A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação."— Transcrição da apresentação:

1 Redação

2

3

4

5

6

7 Possíveis considerações:
Problemas de espaço urbano Comportamento humano

8

9

10

11 Às vezes é sua inimiga a verdade Às vezes é sua aliada a mentira
Tema 2 Reflita sobre as ideias apresentadas nos textos a seguir e desenvolva uma dissertação em prosa. Às vezes é sua inimiga a verdade Às vezes é sua aliada a mentira Aquilo que a vida nos dá e nos tira Não anda de braços com a sinceridade Por onde será que é mais curto o caminho Qual deles mais sobe Qual deles mais desce (Sá e Guarabyra, Verdades e Mentiras)

12 Numa realidade alternativa onde a mentira não existe, toda a gente, mesmo os políticos e publicitários, diz a verdade (e nada mais do que a verdade). Mas quando Mark descobre a mentira, percebe que a desonestidade tem as suas recompensas. Num mundo onde cada palavra é tida como uma verdade absoluta, Mark consegue abrir caminho até à fama e fortuna pela mentira. Mas depressa as coisas saem do controle, quando as pessoas começam a tratar as mentiras de Mark como evangelho. Ele tem o mundo inteiro preso pelas suas palavras, mas mesmo assim conseguirá conquistar o coração da mulher que ama? Adaptado:

13

14 Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como título de sua dissertação. Tema/Título 2: Mentira, um mal necessário?

15

16 Consciência do problema ético da mentira
Segundo uma postura ética orientada para os fins, mentir pode ser justificável, desde que as consequências das ações conduzam, de alguma forma, a um bem maior (os fins justificam os meios). A tradição de pensamento mais associada a essa visão é a do utilitarismo. Já uma postura orientada para os princípios considera que mentir é intrinsecamente incorreto, e portanto, consequências tidas como positivas não justificariam esse ato. Um exemplo privilegiado de pensamento desse tipo é o de Immanuel Kant. (“By a lie, a man... annihilates his dignity as a man”.)

17 Em Filosofia, o utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a ação (ou inação) de forma a optimizar o bem-estar do conjunto dos seres sencientes[1]. O utilitarismo é então uma forma de consequencialismo, ou seja, ele avalia uma ação (ou regra) unicamente em função de suas consequências. Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).


Carregar ppt "Redação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google