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Prova ABC – Resultados da Avaliação de Aprendizagem de Leitura e Matemática Uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE,

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1 Prova ABC – Resultados da Avaliação de Aprendizagem de Leitura e Matemática Uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro/IBOPE, Fundação Cesgranrio e INEP

2 Universo da amostra: Escolas urbanas das capitais, estaduais, municipais e privadas. Tamanho da amostra: Total alunos Norte, Sul e Centro-Oeste: alunos (por região) Nordeste: alunos Sudeste: alunos Obs.: Em cada um dos estratos de amostragem, as escolas foram selecionadas com igual probabilidade. 45 estratos de amostragem segundo: região; dependência administrativa da escola; nível de proficiência médio da escola na última Prova Brasil. Amostra

3 Resultados de Leitura

4 Médias de pontos na escala SAEB de Leitura (Brasil e Regiões) MédiaErro Padrão Brasil185,802,07 MédiaErro Padrão Norte172,785,35 Nordeste167,374,29 Sudeste193,573,12 Sul197,935,70 Centro-Oeste196,573,60 30 pontos ± 14

5 MédiaErro Padrão Estadual177,473,03 Municipal174,452,39 Privada216,713,48 Médias de pontos na escala SAEB de Leitura (Dependência e Rede) MédiaErro Padrão Pública175,761,89 Privada216,713,48 41 pontos ± 8

6 Média Erro Padrão Norte – Pública166,665,59 Norte – Privada210,568,32 Nordeste – Pública159,744,09 Nordeste – Privada191,089,72 Sudeste – Pública181,952,93 Sudeste – Privada224,225,19 Sul – Pública186,843,24 Sul – Privada228,3511,29 Centro-Oeste – Pública186,582,94 Centro-Oeste – Privada226,226,66 Médias de pontos na escala SAEB de Leitura (Regiões e Rede) 62 pontos ± 25

7 Interpretação do Ponto 175 da escala SAEB de Leitura Neste ponto da escala, além das habilidades descritas nos pontos anteriores, a partir da leitura de textos (lendas, conto, fábula, desenho, história em quadrinhos), os alunos: identificam o tema com base na compreensão global do texto; localizam informação explícita em texto com vários personagens; identificam os diferentes personagens; estabelecem relações de causa/conseqüência entre as informações contidas no enredo; identificam características de personagens.

8 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Leitura >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Total (em %)98,7593,7785,7973,4156,0838,9224,7514,638,60 Erro Padrão0,330,791,191,571,701,661,451,010,77

9 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Leitura (Regiões) >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Norte99,0291, ,8543,5925,8617,4810,364,78 E.P.0,632,794,144,334,093,492,361,841,23 Nordeste97,6290,2976,5160,8042,5027,3413,217,753,69 E.P.1,002,053,083,643,502,942,072,031,29 Sudeste98,9294,5888,8677,2462,8445,6930,6917,4910,74 E.P.0,551,161,552,482,712,692,661,631,28 Sul98,9296,6793,2983,6064,6047,2830,2418,6811,45 E.P.0,470,981,362,604,465,974,274,052,50 Centro- Oeste99,6296,8091,7382,7664,0644,5128,6918,4411,80 E.P.0,230,841,662,213,133,002,712,182,28 22 p.p. ± 11

10 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Leitura (Rede) >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Pública98,5992,2182,0567,8448,6530,5418,3910,045,63 E.P.0,390,981,411,741,701,421,120,810,62 Privada99,2698,5797,3090,5778,9664,7444,3228,7517,71 E.P.0,610,770,942,663,023,203,402,331,85 30 p.p. ± 7

11 Resultados de Matemática

12 Médias de pontos na escala SAEB de Matemática (Brasil e Regiões) MédiaErro Padrão Brasil 171,072,54 MédiaErro Padrão Norte 152,623,61 Nordeste 158,194,50 Sudeste 179,064,72 Sul 185,646,42 Centro-Oeste 176,533,30 33 pontos ± 15

13 MédiaErro Padrão Estadual 156,452,21 Municipal 159,212,05 Privada 211,204,78 Médias de pontos na escala SAEB de Matemática (Dependência e Rede) MédiaErro Padrão Pública 158,001,51 Privada 211,204,78 53 pontos ± 10

14 MédiaErro Padrão Norte – Pública145,432,87 Norte – Privada196,7012,91 Nordeste – Pública148,913,64 Nordeste – Privada186,9211,33 Sudeste – Pública161,962,55 Sudeste – Privada224,246,56 Sul – Pública171,332,97 Sul – Privada224,879,35 Centro-Oeste – Pública167,153,23 Centro-Oeste – Privada204,224,03 Médias de pontos na escala SAEB de Matemática (Regiões e Rede) 79 pontos ± 20

15 Interpretação do ponto 175 na escala SAEB de Matemática Neste ponto da escala, os alunos, além das habilidades descritas nos pontos anteriores: efetuam adição de números naturais com diferentes quantidades de algarismos, com e sem recurso; efetuam subtração de números naturais com e sem recurso; resolvem situações que envolvem a idéia de troca de notas e/ou moedas do sistema monetário brasileiro, unidades de medida padronizadas (litro e meio litro); identificam o número de lados de um polígono; determinam o número que estende uma sequência numérica em que cada termo é igual ao anterior acrescido de 3 unidades e cada termo é um múltiplo de 3; leem horas em relógios digitais relacionando, por exemplo, 20 horas com 8 horas da noite.

16 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Matemática >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Total (em %)98,9492,7880,4663,0942,8326,9614,748,923,94 Erro Padrão0,280,841,451,591,811,971,651,421,04

17 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Matemática (Regiões) >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Norte98,5388,1168,3349,7928,3115,997,363,241,02 E.P.0,672,513,213,922,722,322,161,570,42 Nordeste99,3489,8973,5752,0532,3818,457,604,372,33 E.P.0,331,983,903,233,063,312,231,851,35 Sudeste98,6394,6284,4368,4247,9532,2219,3312,825,84 E.P.0,581,292,222,543,213,793,262,872,23 Sul99,3696,8188,2073,9955,6538,1723,2410,615,74 E.P.0,360,762,163,575,116,114,063,962,35 Centro- Oeste99,3993,9486,5570,8050,3128,4514,248,882,53 E.P.0,411,712,043,164,432,121,631,310,70 27 p.p. ± 12

18 Distribuição nos níveis em % na escala SAEB de Matemática (Rede) >=75>=100>=125>=150>=175>=200>=225>=250>=275 Pública98,6490,6875,5055,0932,5817,037,123,490,98 E.P.0,371,051,661,491,321,010,640,530,20 Privada99,8799,2595,6987,6774,3057,4438,1725,5913,02 E.P.0,140,341,151,722,954,103,963,913,52 42 p.p. ± 7

19 Resultados de Escrita

20 Interpretação da escala de Escrita no ponto 75 As redações foram avaliadas em relação a três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação). Um aluno que atinge os 75 pontos apresenta bom desempenho para as três competências, ou ao menos desempenho razoável para uma delas e bom ou muito bom nas demais. Isto significa que estes alunos são capazes de desenvolver bem o tema e os elementos organizacionais do gênero solicitado, organizar bem as partes do texto, demonstrando bom domínio dos recursos coesivos, e apresentam bom domínio no registro escrito, referente à norma gramatical, com pontuais desvios.

21 Médias de pontos na escala de Escrita (Brasil e Regiões) O nível esperado em escrita para as crianças que concluíram com êxito o 3º ano do Ensino Fundamental é, em uma escala de 0 a 100, é de 75 pontos. MédiaErro Padrão Brasil68,11,5 MédiaErro Padrão Norte58,93,3 Nordeste50,23,4 Sudeste77,22,0 Sul74,52,1 Centro-Oeste73,91,9 27 pontos ± 8

22 Médias de pontos na escala de Escrita (Total e Rede) MédiaErro Padrão Total68,11,5 Pública62,31,5 Privada86,21,9 24 pontos ± 5

23 Médias de pontos na escala de Escrita (Regiões e Rede) MédiaErro Padrão Norte – Pública55,43,6 Norte – Privada80,14,6 Nordeste – Pública44,53,6 Nordeste – Privada67,75,6 Sudeste – Pública69,91,9 Sudeste – Privada96,71,1 Sul – Pública69,81,7 Sul – Privada87,52,9 Centro-Oeste – Pública71,12,2 Centro-Oeste – Privada82,53,0 52 pontos ± 8

24 >=50>=62,5>=75=100 Total (em %)79,663,153,428,2 Erro Padrão1,61,92,12,0 Distribuição nos níveis (%) da escala de Escrita

25 Distribuição nos níveis em % da escala de Escrita (Regiões) >=50>=62,5>=75 =100 Norte70,945,739,815,0 E.P.4,04,44,12,5 Nordeste62,040,030,111,7 E.P.4,54,14,01,9 Sudeste86,375,965,841,0 E.P.1,72,53,63,9 Sul87,272,661,129,8 E.P.1,83,73,63,0 Centro-Oeste90,671,660,627,8 E.P.1,93,23,42,5 35 p.p. ± 11

26 Distribuição nos níveis em % da escala de Escrita (Rede) >=50>=62,5>=75 =100 Pública74,555,343,920,5 E.P.1,8 2,01,5 Privada95,287,082,452,0 E.P.1,42,53,04,7 38 p.p. ± 7

27 O direito à Educação é o mesmo para todas as crianças e as diferenças de desempenho encontradas, mesmo considerando o nível sócio-econômico, ou melhor, sobretudo considerando o sócio-econômico, deveriam ser muito menores. Quanto maiores as dificuldades sociais de uma região, maiores deveriam ser os investimentos financeiros e técnicos, pois esses dados mostram o quanto é imperativo que tomemos providências urgentes para superar as diferenças de desempenho. Todas as crianças nessa etapa de ensino deveriam estar plenamente alfabetizadas e com as habilidades esperadas em Matemática. Sem a garantia desse direito, dificilmente teremos condições de universalizar a aprendizagem nas demais séries da Educação Básica. Considerações finais


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