inteira, pois está na região plenamente iluminada.

15 03. Os países localizados na sombra da Lua veem o eclipse total; os países localizados na penumbra veem o eclipse parcial; os países localizados nas regiões plenamente iluminadas não veem eclipse algum. 04. Alternativa a.

16  Tarefa Complementar (pág. 257): 01. Alternativa d.

17 02. No eclipse lunar parcial, a Lua é parcialmente encoberta pela Terra. Parte dela fica na sombra; outra parte, na penumbra, como se pode observar na figura.


Carregar ppt " De acordo com as dimensões, uma fonte de luz pode ser: Pontual ou Puntiforme: suas dimensões são desprezíveis. Ex.: uma estrela iluminando a Terra, a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google