A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAÇÕES: São elementos estruturais destinados a absorver e transmitir ao solo as cargas de uma estrutura, podem ser rasas ou diretas, indiretas ou profundas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAÇÕES: São elementos estruturais destinados a absorver e transmitir ao solo as cargas de uma estrutura, podem ser rasas ou diretas, indiretas ou profundas."— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAÇÕES: São elementos estruturais destinados a absorver e transmitir ao solo as cargas de uma estrutura, podem ser rasas ou diretas, indiretas ou profundas. 1-FUNDAÇÕES DIRETAS: A carga da estrutura e transmitida ao solo de suporte diretamente pela fundação. O dimensionamento da área necessária para o elemento de fundação deve satisfazer as seguintes condições: 1.O centro de gravidade da fundação deve coincidir com o centro de gravidade do elemento transmissor da carga. 2.Sendo F a carga a transmitir e p a pressão admissível do solo, a área necessária para apoio da carga será A = F/p 3.Adotar a solução mais econômica. 1a- SAPATA CORRIDA OU CONTÍNUA São elementos estruturais que suportam diretamente as cargas das paredes, normalmente aplicadas para paredes de blocos de concreto, o terreno tem que ter bom suporte a pequenas profundidades, menores que 1,00m, poderá ser feita recompactação do solo em camadas expandindo-se num ângulo de 45º.

2 SAPATA CORRIDA

3

4

5

6 FUNDAÇÕES: SAPATA CORRIDA OU CONTÍNUA -Aplica-se bem para solos arenosos, tem boa resistência de ponta. -Se o terreno for inclinado será necessário fazê-las em “escadas”, ficando sempre em nível. -As dimensões são definidas em função das cargas e da capacidade de suporte do solo. -Recomenda-se compactar sempre o fundo da vala que pode ser único ou em camadas, dependendo do solo. -Depois da compactação é necessário regularizar o fundo das valas. -É necessário impermeabilizar as sapatas evitando-se assim a acensão da umidade do solo. -Podem ser feitas do próprio solo, de pedras, de tijolos maciços, de concreto armado ou não. -As armadas são a opção quando a existência de terreno firme ultrapassa a profundidade de 1,00m, torna-se antieconômico em alvenaria pelo próprio peso, com a armadura pode-se aumentar o ângulo de distribuição das cargas pois a mesma resistirá a flexão.

7 SAPATA ISOLADA

8

9

10

11 FUNDAÇÕES: RADIER: Usadas quando o terreno é de baixa resistência e a espessura da camada do solo é relativamente profunda. Estando a camada resistente a uma profundidade que não permite a cravação de estacas, devido ao pequeno comprimento das mesmas, e por ser onerosa a remoção da camada fraca do solo, opta-se pela construção do radier. Este consiste na formação de uma placa contínua em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda a superfície, o mais uniformemente possível, para tanto, constrói-se em conccreto armado com armadura cruzada na parte superior e inferior. Evita recalques diferenciais de fundações, caso haja movimentações, a estrutura se movimentará como um todo. Pode ser apoiada diretamente no solo compactado ou em “paliteiro”de estacas. Ex: Edifícios em Santos-SP e catedral de Maringá.

12 RADIER

13

14

15 FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS:São fundações que tem o comprimento vezes maiores que a seção, podendo ser estacas ou tubulões como segue: 1.Estacas manuais, escavadas por perfuratriz ou bate estacas. 2.Estacas pré-moldadas de madeira, de concreto ou metálicas. 3.Tubulões a céu aberto ou pneumático. ESTACAS:São elementos estruturais destinados a transmitir as cargas da estrutura para as camadas profundas do terreno. Duas são as razões para seu uso, técnicas e econômicas. Quando a taxa de carga admissível do terreno for inferior ao carregamento transmitido pela estrutura e quando a fundação rasa ficar sujeita a recalque incompatível com a estrutura a ser construída. Normalmente trabalham a compressão, com excessão das estacas prancha que trabalham a flexão.

16 ESTACAS MANUAIS:São executadas a trado manualmente, normalmente par pequenas construções, com diâmetro máximo de 25cm e profundidade máxima de 4,00m, a concretagem é feita sem encamisamento e funciona bem em terreno argiloso onde não haja a presença de água no subsolo. ESTACAS PERFURADAS MECANICAMENTE: Por sonda com bate estacas ou por perfuratriz. Por bate estacas, tipo tripé, são abertas por soquete e/ou sonda com camisa recuperada (tipo Strauss), podem chegar ao diâmetro de 50cm, as fases de perfuração são as seguintes: Colocar o primeiro tubo em posição vertical contra o solo; Colocar água no tubo;

17 Introduzir um bate-sonda de fundo falso que trabalhando dentro do tubo provocará a formação de lama; A lama penetra no balde, a sonda é retirada do furo, tombada e assim, a lama é vertida e o tubo esvaziado, repetindo-se estes passos repetidamente tem-se o furo perfurado até a altura que se consegue introduzir o primeiro revestimento, repetem-se as operações de perfuração e revestimento das camisas até que se atinja solo firme; Limpa-se o furo com a sonda até remover toda a lama; Procede-se a instalação das armaduras, deixando-as devidamente fixadas para não descer na concretagem. Procede-se a concretagem e ao mesmo tempo saca-se as camisas de revestimento e está pronta a estaca.

18 Introduzir um bate-sonda de fundo falso que trabalhando dentro do tubo provocará a formação de lama; A lama penetra no balde, a sonda é retirada do furo, tombada e assim, a lama é vertida e o tubo esvaziado, repetindo-se estes passos repetidamente tem-se o furo perfurado até a altura que se consegue introduzir o primeiro revestimento, repetem-se as operações de perfuração e revestimento das camisas até que se atinja solo firme; Limpa-se o furo com a sonda até remover toda a lama; Procede-se a instalação das armaduras, deixando-as devidamente fixadas para não descer na concretagem. Procede-se a concretagem e ao mesmo tempo saca-se as camisas de revestimento e está pronta a estaca.

19 STRAUSS

20

21

22 https://www.youtube.com/watch?v=5 4x8HkYRqjY STRAUSS

23 Por perfurtriz, são similares as estacas manuais, contudo, atingem grande profundidade, maiores diâmetros, suportam cargas maiores e são concretadas sem encamisamento. A velocidade de perfuração é muito maior do que a anteriormente citada. Não é indicado para terrenos que tenham sido aterrados com presença de entulhos. Recomendada para terrenos sem a presença de água, lençol freático profundo. Pode ser perfurada sem uso de água, mantém a obra mais limpa. Exige espaço para movimentação de equipamentos. Existem diversos tipos de equipamentos no mercado.

24 PERFURATRIZ

25

26

27

28

29 m0PmEqBwY

30 FUNDAÇÕES\Perfuratriz 06.MPG


Carregar ppt "FUNDAÇÕES: São elementos estruturais destinados a absorver e transmitir ao solo as cargas de uma estrutura, podem ser rasas ou diretas, indiretas ou profundas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google