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Introdução à Informática

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Apresentação em tema: "Introdução à Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Introdução à Informática Prof. Tales Kunz Cabral 1° Módulo

2 Objetivo Apresentar os conceitos básicos sobre informática: hardware, software, sistema operacional, aplicativos, e internet.

3 Conceitos Básicos Informática
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos Informática “Ciência que visa o tratamento da informação através do uso de equipamentos e procedimentos específicos”

4 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Informação 1. Ato ou efeito de informar 2. Dados acerca de alguém ou de algo 3. Conhecimento, participação 4. Comunicação da notícia Dado “Elemento ou quantidade conhecida, que serve de base para a resolução de um problema”

5 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Dado Origem? Latim  “datum” (fato). Dados, portanto, são fatos. Os dados são representados por símbolos, mas não são informação senão em sentido limitado. Dados quantitativos: (mensuráveis) podem ser tratados automaticamente. Exemplo: um peso, uma altura, uma quantidade; Dados qualitativos: (preciosos) mais difíceis de tratar; por exemplo, uma opinião ou uma idéia. Exemplo: frio, calor, alto, baixo.

6 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Informação Suporte dos conhecimentos humanos e da comunicação nos domínios técnico, econômico e social; Resultado da estruturação de dados num determinado contexto e com determina da finalidade. “Informação é um conjunto de dados dispostos segundo determinada ordem e forma, útil para as pessoas a quem se dirige”.

7 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Nome Idade Telefone Francisco 18 234765 Sebastião 19 467823 Inês 17

8 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Suportes de informação (Armazenamento) Tradicionais: papel, fitas, microfilmes, entre outros. + recentes e atuais: suportes magnéticos (disquetes, winchester), mídias CD e DVD. Algum a mais?

9 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Distribuição de informação Tradicionais: Livros, revistas, televisão, rádio. + recentes e actuais: Internet futuro próximo: Auto-estradas de informação (evolução da internet) - visão futurística Algum a mais?

10 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. Qualidade da informação precisa: correta, verdadeira; oportuna: disponível no local e momento necessário; concisa : de fácil manipulação; completa : assegurada a presença dos diversos componentes que a constituem. “A maior das marchas inicia-se com o primeiro passo” (Mao Tse-Tung)

11 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. INFORMÁTICA INFORmação + autoMÁTICA Presente em vários segmentos da sociedade Negócios (Bancos, empresas) Educação (Salas de aula, biblioteca) Medicina (Diagnósticos de pacientes) E muitos outros (Engenharia, música, etc...) Cite outro... História

12 Conceitos Básicos - Cont.
Introdução ao Processamento de Dados – Conceitos Básicos Conceitos Básicos - Cont. INFORMÁTICA Quais as funções da informática ao lidar com a informação? Processar: Manipular dados; Armazenar: Garantir permanência e futura recuperação dos dados Comunicar: Apresentar a informação resultante do processamento dos dados Cite outra... Utiliza como agente auxiliar o computador.

13 (Idéia de John Von Newman)
Computador Computador A palavra computador: Origem? Latim  computare (contar, calcular ou avaliar). Um computador pode-se definir como um conjunto de componentes eletrônicos que permite a transformação dos dados de entrada em informação de saída e cuja transformação é controlada através de intervenção humana. (Idéia de John Von Newman)

14 Computador Características dos computadores sistema eletrônico;
preciso; armazena e processa grandes volumes de dados; possui elevada velocidade de processamento.

15 Computador Vantagens dos computadores é rápido, preciso e confiável;
resolve eficazmente tarefas rotineiras; pode trabalhar 24 horas/dia; não se cansa ou perde concentração; possui grande capacidade de armazenamento.

16 Componentes de um Computador
Composto basicamente de duas partes: Hardware Software Hardware: componentes físicos; tudo o que é palpável. Software: programas, instruções e tarefas executadas; tudo que é intangível no computador.

17 Componentes de um Computador
Podem existir alguns derivados: Peopleware: Pessoas ligadas à área de informática; Firmware: União entre hardware e software. Malware1: Tipo de vírus de computador. ... entre outros ...

18 Hardware A todos os elementos físicos que constituem um sistema de
computador dá-se o nome de Hardware . Entre eles: CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) Dispositivos (ou Periféricos) de Entrada Dispositivos (ou Periféricos) de Saída Dispositivos de armazenamento

19 CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento)
Hardware CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) Responsável pelo gerenciamento de todas as funções do computador, ou seja, pelo processamento. Para executar o processamento usam-se dois componentes: processador e memória.

20 Processador e Memória Processador: Memória Principal:
Hardware Processador e Memória Processador: conhecido como “o cérebro” do computador; interpreta e executa as instruções. Memória Principal: utilizada/acionada pela CPU; guarda as informações; RAM – Random Access Memory.

21 Dispositivos de Entrada e Saída
Hardware Dispositivos de Entrada e Saída Também conhecidos como Input e Output; “A troca” Entrada: aceitam os dados do usuário; Saída: retornam os dados, já processados, para os usuários.

22 Exemplos de dispositivos de Entrada e de Saída
Hardware Exemplos de dispositivos de Entrada e de Saída Entrada: Teclado, mouse, scanners, microfones, mesas digitalizadoras Saída: Vídeo (ou monitor), impressora, caixas de som Mais algum dispositivo?

23 Exemplos de dispositivos de E/S
Hardware Exemplos de dispositivos de E/S Dispositivos de armazenamento também são chamados de dispositivos E/S (ou I/O). Armazenamento primário: memória RAM; Armazenamento secundário: disco rígido (HD, Winchester); Mais algum dispositivo?

24 Esquema de Funcionamento
Hardware Esquema de Funcionamento Entrada Processamento Saída - Teclado - Mouse - Scanner Arquitetura conhecida como... - CPU - Memória - Vídeo - Impressora

25 Software Software Apesar da grande quantidade de softwares existentes, podemos dividí-los em duas grandes categorias: Software básico; Software aplicativo.

26 Software Software Básico O software básico, caracterizado pelo sistema operacional, informa ao computador como utilizar e coordenar os componentes: torna o hardware apto a executar suas operações. São exemplos de sistema operacional: DOS, Unix, OS/2, MS-Windows 95.

27 Software Software Aplicativo São programas que servem as pessoas. Dentre a imensidão de aplicativos existentes podemos destacar: Aplicações Comercias (Editores de texto e imagem, planilhas, apresentações) Utilitários (calculadora, bloco de notas) Aplicações Pessoais (Específicos - simuladores, de programação) Entretenimento (Jogos e Passatempo) Antivírus.

28 Exercícios Qual a diferença entre dados e informações?
Exercícios sobre o conteúdo anterior Exercícios Responda: Qual a diferença entre dados e informações? Quais as duas partes a que se divide o computador? O que você entendeu por “Processamento de Dados”? Cite um exemplo de processamento de dados que você realiza freqüentemente. Qual a importância da relação entre hardware e software? Cite 1 (uma) característica dos computadores vista nas apresentações e 1 (uma) característica que não tenha sido vista. Cite 2 (duas) vantagens dos computadores (uma vista na apresentação e outra não vista). Cite os 3 dispositivos que compõem o funcionamento do processamento de dados. Diga um exemplo ligado a cada um destes dispositivos. Quais as grandes categorias a que se enquadram os Softwares?

29 Peopleware São as pessoas ligadas à área de informática. Compreende:
Usuários Analistas Programadores Auditores Técnicos e muitos outros (vide próximos slides).

30 Peopleware Peopleware O área da informática tem se desenvolvido enormemente, quase, como a quantidade de programas e equipamentos existentes no mercado, isto é, as profissões ligadas à área de informática hoje em dia são inúmeras e estão aumentando cada vez mais... No início da era da computação as profissões eram basicamente 4: analista, programador, operador e digitador. Hoje...

31 Peopleware Peopleware Algumas das profissões que despontam no mercado, hoje em dia: Digitador: pessoa treinada em digitação de dados, num determinado sistema, com rapidez em datilografia. Operador de Microcomputador, de Computador ou de Terminal: pessoa treinada para operar determinado equipamento de processamento de dados. Formação: 1º Grau. Programador: pessoa habilitada em programação com uma ou mais linguagens de programação. Formação: Superior ou Técnico. Analista de Sistemas: pessoa com habilitação em Análise e Programação de Computadores. Dever ter formação superior ou ser especialista em uma determinada atividade da empresa. Gerente de CPD: pessoa escolhida pela diretoria da Empresa, com longa experiência em Análise de Sistemas e conhecedor das atividades principais da empresa. Deve ter aptidão para a liderança e ser profundo conhecedor dos equipamentos e das atividades do CPD - Centro de Processamento de Dados (hoje em dia poucas empresas possuem um CPD).

32 Peopleware Peopleware Técnico de Hardware: pessoa capacitada em eletrônica que monta e conserta computadores. Consultor: presta assessoria em tendências e soluções na área de informática. Engenheiro de Software3: conhece amplamente as linguagens de programação de baixo nível (código de máquina) e cria softwares aplicativos de controle e genéricos. Especialista em Sistema de Informação: pessoa capaz de adquirir, organizar, desenvolver e gerenciar serviços, sistemas e recursos da tecnologia de informação para uso em processos organizacionais. Web Designer: profissional responsável por desenvolver toda a parte de comunicação visual do site (design). Geralmente esse profissional tem formação em Publicidade, Desenho Industrial ou Artes Pláticas.. Web Master: cuida da manutenção de sites na internet (trabalha no provedor de acesso à internet). Cria contas de na empresa. Geralmente coordena as funções do WebDesigner.

33 Peopleware Peopleware Programador Web: cria programas para uso na internet, mas deve ter um conhecimento a fundo das linguagens de programação para a web e também a utilização de objetos distribuídos, para compor uma tecnologia que suporte o crescente aumento de usuários do site. Traz interação para dentro de um site e conhece algum banco de dados para servir como repositório de informações. CIO - Chief Information Officer e outros...: nada mais é do que diretor da Web, ou executivo de e-business. Necessita entender como funciona cada tecnologia atual e como transformá-la em diferencial estratégico de negócios. Não precisa ser especialista em nada, mas tem que entender de marketing e planejamento estratégico. Normalmente, conhece a fundo a tecnologia empregada nos processos do negócio. Executivo de Comércio Eletrônico: pessoa com tino comercial, conhecimento de tecnologias de internet e de sistemas de ERP, supply chain, CRM e logística.

34 Peopleware Peopleware Expert em Segurança de Sites: também conhecido como Web Security (são hacker’s do bem), deve planejar e implantar a política de segurança que será adotada pela empresa para manter seu site longe de hacker’s e cracker’s. Precisa entender de várias tecnologias, como os programas de firewall e de criptografia, protocolos de rede, roteadores, switches e programas usados para entrar à força nos sites. DBA - Administrador de Banco de Dados para a Web: pessoa especista em banco de dados voltados para a Web, seja para o e-commerce (comércio eletrônico), como para os portais e sites de busca. Precisa conhecer as novas linguagens tanto do lado do servidor (computador que mantém e compartilha as informações), quanto do lado do cliente (aquele que deseja acessá-las).

35 Peopleware Peopleware Especialista em Conectividade (Administrador de Rede): pessoa que presta serviços em redes corporativas. Deve verificar sistemas que possam ser programados para mudar de rota ao aparecer um defeito na rede. Normalmente em empresas de grande porte. Arquiteto de Interface para Internet Móvel: cria interfaces para web móvel, ou seja, internet para celulares e palms. Há a necessidade de conhecer a fundo o hardware (no caso, os palms e celulares) e as linguagens de programação para esse equipamento, além de estar sempre por dentro das novas tecnologias. Especialista em Recuperação de Desastres: pessoa capaz de colocar tudo de volta no ar, o mais rápido possível, após um ataque de vírus ou de cracker’s a um site (Ex.: DataRecover).

36 Peopleware Peopleware Caçador de Piratas e Fraudadores: pessoa capaz de encontrar fraudadores e “sites piratas”. As carreiras mais comuns na área de Tecnologia da Informação são: (mar/2011) Algumas outras carreiras com sua descrição encontram-se em: (mar/2011)

37 Firmware Firmware Compreende todo o componente eletrônico que já vem previamente programado. Ex.: Memória ROM – também conhecida como BIOS - (configuração inicial do computador).

38 Funcionamento Interno
O sistema binário (utiliza somente dois símbolos - 1 e 0) é o modo de codificação utilizado no funcionamen- to interno do computador, devido à sua simplicidade e facilidade pode ser representado pela passagem ou não de eletricidade (situação equivalente à de um interruptor).

39 Funcionamento Interno
À unidade mínima de informação em informática dá-se o nome de BIT - Abreviatura de “BInary digiT”. “Mas o que é um bit? Um bit não tem cor, tamanho nem peso e pode viajar à velocidade da luz. É o menor elemento atômico da informação. É um estado: ligado ou desligado, verdadeiro ou falso, para cima ou para baixo, dentro ou fora, preto ou branco. Para efeitos práticos considera-se que um bit é um 1 ou um 0.“

40 Funcionamento Interno
Como o funcionamento dos computadores é binário, 1’s (uns) e 0’s (zeros) - inclusive para representar 256 caracteres - são frequentemente usados os seguintes múltiplos: 1 BIT equivale a sinal elétrico (não representa informações) 1 Byte equivale a BITs (1 caracter -> ) 1 KiloByte (Kb) equivale a bytes (1024 caracteres) 1 MegaByte (Mb) equivale a Kbytes (1024 x 1024 caracteres) 1GigaByte (Gb) equivale a Mbytes (10243 caracteres) 1TeraByte (Tb) equivale a Gbytes (10244 caracteres) Byte (B) 1 Byte = 8 bits Kilobyte (KB) 1 Kbyte = 1024 Bytes (210) Bytes. 1 024 Byte = 1024 x 8 = Bits Megabyte (MB) (220)Bytes Gigabyte (GB) (230) Byte Terabyte (TB) (240) Bytes Petabyte (PB) (250) Bytes Exabyte (EB) (260) Bytes Zettabyte (ZB) (270) Bytes Yottabyte (YB) (280) Bytes Texto adaptado de

41 FIM

42 Glossário 1. Informática - Neologismo criado por Philippe Dreyfus em 1962 com o objetivo de designar as disciplinas que permitem o tratamento automático de informação com a finalidade de garantir a sua preservação e comunicação. 2. Malware - O termo malware é proveniente do inglês malicious software; é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, trojan horses (cavalos de tróia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada. Voltar 3. Engenharia de Software –A Engenharia de Software visa à criação de produtos de software que atendam as necessidades de pessoas e instituições e, portanto, tenham valor econômico. Para isso, usa conhecimentos científicos, técnicos e gerenciais, tanto teóricos quanto empíricos. Ela atinge seus objetivos de produzir software com alta qualidade e produtividade quanto é praticada por profissionais treinados e bem informados, utilizando tecnologias adequadas, dentro de processos que tirem proveito tanto da criatividade quando da racionalização do trabalho. Voltar Voltar


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