A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações. Evolução do conceito Pessoas x organizações Pessoas e organizações ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações. Evolução do conceito Pessoas x organizações Pessoas e organizações ?"— Transcrição da apresentação:

1 CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações. Evolução do conceito Pessoas x organizações Pessoas e organizações ?

2 Visão dicotômica Objetivos das organizações Sobrevivência Crescimento Lucro Produtividade Menores custos Competitividade Imagem Objetivos das pessoas Melhor remuneração Estabilidade no emprego Segurança no trabalho Qualidade de vida Satisfação Consideração e respeito Orgulhar-se da Organização Chiavenato 1999 p 5

3 Pessoas Evolução do conceito Recurso Parceiro ?

4 Pressupostos éticos : -Defesa da integridade da pessoa ; -Justiça, fundada na defesa da liberdade e da invulnerabilidade, no respeito à liberdade e igualdade de direitos ; -Solidariedade revestida de reciprocidade, tendo como fim o bem comum. HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia - Os pensadores - São Paulo : Abril Cultural, 1975

5 PRESSUPOSTOS DO CAPITALISMO - Acumulação de capital como um fim em si mesmo, - Individualismo, - Competição (Meritocracia Darwiniana / leis de mercado que promovem a seleção natural).

6 O mundo do trabalho se apresenta, em um primeiro momento, como o império da racionalidade instrumental à serviço do sistema econômico, mas gradualmente a racionalidade instrumental amplia seus espaços e se torna a própria razão e ideologia do sistema, sobredeterminando os demais elementos. MARCUSE 1982

7 O desejo é reprimido, censurado, e em seu lugar restam apenas necessidades primárias e secundárias, como propõe Maslow, completamente determinadas e implantadas pelo mercado.

8 A Administração Científica exige um perfil psicológico especifico dos trabalhadores e dos consumidores. Na sua ausência, o perfil é desenvolvido.

9 As conseqüências da transformação do ethos, dos valores e princípios das pessoas, produzem alterações que vão além do consumo enquanto valor quantitativo absoluto, mas penetram as esferas da vida social e da vida privada.

10 A síndrome comportamentalista é uma disposição socialmente condicionada, que afeta a vida das pessoas quando estas confundem as regras e normas de operação peculiares a sistemas sociais episódicos com regras e normas de sua conduta como um todo. Guerreiro Ramos pg.52

11 - Fluidez da individualidade - Perpectivismo - Formalismo - Operacionalismo

12 Fluidez significa que o homem moderno é uma fluída criatura calculista, que se comporta, essencialmente de acordo com regras objetivas de conveniência. Neste sistema de representações, o indivíduo é um seguidor de regras. Hobbes, apud Guerreiro Ramos

13 Para ele, bom e mau são simples denominações, cujos significados estabelecem-se convencionalmente. A verdadeira ação é estranha a suas transações com outras pessoas. Ele só é capaz de ter comportamento.

14 Perspectivismo em Maquiavel significa que não apenas os príncipes mas igualmente os homens comuns, tem o direito de pôr de lado os padrões morais das boas ações, na perseguição de interesses pessoais. Ele é um dos primeiros pensadores modernos que compreenderam os padrões motivadores imanentes a uma sociedade centrada no mercado.

15 O formalismo Exposto a um mundo infiltrado de relativismo moral, o indivíduo egocêntrico sente-se alienado da realidade e, para superar essa alienação, entrega-se a tipos formalistas de comportamento, isto é, sujeita-se aos imperativos externos segundo os quais é produzida a vida social.


Carregar ppt "CONTEXTO DA GRH É formado por pessoas e organizações. Evolução do conceito Pessoas x organizações Pessoas e organizações ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google