A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francisco Gerlandio de Sena 2009. Histórico  LPEM criado em 2005 - projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francisco Gerlandio de Sena 2009. Histórico  LPEM criado em 2005 - projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico."— Transcrição da apresentação:

1 Francisco Gerlandio de Sena 2009

2 Histórico  LPEM criado em projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP.  Coordenado pelo Prof. Carlos André Dias Bezerra.  GERA - Grupo de Estudos em Robótica e Automação. Este grupo é formado por alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFC e está cadastrado no CNPq.

3 Objetivos  Realizar pesquisas e dar apoio ao ensino das disciplinas de Automação, Robótica e Mecatrônica na UFC.  Propiciar a infra-estrutura de equipamentos para dar continuidade à linha de pesquisa em desenvolvimento de robôs e dispositivos mecatrônicos.

4 Objetivos  Dar apoio técnico ao desenvolvimento de Kits Educacionais de Mecatrônica  Compartilhar o LPEM com os alunos e professores de instituições públicas de ensino no Estado do Ceará.  Disponibilizar, gratuitamente, todo o processo de concepção e implantação de um laboratório de protótipos mecatrônicos educacionais, tanto para escolas estaduais de ensino médio, como para instituições públicas de ensino e pesquisa.

5 Objetivos  Treinar alunos dos cursos de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica através de aulas práticas nas áreas da Mecatrônica.

6 Objetivos  Desenvolver softwares para controle de motores de passo através da porta paralela do microcomputador usando Software Livre - IHL (Interface de Hardware Livre).

7 Objetivos  Divulgar o Software Livre para uso no ensino de ciências básicas

8 Pessoal  Professor Carlos André Dias Bezerra  Francisco Gerlandio de Sena - 4º ano de Engenharia Mecânica  Luís Ângelo dos Santos Junior - 4º ano de Engenharia Mecânica  Phelipe Wesley de Oliveira - 1º ano de Engenharia Mecânica

9 Apoio  Marcus Vinícios - Doutorando em Engenharia de Teleinformática  Erilson de Sousa - Mestre em Engenharia Mecânica  Álvaro Cesar Tómas de Sá - 4º ano de Engenharia Mecânica  Rafael Cordeiro - 3º ano de Engenharia Mecânica  Paulo Roberto - 1º ano de Engenharia Mecânica

10 Áreas de pesquisa  Construção mecânica.  Construção eletrônica.  Modelagem matemática.  Simulação computacional.  Software livre.

11 Treinamento  Minicursos 1. Matlab 2. Proteus 3. Microcontrolador  Estudo dirigido 1. Eletrônica Analógica 2. Eletrônica Digital 3. Sensores

12 Projetos  Projetos de Pesquisa.  Projeto de Extensão.  Monografias.  Auxilio no desenvolvimento de protótipos mecatrônicos.  Competições.  Olimpíada de robótica livre.

13 Projetos Concluídos  Projetos de Pesquisa 1. Construção do Manipulador Serial com 3 gdl 2. Interface em Java para Controle de Robô Manipulador com 2 gdl 3. Máquina de corte de isopor 4. Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Rastreamento do sol para Concentradores Parabólicos (Projeto de Mestrado)  Monografias 1. Interface em java para controle de robô manipulador 2. Desenvolvimento do conta – giros do Baja.

14 Construção do Manipulador Serial com 3 gdl - PARcSOM

15 Interface em Java para Controle de Robô Manipulador com 2gdl

16 Máquina de corte de isopor

17 Controle de Rastreamento do sol para Concentradores Parabólicos

18 Projetos em Andamentos 1. Modelagem de um perna com 3gdl. 2. Controle de Acesso. 3. Desenvolvimento de um Robô Autônomo. 4. Implementação de visão artificial em Robô Autônomo. 5. Modelagem de uma estrutura cartesiana totalmente paralela. 6. Robô Bípede com Inteligência Artificial.

19 Projetos em Andamentos  Projetos de Pesquisa 1. Modelagem de uma estrutura cartesiana totalmente paralela – ECTP. 2. Identificação de uma trajetória qualquer utilizando um webcam para ser embarcado no Robô Autônomo.

20 Projetos em Andamentos  Monografias 1. Construção do robô bípede 2. Modelagem do robô bípede 3. Construção da ECTP

21 Modelagem de um perna com 3dl  Objetivos 1. Fazer a modelagem da cinemática. 2. Conseguir obter a trajetória ótima para o chute.

22 Controle Acesso  Objetivos 1. Desenvolvimento do programa do controle de acesso. 2. Construção e implementação no LPEM.

23 Desenvolvimento de um Robô Autônomo  Objetivos 1. Desenvolvimento de programa para microcontrolador. 2. Construção do protótipo motorizado. 3. Implementação no LPEM.

24 Implementação de visão artificial no Robô Autônomo

25 Modelagem de uma estrutura cartesiana totalmente paralela  Objetivos 1. Modelagem matemática da estrutura paralela

26 Robô Bípede com Inteligência Artificial  Unicamp/UFC

27 Projeto de Extensão  Mecatrônica Livre.  Consistem em ensinar os princípios da mecatrônica para alunos de escolas públicas no LPEM.

28 Auxilio no desenvolvimento de protótipos mecatrônicos  Feira de Ciências.  Parceria com alunos da Eng. Elétrica para construção de um robô inseto.  Ajuda a aluno da Eng. Metalúrgica para desenvolvimento do projeto de um sensor de estacionamento.  Olimpíadas de Robótica.

29 Atividades  Cinematrônico  Seminário  Limpeza e Organização do LPEM  Biblioteca com livros em pdf  Apresentação sobre Segurança

30 Projetos Disponíveis  Construir uma nova estrutura mecânica para o PARcSOM – Protótipo Antropomórfico Robótico com Servomotores Operado Manualmente.  Modelagem Cinemática do PARcSOM.  Construção dos kits educacionais.  Construir uma nova estrutura mecânica para o manipulador de 2gdl.  Utilização do software livre para controle de um webcam.  Construção de um Robô Beam.  Construção de CNC.

31 Quais as vantagens de participar do LPEM  Adquirir conhecimento nas áreas da computação, eletrônica e mecatrônica.  Estar envolvido em projetos de pesquisa.  Aumenta sua criatividade e sua capacidade de solucionar problemas.  Poder utilizar as instalações do LPEM para realizar trabalhos de disciplinas.  Local de estudo avançados.  Utilizar os livros do LPEM.  Atividades complementares.

32

33 O que é necessário para participar do LPEM  Ter vontade de trabalhar.  Ter vontade de aprender.  Mandar o currículo para o do grupo e explicar porque que participar do LPEM

34 Obrigado.


Carregar ppt "Francisco Gerlandio de Sena 2009. Histórico  LPEM criado em 2005 - projeto de pesquisa n. 2010/03 da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google