A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maquiavel e O Príncipe. (UEL) O maquiavelismo é uma interpretaçâo de O Príncipe, de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maquiavel e O Príncipe. (UEL) O maquiavelismo é uma interpretaçâo de O Príncipe, de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política,"— Transcrição da apresentação:

1 Maquiavel e O Príncipe

2 (UEL) O maquiavelismo é uma interpretaçâo de O Príncipe, de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política, ou seja, a ação voltada para a conquista e conservação do estado, é uma ação que não possui um fim próprio de utilidade e não deve ser julgada por meio de critérios diferentes dos de conveniência e oportunidade. (BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emanuel Kant) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, para maquiavel o poder político é: a) independente da moral e da religião, devendo ser conduzido por critérios restritos ao âmbito político. b) independente da conviniência e oportunidade, pois estas dizem respeito à esfera privada da vida em sociedade. c) dependente da religião da religião, devendo ser conduzido por parâmetros ditados pela Igreja. d) dependente da ética, devendo ser orientado por princípios morais válidos universal e necessariamente. e) independente das pretensões dos governantes de realizar os interesses do estado.

3 (UEL) Maquiavel escreveu É necessário a um príncipe que o povo lhe vote amizade; do contrário, fracassará nas adversidades Para Maquiavel, essa máxima deve ser observada para a manutenção do poder e a estabilidade do estado. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a posição de Maquiavel para atingir esse preceito: a) O príncipe moderno deverá contar com o apoio dos magistrados para conduzir as suas ações até a obtenção do governo absoluto sobre os súditos. b) Não há uma regra certa para alcançar a confiança do povo, por que as regras mudam conforme as circunstâncias, portanto o príncipe deve ser um homem de virtù. c) O povo, assim como os grandes de uma cidade ou de um reino, quer receber favores. Assim, a satisfação de suas vontades garante a vida do príncipe no poder. d) O príncipe deve usar a sua fortuna e formar bons exércitos que lhe devotem fidelidade e sejam capazes de manter a ordem social


Carregar ppt "Maquiavel e O Príncipe. (UEL) O maquiavelismo é uma interpretaçâo de O Príncipe, de Maquiavel, em particular a interpretação segundo a qual a ação política,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google