A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSISTÊNCIA DOS SOLOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSISTÊNCIA DOS SOLOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
Um solo argiloso, dependendo do teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido Consistência: estado físico em que o solo se encontra: líquido (lama): não tem forma própria e resistência nula plástico: moldável, solo se deforma sem apresentar variação vol. semi-sólido: apresenta trincas e fraturas ao ser trabalhado sólido: volume do solo “não varia” com as variações na umidade Limites de consistência ou de ATTERBERG: limites inferiores e superiores de valor de umidade para cada estado do solo

2 CONSISTÊNCIA DOS SOLOS
Plasticidade é a propriedade do solo deformar sem romper. Observa-se que uma argila seca não é moldável plasticamente. Acrescentando-se água progressivamente entretanto, torna-se mais susceptível de sofrer deformações. Conclui-se portanto que a partir de um determinado teor de umidade (h), o material torna-se plástico.

3 ESTADOS DE CONSISTÊNCIA
Sólido Semi - Sólido Plástico Líquido L C P Limite de liquidez Limite de contração Limite de plasticidade

4 ENSAIOS PARA DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG
Normas de ensaio: NBR6457/84 - Amostra de solo - preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização; NBR6459/84 - Solo - determinação do limite de liquidez; NBR7180/84 - Solo -determinação do limite de plasticidade; NBR7183/69 - Solo - determinação do limite e relação de contração

5 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL):
LL: teor de umidade que solo passa do estado plástico para o fluido Determinação: Teor de umidade em que um rasco padrão é fechado com 25 golpes no aparelho de Casagrande.

6 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL):
Selecionar o solo que passa na peneira  40 USBS; Colocar na concha do aparelho uma pasta de solo; Fazer uma ranhura e, em seguida, gira-se a manivela, à razão de 02 (duas) revoluções por segundo; Contar o número de golpes para que a ranhura se feche, numa extensão de 12 mm, e, em seguida determina-se o teor de umidade do solo; Repetir o processo para diferentes teores de umidade; Traçar gráfico h X numero de golpes; Determinar o teor de umidade correspondente a 25 golpes.

7 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL):

8 Limite de plasticidade (LP):
Teor de umidade em que o solo passa do estado semi-sólido para estado plástico Determinação: Teor de umidade em que um cilindro de solo com 3 mm de diâmetro começa a fissurar.

9 Índice de Plasticidade (IP):
define o intervalo de variação de umidade no qual o solo se encontra no estado plástico muito usado em alguns sistemas de classificação do solo IP = LL – LP IP = 0 - Não Plástico 1 < IP < 7 - Solos pouco plásticos 7 < IP < 15 - Solos medianamente plásticos IP > 15 - Solos altamente plásticos

10 ATIVIDADE DO ARGILO-MINERAL (SKEMPTON)
É a medida da influência do argilo- mineral nas propriedades das argilas A = IP % f < 0,002mm IP = Índice de plasticidade; %0,002 mm = Porcentagem de partículas menores do que 0,002 mm.

11 Atividade Coloidal indica a maior ou menor influência das propriedades mineralógicas químico-coloidal da fração argila, nas propriedades geotécnicas de um solo argiloso. IP = Índice de plasticidade %   0,002 mm = Porcentagem de partículas menores do que 0,002 mm.

12 Consistência


Carregar ppt "CONSISTÊNCIA DOS SOLOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google