A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Serra nº1, 10º A. Catastrofismo – As alterações que ocorreram na Terra são consequências dos fenómenos súbitos causados pelas catástrofes, teoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Serra nº1, 10º A. Catastrofismo – As alterações que ocorreram na Terra são consequências dos fenómenos súbitos causados pelas catástrofes, teoria."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Serra nº1, 10º A

2 Catastrofismo – As alterações que ocorreram na Terra são consequências dos fenómenos súbitos causados pelas catástrofes, teoria que era apoiada pela Igreja pois esta acreditava que as catástrofes eram manifestações da intervenção divina. Esta teoria era defendida por Georges Cuvier. Georges Cuvier

3 Uniformitarismo – Os acontecimentos do passado são resultados das forças da Natureza e são idênticas às que se observam actualmente pois ocorrem com a mesma energia e magnitude (Princípio do Actualismo Geológico). Os acontecimentos geológicos são resultado de processos que ocorrem de forma lenta e gradual na Natureza (Princípio do Gradualismo). James Hutton concluiu que: “O presente é a chave do passado”. Charles Lyell James Hutton Esta teoria era defendida por estes dois geólogos.

4 Teoria da Deriva Continental – Defesa da ideia de que os continentes estiveram todos unidos num só continente – Pangeia.

5 Teoria da Tectónica de Placas – Defende que a litosfera (crusta e parte superior do manto superior) se encontra fragmentada em diferentes porções ou placas. Mobilismo – A superfície terrestre está em constantes transformações e movimento por isso, a posição actual dos continentes é diferente da posição que ocupavam no passado e será diferente da que ocuparão no futuro.

6 Em resultado do comportamento das placas tectónicas é possível definir limites ou fronteiras para estas, existindo as seguintes: Limites Construtivos Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas se afastem uma da outra, o que faz com que, haja formação de nova litosfera. Limites Construtivos Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas se afastem uma da outra, o que faz com que, haja formação de nova litosfera. Limites Destrutivos Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas se aproximem uma da outra, o que faz com que, haja destruição da litosfera. Limites Destrutivos Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas se aproximem uma da outra, o que faz com que, haja destruição da litosfera. Limites Transformantes Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas deslizem lateralmente uma em relação à outra, o que faz com que, não haja formação nem destruição de litosfera.. Limites Transformantes Limites onde o sentido do movimento entre duas placas litosféricas faz com que elas deslizem lateralmente uma em relação à outra, o que faz com que, não haja formação nem destruição de litosfera.. Placas com Movimento Divergente Placas com Movimento Convergente Placas com Movimento Transformante

7 (Todas as imagens foram retiradas daqui) Geologia 10 Dias, A. Guerner & Guimarães, Paula & Rocha, Paulo; Areal Editores


Carregar ppt "Ana Serra nº1, 10º A. Catastrofismo – As alterações que ocorreram na Terra são consequências dos fenómenos súbitos causados pelas catástrofes, teoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google