A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serra Da Freita. Índice:  Cascata Da Mizarela; Cascata Da Mizarela  Pedras Parideiras; Pedras Parideiras  Mosteiro de Arouca; Mosteiro de Arouca 

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serra Da Freita. Índice:  Cascata Da Mizarela; Cascata Da Mizarela  Pedras Parideiras; Pedras Parideiras  Mosteiro de Arouca; Mosteiro de Arouca "— Transcrição da apresentação:

1 Serra Da Freita

2 Índice:  Cascata Da Mizarela; Cascata Da Mizarela  Pedras Parideiras; Pedras Parideiras  Mosteiro de Arouca; Mosteiro de Arouca  Mina de volfrâmio de Regoufe; Mina de volfrâmio de Regoufe  Trilobites de Canelas; Trilobites de Canelas  Aldeias típicas e topografia característica:  Felgueira; Felgueira  Lomba; Lomba  Trebilhadouro; Trebilhadouro  Povoamento/despovoamento das aldeias típicas.

3 Tu sei qui Qui si va

4 Cascata da Mizarela  Esta cascata localiza-se num contacto entre rochas graníticas e xistentas do planalto da Serra da Freita, a uma altitude de cerca de 900 metros, é alimentada pelas águas do rio Caima e apresenta uma altura que ronda os 90 metros, sendo desta forma uma das mais altas da Europa. Esta cascata localiza-se numa paisagem serena rodeada por uma atmosfera campestre e bucólica onde a natureza se encontra num estado puro.

5 Pedras Parideiras  É a designação popular para um fenómeno geológico raríssimo, que em Portugal só ocorre nas proximidades da Cascata da Mizarela (na Serra da Freita), junto a uma pequena aldeia chamada Castanheira, que pertence à freguesia de Albergaria da Serra, concelho de Arouca. No resto da Europa, este fenómeno só acontece na Rússia.

6 Mosteiro de Arouca  No ano de 1210 o Mosteiro de Arouca é deixado a D. Mafalda, por seu pai, D. Sancho I, Rei de Portugal. Embora no princípio a regra adoptada no Mosteiro tenha sido a da Ordem de S. Bento, no início do séc. XII viria a ser adoptada a de Cister, que se manteria até aos finais do séc. XIX.  Nos sécs. XV e XVI foram realizadas diversas obras de reconstrução e ampliação do Mosteiro, datando o imponente edifício, tal como vemos hoje, dos sécs. XVII e XVIII.

7 Mina de Volfrâmio  A mina de Regoufe foi concedida para exploração em 9 de Setembro de 1915, tendo sido extinta por decreto lei em Foi explorada, no seu período áureo, pela Companhia Portuguesa de Minas, que na realidade pertencia a ingleses. Era composta por mais de uma dezena de filões de quartzo com uma mineralização de volframite, cassiterite, arsenopirite e, acessoriamente, pirite, blenda, apatite e berilo.  Ocupava vários pisos; actualmente podem observar-se mais de uma dezena de entradas de galerias. Entre 1935 e 1951 foram extraídos toneladas de minério de volfrâmio e estanho das minas na região de Regoufe.

8 Galeria de imagens Volframite Cassiterite Arsenopirite Blenda ApatiteBerilo

9 Trilobites de Canelas  Uma das famosas trilobites de Canelas, conhecidas mundialmente pelas dimensões que atingem, vai ser oferecida ao Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

10 Aldeias Típicas  A aldeia da Felgueira, localizada na freguesia de Arões, encaixa entre a beleza verde da Serra da Freita e as águas límpidas e azuis do Rio Cabril.  Por lá pode-se passear por caminhos de pedras gastas e percursos antigos, onde casas rústicas contam a história de uma vida intensamente rural. Felgueira

11

12 (…)  Também na freguesia de Arões, na direcção dos lugares de Salgueira, Mouta Velha e Cabril, podemos encontrar a aldeia de Lomba.  Esta é uma aldeia típica em socalcos, situada aproximadamente a 10 km do centro da freguesia, com características celtas e casas em xisto envoltas numa paisagem bela e imponente.  Aqui ainda se produz o azeite à medida das necessidades, nos lagares de madeira. Lomba

13

14 (…)  Na freguesia de Rôge localiza-se a aldeia de Trebilhadouro, desabitada há cerca de 15 anos.  Encaixada nos socalcos da Serra da Freita, a aldeia de Trebilhadouro torna- se apetecível pelas suas casas antigas em pedra, pelos seus arruamentos desenhados entre esquinas e campos de cultivo, espigueiros e celeiros.  Rodeada pela serra do Trebilhadouro e o Alto do Galinheiro, é zona de microclima, pois é abrigada dos ventos que sopram do Norte. Do alto destes montes avistam-se o mar e a ria de Aveiro, bem como outras cidades do Litoral, todo o Vale de Cambra e a Serra da Freita. É também aqui que nasce um ribeiro que desagua no rio Caima, cujas águas servem para regar os campos das aldeias vizinhas. Trebilhadouro

15

16 Glossário  socalco s. m.  Porção mais ou menos plana de terreno numa encosta, sustida por parede.

17 Autores  Trabalho realizado por:  Bruno Soares nº2 8ºB  Diana Gomes nº3 8ºB  Eduardo Câncio nº5 8ºB


Carregar ppt "Serra Da Freita. Índice:  Cascata Da Mizarela; Cascata Da Mizarela  Pedras Parideiras; Pedras Parideiras  Mosteiro de Arouca; Mosteiro de Arouca "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google