Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Catedral Gótica
3
Catedral Gótica Verticalismo das formas, simbolizando desejo de espiritualidade Elevação do pensamento a Deus Luxuosidade Desenvolvimento da técnica da abóbada (cobertura) apoiada em arcos, fazendo com que a construção da nave seja ampliada Vitrais votados a contemplação Verticalidade possível graças aos arcos e abóbadas ogivais, contrafortes e arcobotantes externos, que possibilitaram que o peso das coberturas fosse distribuído entre os diversos elementos arquitetônicos
10
Catedral de Notre Dame - Paris
11
Catedral de Notre Dame - Paris
13
Catedral de Amiens - França
14
Legenda: 1. Capela radial 2. Deambulatório 3. Altar 4. Coro 5. Corredores laterais do Coro 6. Cruzeiro 7. Transepto 8. Contraforte 9. Nave 10. Nave lateral 11. Fachada, portal
15
Pintura (Idade Média) Preocupa-se em transmitir valores religiosos através da técnica dos afrescos nas grandes decorações murais. As obras expressam esse sentimento místico dos artistas. O colorismo emprega cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra. Não existe a menor intenção de imitar a natureza. Pintura Românica: Figuras chapadas. Quanto maior a sua importância maior o seu tamanho. Também utilizavam relevos. Pintura Gótica: Com a predominância da arte gótica, começa a ganhar novas características que prenunciam o Renascimento. Sua principal particularidade foi a procura do realismo na representação dos seres pintados. Estes artistas não estavam interessados em técnicas, ignoravam a perspectiva, faziam grande uso de símbolos para narrar histórias..
18
Bidimensional – Idade Média
Afresco Retábulo Iluminura Vitral
19
Afresco Técnica de pintura mural de argamassa úmida
Tintas diluídas em água Não há possibilidade de fazer retoques
21
Retábulo Realizada em madeira, mármore ou outro material
Colocada atrás ou sobre o altar É composta de um ou mais painéis pintados ou em baixo relevo
23
Iluminura Decoração de um texto manuscrito executada por pena ou pincel Utilizadas antes da difusão da imprensa
25
Vitral Preencher espaços de vidro
Os filetes eram preenchidos com vidros coloridos ou pintados Intenção de criar atmosfera de magia e mistério em função do jogo de luzes e transparência
28
Arte e Poder
29
Arte e Poder Arte, poder, valores e mídia Consumismo
Função da arte contemporânea no mundo Poder da mídia através do dinheiro
30
Mídia Meios naturais ou artificiais, que permitem a comunicação de idéias Jornal, televisão, rádio, cinema, outdoor, mala-direta etc Mídia alternativa Mídia digital
31
Mídia Alternativa Campanhas publicitárias de valor reduzido, como cartazes, panfletos, luminosos de táxis, etc.
32
Mídia Digital Ligada a tecnologia de informática
33
Bosch - vídeo Jeromen van Aeken – Hieronymus Bosch
Acredita-se que nasceu em 1450, em uma cidade da Holanda Vida dividida entre Arte e Religião Utilizava a arte para pregar suas idéias de fé com conteúdo moralizante Criou em suas telas mundos fantásticos, com figuras que vão do grotesco ao singelo, carregados pelo apelo emocional e ético Está convidando o espectador a regenerar-se
41
Releitura Bosch Entrega: semana do dia 7/04 Materiais:
Folha de desenho A3 Material livre regras
42
Filme : Idade Média
43
Banco de arte – Pg 35 e 36 Claude Monet Pablo Picasso Vincent Van Gogh
Andy Warhol Tarsila do Amaral Marcel Duchamp Diego Velásquez Giuseppe Arcimboldo Amadeo Mondigliani Jacques Louis David Pieter Brueghel Rembrandt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.