A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Príncipe Nicolau Maquiavel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Príncipe Nicolau Maquiavel."— Transcrição da apresentação:

1 O Príncipe Nicolau Maquiavel

2 Desde os tempos de Maquiavel, a Itália consistia em um aglomerado de pequenos reinos ou repúblicas isoladas que, após tantos problemas, se organiza tardiamente como um Estado moderno. Somente em fins do século XIX é que a Itália consegue a unificação.

3 O Príncipe Escrito em 1513; Maquiavel está no exílio;
Publicado postumamente em 1532. Em 1513, depois da dissolução do governo da cidade e do retorno da família Médici ao poder, Maquiavel foi preso, acusado de conspiração.

4 O Príncipe O contexto histórico em que Maquiavel escrevia era de grande instabilidade política. O exercício do poder e sua manutenção já não dependiam apenas da hereditariedade e dos laços de sangue.

5 O Príncipe Por isso, o autor escreve um tratado sobre a conduta do príncipe, sobre as melhores formas de o soberano tomar o poder e conservá-lo.

6 Maquiavel recomenda ao soberano cultivar
O Príncipe Maquiavel recomenda ao soberano cultivar certas qualidades (ou fingir possuí-las): Ser piedoso Fiel Humano Íntegro Religioso.

7 O Príncipe Ainda assim, reconhece Maquiavel, para preservar o Estado muitas vezes é necessário operar contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião.

8 Reunificar a Itália, enfraquecida:
O Príncipe Objetivo da obra: Reunificar a Itália, enfraquecida: pela divisão em Cidades-Estado; pela fuga de capital (descoberta de uma nova rota de comércio que não a mediterrânea) e; impedida de se libertar de seus padrões medievais pela Igreja centralizadora.

9 O Príncipe Principados adquiridos pela virtude: “Aqueles que, por suas virtudes, conquistam o principado, o fazem com dificuldade, mas mantêm-se facilmente” (p. 30). As dificuldades que encontram são referentes à nova ordem legal que são obrigados a introduzir.

10 O Príncipe Principados Adquiridos pela Fortuna: Por fortuna, deve-se entender o curso dos acontecimentos que não dependem da vontade humana, apenas da sorte. “Aqueles que somente por fortuna se tornam Príncipes, pouco trabalho têm para isso, mas se mantêm penosamente” (p. 35).

11 O Príncipe Segundo o autor, um bom príncipe é aquele que sabe aproveitar os momentos de fortuna, isto é, a sorte e os momentos propícios à ação. Não se trata, porém, unicamente de acaso ou de oportunidade. É necessário também virtude, ou seja, caráter e habilidade.

12 O Príncipe Ser Amado ou ser Temido?
Maquiavel ocupa-se deste tema basicamente no capítulo XVII - “Da Crueldade e da Piedade - se é melhor ser amado ou temido” Pode um príncipe ser amado ou temido, mas nunca, de forma alguma, odiado. Um príncipe não deve importar-se com as conspirações se é amado pelo povo.

13 O Príncipe Ser Amado ou ser Temido? Sendo difícil ao mesmo tempo reunir ambas as qualidades, é muito mais seguro ser temido que amado, pois “Os homens hesitam menos em ofender aos que se fazem amar do que aos que se fazem temer” (p. 84).

14 O Príncipe Os Fins Justificam os Meios? Nas ações de todos os homens , o que importa é o êxito. O príncipe deve conquistar e conservar o Estado; os meios que empregar serão louvados por todos. Note-se que os meios são os empregados com a finalidade de manter o poder, não se trata de uma finalidade qualquer.


Carregar ppt "O Príncipe Nicolau Maquiavel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google