A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSISTÊNCIA DOS SOLOS Um solo argiloso, dependendo do teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido  Consistência:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSISTÊNCIA DOS SOLOS Um solo argiloso, dependendo do teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido  Consistência:"— Transcrição da apresentação:

1 CONSISTÊNCIA DOS SOLOS Um solo argiloso, dependendo do teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido  Consistência: estado físico em que o solo se encontra : líquido (lama): não tem forma própria e resistência nula plástico: moldável, solo se deforma sem apresentar variação vol. semi-sólido: apresenta trincas e fraturas ao ser trabalhado sólido: volume do solo “não varia” com as variações na umidade  Limites de consistência ou de ATTERBERG : limites inferiores e superiores de valor de umidade para cada estado do solo

2 CONSISTÊNCIA DOS SOLOS Plasticidade é a propriedade do solo deformar sem romper. Observa-se que uma argila seca não é moldável plasticamente. Acrescentando- se água progressivamente entretanto, torna-se mais susceptível de sofrer deformações. Conclui-se portanto que a partir de um determinado teor de umidade (h), o material torna-se plástico.

3 ESTADOS DE CONSISTÊNCIA Estado Sólido Estado Semi - Sólido Estado Plástico Estado Líquido LCLLLP Limite de contraçãoLimite de plasticidade Limite de liquidez

4 ENSAIOS PARA DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG Normas de ensaio: NBR6457/84 - Amostra de solo - preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização; NBR6459/84 - Solo - determinação do limite de liquidez; NBR7180/84 - Solo -determinação do limite de plasticidade; NBR7183/69 - Solo - determinação do limite e relação de contração

5 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL):  LL : teor de umidade que solo passa do estado plástico para o fluido  Determinação: Teor de umidade em que um rasco padrão é fechado com 25 golpes no aparelho de Casagrande.

6 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL): Selecionar o solo que passa na peneira  40 USBS; Colocar na concha do aparelho uma pasta de solo; Fazer uma ranhura e, em seguida, gira-se a manivela, à razão de 02 (duas) revoluções por segundo; Contar o número de golpes para que a ranhura se feche, numa extensão de 12 mm, e, em seguida determina-se o teor de umidade do solo; Repetir o processo para diferentes teores de umidade; Traçar gráfico h X numero de golpes; Determinar o teor de umidade correspondente a 25 golpes.

7 LIMITE DE LIQUIDEZ (LL):

8 Limite de plasticidade (LP ):  Teor de umidade em que o solo passa do estado semi- sólido para estado plástico  Determinação: Teor de umidade em que um cilindro de solo com 3 mm de diâmetro começa a fissurar.

9 Índice de Plasticidade (IP):  define o intervalo de variação de umidade no qual o solo se encontra no estado plástico  muito usado em alguns sistemas de classificação do solo IP = LL – LP IP = 0 - Não Plástico 1 < IP < 7 - Solos pouco plásticos 7 < IP < 15 - Solos medianamente plásticos IP > 15 - Solos altamente plásticos

10 ATIVIDADE DO ARGILO-MINERAL (SKEMPTON) É a medida da influência do argilo- mineral nas propriedades das argilas A = IP %  < 0,002mm IP = Índice de plasticidade; %  0,002 mm = Porcentagem de partículas menores do que 0,002 mm.

11 Atividade Coloidal indica a maior ou menor influência das propriedades mineralógicas químico-coloidal da fração argila, nas propriedades geotécnicas de um solo argiloso. IP = Índice de plasticidade %   0,002 mm = Porcentagem de partículas menores do que 0,002 mm.

12 Consistência


Carregar ppt "CONSISTÊNCIA DOS SOLOS Um solo argiloso, dependendo do teor de umidade, pode apresentar características iguais às de um líquido ou de um sólido  Consistência:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google