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ÍNDICE Introdução Abertura Orientações para troca de HTPC Ingressos

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Apresentação em tema: "ÍNDICE Introdução Abertura Orientações para troca de HTPC Ingressos"— Transcrição da apresentação:

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2 ÍNDICE Introdução Abertura Orientações para troca de HTPC Ingressos
Dias e Horários Estacionamento Distribuição de acervo gratuito à rede Alimentação Sanitários Primeiros socorros Autorização de pais Evento para creches Transporte Vans Adaptadas Embarque e desembarque Monitoria Visitação dos alunos Horários e dias de visitação Seleção Compra de acervo Informações para seleção e compra de acervo

3 INTRODUÇÃO Durante o ano de 2011, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, demonstrando seu compromisso com a leitura, realizou diversas ações visando não apenas incentivar o ato de ler, mas também a apropriação dos espaços de leitura existentes em suas Unidades Escolares. Como parte destas ações, entre os dias 1º e 14 de agosto de 2011, foi realizada na cidade a 1ª Feira Literária de São Bernardo do Campo, uma idealização da Secretaria de Educação em parceria com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. A Feira foi um evento pioneiro na região, no qual não só as crianças, mas também os adultos ingressaram no mundo do livro, da literatura, do conhecimento, da cultura e do entretenimento. Durante todo o evento, o livro e a leitura literária foi o centro das atenções, onde escritores, ilustradores e editores estiveram em contato com o público, falando um pouco sobre seus trabalhos e experiências com a leitura. A realização desta Feira atende à proposta de Governo democrático e vai ao encontro das ações desenvolvidas junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, que enfatizam a importância de despertar o gosto pela leitura, de garantir a autonomia na escolha de suas próprias leituras, bem como da vivência cultural e da formação de cidadãos críticos. Além disso, viabilizou a ampliação do repertório de escolhas literárias dos alunos e, consequentemente, sua visão de mundo. O estabelecimento de políticas públicas de acesso ao livro e de promoção da leitura literária é uma prática comprovada de efetivação da igualdade de oportunidades a todos. Desta forma, o desenvolvimento de uma Feira Literária reitera as ações desenvolvidas na cidade por este Governo. Dado o reconhecimento da iniciativa que promoveu esta ação, tornou-se Lei Municipal nº 6.204, de 28 de Maio de 2012, que institui a Feira Literária do Município de São Bernardo do Campo, com realização a cada dois anos. Dessa maneira, inicia-se a segunda edição da Feira Literária de São Bernardo do Campo denominada FELISB.   A Feira acontecerá entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro de 2013. Para o desenvolvimento da Feira e adequação das Unidades Escolares, seguem as seguintes orientações:

4 ABERTURA A FELISB acontecerá no período de 27 de setembro a 13 de outubro de 2013. A abertura oficial acontecerá no dia 27/09 às 14h somente para convidados: Equipe Gestora, Equipe de Orientação Técnica, Membros das Associações de Pais e Mestres e dos Conselhos de Escola das Unidades Municipais de Ensino, profissionais das Bibliotecas Escolares e representantes da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil – FNLIJ, entre outros. Neste dia, após a cerimônia de abertura, a Feira funcionará até às 22h, com visita para todos os presentes. Para os professores, será permitida a troca de HTPCs, desde que estejam agendados previamente. Haverá limite de inscrições. Dia 27/09 14h: Cerimônia de Abertura 16h: Será iniciada a visita programada aos professores inscritos para troca de HTPC.

5 ORIENTAÇÕES PARA TROCA DE HTPC
A troca de HTPC deve ser previamente acordada entre a equipe gestora e professores das Unidades Escolares e, reportada às chefias das Macrorregiões. Objetiva-se nesta ação o caráter pedagógico da visitação aos estandes das editoras como também, na apreciação do acervo. HTPC: Só será permitida a troca do HTPC pela visitação na Feira, no dia 27/09, no horário destinado aos professores às 18h. As Unidades Escolares devem solicitar essa troca às chefias correspondentes das Macrorregiões com justificativa e encaminharem a resposta aos cuidados de Mariana no de 11 à 18 de setembro. Antes e após essa data, não serão aceitas solicitações. Para inscrição, enviar o modelo anexo neste documento para: Orientações às Equipes Gestoras para troca de HTPC na FELISB Proposta: Apreciação e análise dos catálogos e acervo das Bibliotecas Escolares e Adequações Orientações: Recomendam-se algumas ações, para facilitar a escolha do acervo: Análise dos catálogos de livros das editoras: a intenção é que a equipe escolar consulte-os, pesquise-os e avalie os títulos para conhecer antecipadamente o que encontrarão no evento; Reunião entre os membros da Unidade Escolar: levantar necessidades, sugerir títulos, visitar sites de editoras entre outras atividades, para compor uma lista de sugestões de compra; É de muita importância a participação e as considerações do funcionário da Biblioteca Escolar em relação à reposição do acervo, a sugestão de aquisição de títulos novos, a preferência dos alunos, etc.

6 INGRESSOS DIAS e HORÁRIOS
Será gratuita a entrada para todos os funcionários públicos municipais de São Bernardo do Campo, mediante apresentação da identificação funcional. Os valores para o público em geral estará disponível no Portal em breve. DIAS e HORÁRIOS Dia 27 - das 14h às 22h Dia 28 - das 10h às 20h Dia 29 - das 10h às 20h Dia 30 - das 08h às 18h Dia 01 - das 08h às 18h Dia 02 - das 08h às 18h Dia 03 - das 08h às 22h Dia 04 - das 08h às 18h Dia 05 - das 10h às 20h Dia 06 - das 10h às 20h Dia 07 - das 08h às 18h Dia 08 - das 08h às 18h Dia 09 - das 08h às 18h Dia 10 - das 08h às 22h Dia 11 - das 08h às 18h Dia 12 - das 10h às 20h Dia 13 - das 10h às 20h

7 ESTACIONAMENTO Haverá estacionamento no local para funcionários que estiverem trabalhando no evento, porém não há como garantir vagas suficientes para atender toda demanda. Por isso, recomendamos que, aqueles que tiverem facilidade, utilizem o transporte público ou adotem a carona solidária. As Unidades Escolares receberão um crachá para acesso ao estacionamento da Feira Literária – FELISB, exclusivamente para os dias de compra de acervo. Deverão ser retirados em data oportuna, avisados via Rede, no Departamento de Ações Educacionais – SE.1. O crachá tem por finalidade garantir o acesso das equipes gestoras quando da aquisição do acervo literário das Bibliotecas Escolares Interativas – BEIs e Adequações. Este crachá não terá validade no dia de abertura da Feira em 27/09. Informações complementares sobre o estacionamento serão enviadas via Rede.

8 DISTRIBUIÇÃO DE ACERVO GRATUITO À REDE
Foram distribuídos os livros doados pela Fundação Itaú Cultural aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar a apreciação literária e cultural. Esta foi uma iniciativa para a promoção da Feira Literária – FELISB, com vistas à composição de acervo pessoal por parte dos alunos da Rede. Serão doados com o mesmo objetivo, livros para os alunos da Educação de Jovens e Adultos e alunos do Ensino Profissionalizante. Os livros serão encaminhados à Seção de Biblioteca Escolar que fará a distribuição.

9 ALIMENTAÇÃO Durante a permanência na Feira, não haverá tempo hábil nem espaço adequado para alimentação dos alunos. Para o atendimento à atividade da FELISB, a Divisão de Alimentação Escolar recomenda: A Unidade Escolar que possuir cota de kit lanche passeio/2013 poderá utilizar dentro do seu limite de cota para atendimento nos dias em que os alunos sairão para a feira. Salientamos que na feira não será permitido o consumo de qualquer alimento. A única exceção permitida é para as Unidades Escolares da região do pós-balsa, que poderão levar os kits lanches. A Unidade Escolar que possuir cardápio com atendimento de lanche, deverá organizar o horário de alimentação de acordo com o cronograma de visitação da Unidade. A Unidade Escolar que possuir cardápio com atendimento de almoço, deverá enviar uma programação com os dias e o número de alunos que deverão ser atendidos na feira. O cardápio poderá ser substituído conforme quadro abaixo: Solicitamos que esta informação seja enviada para SE-211 com pelo menos 10 dias de antecedência. A escola deverá seguir o cardápio publicado no portal, com exceção dos alunos que irão a Feira. Pão com recheio quente (carne, frango ou salsicha) Suco sachê

10 SANITÁRIOS PRIMEIROS SOCORROS
O Pavilhão conta no seu interior com 32 sanitários, sendo 16 masculinos e 16 femininos. Além destes, haverá banheiros químicos dispostos na área externa do edifício. No entanto, para melhor andamento da visita, recomenda-se levar os alunos aos sanitários da Unidade Escolar, antes da saída para o evento, evitando filas e atrasos.  Durante a visitação à Feira, é de responsabilidade dos professores/acompanhantes conduzir seus alunos aos sanitários, pois não haverá monitores para isso. PRIMEIROS SOCORROS Será montado um posto médico e ficará a disposição uma ambulância UTI, com um médico, um enfermeiro e 1 motorista (socorrista) para prestar assistência em caso de necessidade. Teremos em pontos estratégicos bombeiros durante todo o evento para eventuais necessidades. O SAMU fará atendimento prioritário para as chamadas do evento neste período.

11 VISITAÇÃO DOS ALUNOS AUTORIZAÇÃO DE PAIS
É necessária a prévia autorização de Pais aos alunos que visitarão a Feira. As Unidades Escolares receberão a autorização via malote da SE. EVENTO PARA CRECHES As creches, devido às especificidades na rotina de trabalho e considerando a maneira mais adequada para que os alunos destas Unidades tenham contato com o livro e a leitura, receberão a visita de autores e ilustradores, no mesmo período de funcionamento da FELISB. Esta ação terá acompanhamento e cronograma específicos. Maiores informações referentes à datas e horários, serão encaminhadas pela Secretaria de Educação. TRANSPORTE Para visitação da FELISB, teremos transporte para: todos os alunos a partir do Infantil III, Creches Conveniadas, Ensino Fundamental, EJA e Educação Profissionalizante, conforme cronograma disponibilizado no Portal da Educação. Os alunos que são atendidos pelo transporte escolar oferecido pela Secretaria de Educação serão conduzidos normalmente para suas residências. Em caso de atraso no retorno para a Unidade Escolar, o procedimento será o mesmo dos dias que acontecem os estudos do meio, ou seja, o transporte escolar leva os alunos que saírem no horário normal e retorna à Unidade para embarcar os demais que chegarem posteriormente.

12 VISITAÇÃO DOS ALUNOS TRANSPORTE ADAPTADO
Todos os alunos que utilizam transporte adaptado que farão a visitação à FELISB serão conduzidos para o evento a partir de suas respectivas Unidades Escolares. Orientamos que as Unidades Escolares comuniquem os pais ou responsáveis sobre esse procedimento. Na feira haverá um local específico para o desembarque dos alunos usuários de transporte adaptado e deste local, o acompanhante será orientado por um monitor para o encontro com a turma/professor correspondente. Esse aluno deverá ter uma pessoa responsável indicada pela Unidade que o acompanhará até a FELISB.

13 VISITAÇÃO DOS ALUNOS EMBARQUE E DESEMBARQUE
Para diminuir os efeitos de sobrecarga de veículos, Agentes de Trânsito auxiliarão a circulação dos ônibus e veículos ao redor do Pavilhão Vera Cruz.                  Os ônibus entrarão na área do Pavilhão pelo portão localizado na Rua Java (próximo à Cidade das Crianças) e os alunos desembarcarão dentro do estacionamento do edifício, entrando, pelas duas portas ali localizadas, onde serão recepcionados pelo monitor designado para acompanhar a visitação da Feira.                  Orientamos que todas as turmas dos ônibus devem aguardar a chegada do monitor ao veículo, não sendo autorizada a descida sem o devido acompanhamento.   É de extrema importância que esse procedimento seja seguido para a garantia da segurança de todos. Solicitamos o cumprimento rigoroso dos horários de saída da escola, bem como do evento. Não será possível a alteração, antecipação ou adiamento dos horários.   Todos os motoristas dos ônibus destinados às escolas deverão se apresentar na secretaria da Unidade Escolar, com 30 minutos de antecedência do embarque das crianças. Caso haja problemas com o transporte para o evento, favor entrar em contato com o Serviço de Transporte Escolar através dos telefones: – ou ATENÇÃO: No momento do desembarque nenhum pertence deverá ser deixado no interior do ônibus, pois o retorno não será feito no mesmo veículo.

14 VISITAÇÃO DOS ALUNOS MONITORIA
Participarão da FELISB com visitação os seguintes seguimentos: Infantil III, Creches Conveniadas, Ensino Fundamental, EJA, MOVA e Educação Profissionalizante. Haverá monitores devidamente identificados e habilitados para acompanhar as turmas da Rede no desembarque, durante o percurso da Feira, e no embarque para retorno às escolas. Os professores deverão acompanhar suas turmas durante todo o percurso com o monitor, não se ausentando para outras finalidades. Os monitores não terão a responsabilidade de acompanhar os alunos que queiram ir aos sanitários durante o percurso. Sendo assim, recomendamos que cada professor conte com no mínimo um acompanhante para sua turma. Durante a visitação, o roteiro orientado pela monitoria deverá ser cumprido sem alteração das atividades propostas e do horário de saída do evento, possibilitando qualificar o fluxo interno de circulação. Embora em vários estandes os alunos possam manusear os livros, ressaltamos que cabe ao professor orientar e supervisioná-los neste manuseio para que os livros não sejam danificados. Ao término da visitação os monitores conduzirão suas respectivas turmas para a saída onde os ônibus aguardarão o embarque. Redes Estaduais e Particulares Unidades da Rede Estadual e Particulares terão os sábados e domingos para realizar a visitação à Feira. Para o agendamento de Unidades Escolares que não fazem parte da Rede Municipal de Educação é necessário enviar para: a partir de 11/09.

15 HORÁRIOS E DIAS DE VISITAÇÃO
Para melhor organização da visitação, as turmas foram divididas em grupos por período: Horários e dias de visitação: Infantil De 30/09 a 03/10  Manhã: 8h30 às 10h 9h30 às 11h Tarde: 14h às 15h30 15h às 16h30 Fundamental De 04 a 11/10 Manhã: 8h30 às 10h30 9h30 às 11h30 Tarde: 14h às 16h 15h às 17h EJA e Educação Profissionalizante Dias 03 e 10/10 Noite: das 19h às 21h30 Creches conveniadas: Manhã: 8h30 às 10h .

16 INFORMAÇÕES PARA SELEÇÃO E COMPRA DE ACERVO
A FELISB reunirá editoras associadas à FNLIJ oferecendo uma vasta gama de títulos infantis e juvenis nos mais diversos assuntos. Diante da variedade de títulos expostos, recomenda-se que as Unidades Escolares tenham um prévio conhecimento sobre suas necessidades para que, no momento da compra, os títulos adquiridos atendam ao seu público. HTPCs, reuniões com os funcionários das BEIs, levantamento de reposição, são algumas ações que podem subsidiar essa compra. A lista REBI deverá ser utilizada como um parâmetro para a escolha. Entretanto, como a lista não abrange a variedade de títulos que serão expostos, serão acatados os títulos adquiridos na Feira que não constem da lista. Para auxiliar na escolha dos livros, as Unidades Escolares receberão os catálogos das editoras que estarão presentes na Feira. A finalidade é a consulta e avaliação dos títulos que encontrarão no evento. É essencial que a Unidade discuta sobre os títulos que serão adquiridos. Diante do exposto, alguns critérios para Seleção de Acervo devem ser considerados:  Qualidade do texto: precisão, correção, abordagem do assunto; Qualidade gráfica do material: tamanho, papel, encadernação, acabamento/durabilidade; Adequação do texto à idade do público; A necessidade da escola, priorizando os temas trabalhados considerando o PPP das Unidades Escolares; Reposição de acervo perdido; Diversidade de títulos, editoras e autores; Contribuição do livro para o estímulo à leitura, à reflexão e ao senso crítico do leitor. Qualidade literária do material: Vivência imaginativa onde os textos provoquem o leitor na construção de mundos imaginários, fazendo pensar sobre o mundo em que vive; Texto aberto que permita a interação entre o leitor e o texto, de modo que o leitor possa relacionar suas experiências ao que foi lido; Textos que pressupõem a participação ativa do leitor, exigindo posicionamentos interpretativos.

17 INFORMAÇÕES PARA SELEÇÃO E COMPRA DE ACERVO
Para garantir que haja renovação do acervo das bibliotecas e maior variedade, tendo em vista não apenas seus alunos, mas também professores, funcionários e comunidade, será permitida a compra de no máximo 3 (três) exemplares de um mesmo título.   As editoras não comercializarão CD’s e DVD’s. Em virtude do volume da compra, é importante reservar mais de um dia para realizá-la, procurando conhecer o que há disponível antes de efetuar a compra Indicamos que a equipe gestora faça a compra em horário diferente do dia reservado para visitação dos alunos de sua escola.

18 COMPRA DE ACERVO Após a abertura do evento, no dia 27/09, estará autorizada a retirada dos cartões de compra pela equipe gestora. Os dias indicados para a retirada do cartão da BrasilCard são de 27/09 a 01/10, nos horários de funcionamento da Feira. As Unidades Escolares receberão dois cartões: 01 para o diretor escolar e 01 para o coordenador pedagógico. A lista dos responsáveis pela compra estará disponivel no Portal da Educação. Para a retirada, é necessário que estes funcionários assinem uma lista e identifiquem-se com: nome completo, matrícula, Unidade Escolar e cargo no estande da BrasilCard. (apresentação de funcional) O valor para aquisição na Feira será creditado no cartão magnético da BrasilCard, sob responsabilidade da equipe gestora. As editoras não comercializarão CD’s e DVD’s, e também não estarão autorizadas a vender mais de 3 exemplares do mesmo título, ou seja, é limitada a compra de 3 livros que sejam iguais. As editoras não estão autorizadas a venderem livros que não se encontram em exposição na Feira. No caso de inexistência/falta, não será permitida a compra de acervo no lugar de outro. É responsabilidade da equipe gestora das Unidades Escolares realizar a prestação de contas referentes à compra de acervo na FELISB. É necessário que seja feito o arquivamento de toda a documentação referente à compra .

19 COMPRA DE ACERVO ATENÇÃO
Deverão ser entregues para a Seção de Biblioteca Escolar, de 14 a 31/10 os seguintes documentos: Planilha Descritiva de Compra de Acervo – FELISB: A equipe gestora deverá providenciar essa documentação sobre a prestação de contas, contendo os títulos/editora adquiridos na Feira com datas e valores correspondentes aos dados das Notas Fiscais e/ou Cupons Fiscais fornecidos por cada editora, atestando o recebimento do acervo comprado. Termo de Recebimento: Prestação de Contas: Declaração que a Unidade Escolar recebeu todo o acervo comprado que está relacionado ao documento da planilha descritiva. Cópia simples da Nota Fiscal e/ou cupom Fiscal. Notas Fiscais e Cupons Fiscais Todas as editoras da FELISB deverão emitir Notas Fiscais e/ou Cupons Fiscais decorrentes da aquisição de acervo. A verba não utilizada na FELISB, não poderá ser gasta em outra oportunidade e retornará para a Secretaria de Educação. Por isso, indicamos às equipes gestoras que realizem as compras até o dia 11/10.

20 Dados para Emissão de Notas Fiscais/Cupons Fiscais
COMPRA DE ACERVO Dados para Emissão de Notas Fiscais/Cupons Fiscais As Notas Fiscais deverão ser faturadas da seguinte forma: Razão Social: Município de São Bernardo do Campo Nome Fantasia: São Bernardo do Campo Gabinete do Prefeito CNPJ: / Endereço: Praça Samuel Sabatini, 50 CEP: – Centro – São Bernardo do Campo Cupons Fiscais: Serão aceitos para fins de prestação de contas desde que atendam as especificações abaixo, caso contrário não serão considerados: Nome real da empresa descrito no cupom ( ex. Editora XXXX LTDA ) Em nome do Município de São Bernardo do Campo com o CNPJ: / ; Clareza na descrição completa do item (não pode haver somente códigos do produto ou nomes abreviados em que não seja possível identificar o material); Quantidade e valor unitário e total.

21 Secretaria de Educação de
São Bernardo do Campo


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