A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Termos relacionados ao nome NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Termos relacionados ao nome NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL."— Transcrição da apresentação:

1

2 Termos relacionados ao nome NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL

3

4 ADJUNTO ADNOMINAL(aa) Determina, qualifica ou caracteriza o nome a que se refere. Pode se referir a qualquer termo da oração (sujeito, objeto...). Entre um adjunto adnominal e o nome a que ele se refere não pode haver nenhum outro termo que também não seja adjunto adnominal. Ex.: Aquele hotel de luxo serve, durante as refeições, pratos sofisticadíssimos.

5 Funcionam como adjunto adnominal : artigo Numeral Pronome adjetivo Locução adjetiva adjetivo

6 EXEMPLO: Aquela interessante obra de arte obteve um honroso segundo lugar. Aquela= pronome adjetivo interessante= adjetivo de arte = locução adjetiva um = artigo honroso= adjetivo segundo= numeral Os termos que se juntaram ao nomes obra e lugar são adjuntos adnominais.

7 PREDICATIVO ► A função do predicativo é expressar uma característica do sujeito, ou do objeto, daí termos dois tipos de predicativo: do sujeito e do objeto. 1.Predicativo do Sujeito (PS)– é o termo que exprime um atributo, um estado, um modo de ser do sujeito. O predicativo do sujeito prende-se a um verbo de ligação, que une o predicativo ao sujeito. Ex.: Os alunos do terceiro ano ficaram felicíssimos.

8 Uma maneira prática de se identificar o predicativo do sujeito é excluir o verbo de ligação e observar se na oração continua a existir uma unidade significativa: Ex.: Minha namorada está atrasada. => Minha namorada atrasada.

9 2-PREDICATIVO DO OBJETO(PO) é o termo da oração que nos informa alguma coisa do objeto. O predicativo do objeto pertence ao predicado verbo-nominal. Exemplo: Acho os teus direitos indiscutíveis.

10 0bservação: O predicativo do objeto direto pode vir regido de preposição (facultativa): Exemplos: Alguns chamam o rapaz (de) impostor. Muitos consideram o professor (como) um sábio.

11 1.A menina triste abandonou os brinquedos. 2. A menina abandonou triste os brinquedos.

12 Em 1, entende-se que a menina já era triste mesmo antes de abandonar os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica constante da menina, portanto é adjunto adnominal. Em 2, entende-se que a menina ficou triste no momento em que abandonou os brinquedos. Ou seja, triste é uma característica nova da menina, portanto é predicativo do sujeito.

13 PREDICATIVO OU ADJUNTO??? Substitua o termo do qual o substantivo for núcleo por um pronome substantivo: o substantivo e o adjunto adnominal, que compõem um mesmo termo serão substituídos. Ela o obteve. Aquela interessante obra de arte/ obteve um honroso segundo lugar. aa

14 O estudante / considerou o evento empolgante. Ele o considerou empolgante. aa Predicativo do objeto Agora...

15 Exercitando... Leia esta estrofe de Mário Quintana. Eu sou um homem fechado. O mundo me tornou egoísta e mau. E a minha poesia é um vício triste, Desesperado e solitário Que eu faço por abafar. a-Identifique na estrofe os verbos de ligação e seus respectivos predicativos do sujeito. b- Identifique agora um exemplo de predicativo do objeto.

16 COMPLEMENTO NOMINAL é um termo integrante da oração. É um termo que:  Completa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios com sentido incompleto;  Liga-se ao nome por preposição;  Quando completa o sentido de um substantivo, indica o alvo da ação nominal.

17 COMPLEMENTO NOMINAL Alguns nomes (substantivos e adjetivos) se comportam de maneira similar aos verbos transitivos, precisam de complementos, pois não possuem sentido completo. Observem: A comunidade aguarda a construção. (de quê?) Percebam que o sentido da frase fica incompleto sem um complemento. É o mesmo raciocínio dos verbos transitivos. ►

18 Vejam agora: Podemos perceber assim que o complemento integra o sentido do substantivo por isso recebe o nome de Complemento Nominal.

19 Outros exemplos...  Votou contrariamente ao povo.  Fiquei indiferente a sua desculpa.

20 Vejam mais alguns exemplos de nomes incompletos: NOME COMPLEMENTO NOMINAL Sede de viver Ávido pelo dinheiro Alheio aos estudos Prejudicado pelos irmãos Sorte no amor Atração pelo desconhecido

21 criação...

22 DIFERENÇA ENTRE OBJETO INDIRETO E COMPLEMENTO NOMINAL 1.Eu necessito de ajuda. 2.Eu tenho necessidade de ajuda. Em 1, de ajuda completa o sentido de um VTI, por isso é OI. Em 2, de ajuda completa o sentido de um substantivo, por isso é complemento nominal.

23 Adjunto adnominal x Complemento Nominal

24 É muito comum confundir adjunto adnominal com complemento nominal. Observem: I - A resposta do aluno foi satisfatória. II - A resposta ao aluno foi satisfatória. Qual a função sintática de “do aluno” em I e “ao aluno “ em II?

25  do aluno (loc. adj.) termo ativo = adjunto adnominal  ao aluno termo passivo / complemento nominal Adjunto Adnominal – pratica a ação. Complemento Nominal – recebe a ação. Resumindo...

26 Exercitando... 1.Fuvest- Sabe-se que o bom funcionamento do coração de uma pessoa está ligado às condições física, psicológicas e emocionais às quais ela está submetida em sua vida cotidiana. Considerando esse fato, leia as duas frases abaixo: A- O comerciante entrou preocupado no banco. B- O comerciante preocupado entrou no banco. Pergunta-se : qual dos dois comerciantes está mais sujeito a ter um ataque cardíaco? Justifique sua resposta.

27

28 APOSTO Aposto é o termo que, acrescentado a outro termo da oração, explica ou esclarece o sentido de um nome; aparece geralmente separado por vírgulas ou depois de dois pontos. Ex.: Manoel, português casado com minha prima, é um ótimo engenheiro. Veja que o trecho “português casado com minha prima ” está explicando quem é o sujeito da oração “Manoel”. Esse trecho é o aposto da oração.

29 O aposto pode ser: 1- explicativo: Alexandre, presidente do clube, fez a premiação. 2- enumerativo: Tocaram duas músicas: um samba e um forró. 3- recapitulativo (resumidor): Os atabaques, os tamborins, as cuícas, tudo ficou lá. 4- comparativo: “A inflação, monstro devorador dos salários, é sempre uma ameaça...” 5- especificativo (esse tipo não se separa por pontuação do nome a que se refere): A escritora Lygia Fagundes Telles lançou mais um conto.

30 Vocativo é a palavra, termo, expressão utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do próprio nome, de um substantivo, adjetivo (característica) ou apelido. Caros alunos, a aula vai começar! Ouçam o que eu digo, alunos, estudem!

31 É MUITO COMUM AS PESSOAS USAREM O VOCATIVO SEM VÍRUGLA. FIQUEM ATENTOS!

32 Atividades apostila págs.262e Em relação ao trecho que antecede, o seguinte fragmento do poema tem função apositiva. a.“esses filhos do momento” b.“mais duradouro o pergaminho” c.“arte longa em vida breve”. d.“a tinta do jornal”. e.“azul, a tua promissória”.

33 2-Assinale a alternativa em que as palavras em destaque funcionam como aposto explicativo, acrescentando informações sobre a sequência anterior. a.É a mais pura verdade, pode acreditar. b....seduzido e embriagado por uma loira daquelas. c....escrita no espelho com batom vermelho. d.Seu rim fora retirado. Uma variável dessa história. e.... É a do menino – “filho da vizinha de um primo”

34

35


Carregar ppt "Termos relacionados ao nome NOME PREDICATIVO COMPLEMENTO NOMINAL APOSTO ADJUNTO ADNOMINAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google