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Prof. Paulo Najar www.aprenderdigital.com.br.

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1 Prof. Paulo Najar

2 Prof. Paulo Najar Questões FCC Hardware e Software Apostila pág. 205

3 Prof. Paulo Najar 1. ( Banco do Brasil – Escriturário) Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente que já vem, nativamente, instalado na placa-mãe é: a) processador. b) memória RAM. c) disco rígido. d) gravador de DVD. e) chipset. Apostila pág. 205

4 Prof. Paulo Najar 3. ( SJCDH-BA - Agente Penitenciário) A placa de circuito de um micro onde ficam localizados o processador e a memória RAM, principalmente, é a placa: a) serial. b) paralela. c) USB. d) de vídeo. e) mãe. Apostila pág. 205

5 a) utilizou um slot livre. b) utilizou dois slots livres.
Prof. Paulo Najar 5. ( TCE-SP - Auxiliar da Fiscalização Financeira – II) Um supervisor solicitou a um funcionário que procedesse à adaptação de uma placa de rede e uma de som na placa-mãe de seu microcomputador. Considerando que na placa-mãe existem encaixes próprios para tal, o funcionário: a) utilizou um slot livre. b) utilizou dois slots livres. c) encaixou diretamente na placa-mãe, um plugue USB. d) encaixou diretamente na placa-mãe, dois plugues USB. e) encaixou diretamente na placa-mãe um plugue paralelo. Apostila pág. 205

6 Prof. Paulo Najar 6. ( TRE-RN - Analista Judiciário – Biblioteconomia) Nos computadores atuais existe um tipo de memória cuja função é atender as demandas de velocidade do processador. Trata-se da memória: a) principal. b) ROM. c) cache. d) RAM. e) EEPROM. Apostila pág. 205

7 Prof. Paulo Najar 8. ( TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária) O elemento que ajuda a minimizar a diferença de desempenho entre o processador e demais componentes dos computadores atuais é: a) a memória cache. b) a memória principal. c) o disco rígido. d) o barramento PCI. e) o barramento USB. Apostila pág. 205

8 a) um adaptador USB para PS/2. b) um hub USB.
Prof. Paulo Najar 10. ( PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria) Caso exista uma única porta USB no computador e haja a necessidade e o desejo de que seja feita a conexão simultânea de dois ou mais dispositivos com esse tipo de conector, a solução é utilizar: a) um adaptador USB para PS/2. b) um hub USB. c) uma porta serial com cabo USB. d) uma porta paralela com saída USB. e) um modem USB. Apostila pág. 205

9 Prof. Paulo Najar 11. ( PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria) Um programa pré-gravado na memória permanente, executado por um computador, quando ligado, e responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional, denomina-se a) SLOT. b) RAM. c) BOOT. d) BIOS. e) EPROM. Apostila pág. 205

10 Prof. Paulo Najar 13. ( DPE-SP - Agente de Defensoria - Comunicação Social) Os cartões de memória, pendrives, memórias de câmeras e de smartphones, em geral, utilizam para armazenar dados uma memória do tipo: a) FLASH. b) RAM. c) ROM. d) SRAM. e) STICK. Apostila pág. 205

11 Prof. Paulo Najar 16. ( TRE-AL - Analista Judiciário - Área Judiciária) NÃO se trata de um dispositivo reconhecido pelo sistema operacional para compartilhar uma pasta contendo arquivos que possam ser acessados a partir de outros computadores: a) Memória RAM. b) Memória flash USB. c) Disco rígido. d) DVD-ROM. e) Disquete. Apostila pág. 206

12 b) um computador igual ao c) o endereço RSS
Prof. Paulo Najar 18. ( TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Operação de Computador) Um sistema de envio de notícias de um site para outro, também conhecido como Feeds, que ocorre de forma automática. Para ter um site alimentado por outro, basta ter do gerador de notícias para inserir chamadas das notícias no site receptor. Completa corretamente a lacuna: a) o b) um computador igual ao c) o endereço RSS d) o mesmo provedor internet e) a mesma linha de comunicação Apostila pág. 206

13 c) provedor de serviços. d) placa de rede. e) cabo coaxial.
Prof. Paulo Najar 20. ( TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Operação de Computador) Dispositivo de entrada e saída, modulador e demodulador, utilizado para transmissão de dados entre computadores através de uma linha de comunicação. Utilizado nas conexões internet. Trata-se de a) banda larga. b) modem. c) provedor de serviços. d) placa de rede. e) cabo coaxial. Apostila pág. 206

14 Prof. Paulo Najar 21. (2010 – TRE/RS – Técnico Administrativo) Quando ativada a conexão com a Internet, o dispositivo que se encarrega de estabelecer a comunicação física entre o computador e o provedor de acesso é a) o processador. b) a placa-mãe. c) o telefone. d) a placa de rede. e) o modem. Apostila pág. 206

15 a) um método para copiar e elaborar sites padronizados.
Prof. Paulo Najar 22. ( TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Operação de Computador) World Wide Web (que em português significa rede de alcance mundial), também conhecida como Web ou WWW é a) um método para copiar e elaborar sites padronizados. b) a forma de encaminhar s por uma rede sem fio, somente. c) um sistema de arquivos utilizado unicamente nas intranets. d) um sistema de rede utilizado unicamente nas intranets. e) um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Apostila pág. 206

16 Prof. Paulo Najar 23. ( TJ-SE - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Documentos na forma de textos, imagens, sons e filmes digitais baseados em hipertextos, interligados por meio de hiperlinks, que utiliza hipermídia denominam-se a) browser. b) intranet. c) linguagem HTML. d) protocolo HTTP. e) sistema WWW. Apostila pág. 206

17 c) dos conectores de rede. d) dos modems. e) das linhas telefônicas.
Prof. Paulo Najar 24. ( SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas) Na Web, a ligação entre conjuntos de informação na forma de documentos, textos, palavras, vídeos, imagens ou sons por meio de links, é uma aplicação das propriedades: a) do protocolo TCP. b) dos hipertextos. c) dos conectores de rede. d) dos modems. e) das linhas telefônicas. Apostila pág. 206

18 b) protocolo de comunicação. c) provedor de acesso. d) ponto-a-ponto.
Prof. Paulo Najar 26. (2010 – BAHIAGÁS – Analista de Processos Organizacionais) A Internet usa um modelo de rede, baseado em requisições e respostas, denominado a) word wide web. b) protocolo de comunicação. c) provedor de acesso. d) ponto-a-ponto. e) cliente-servidor. Apostila pág. 206

19 Prof. Paulo Najar 29. (2011 – TRE – TO – Analista Judiciário – Área Administrativa) Na Internet, ela é uma rede social que permite comunicar com um grupo de amigos predefinido, aceitando os amigos e restringindo o acesso de estranhos aos seus dados: a) Correio Eletrônico. b) Twitter. c) Blog. d) Facebook. e) Weblog. Apostila pág. 206

20 Prof. Paulo Najar 31. (2010 – MPE/RS – Agente Administrativo) Ao fazer uma pesquisa envolvendo três termos no Google, foi escolhida uma determinada opção em um dos sites constantes da lista apresentada. Ao abrir o site, tal opção faz com que os três termos sejam apresentados em destaque com cores diferentes ao longo dos textos da página aberta. Tal opção é a) "Com realce". b) "Filtrados". c) "Em cache". d) "No domínio". e) "Similares". Apostila pág. 207

21 a) escolher a opção "Pesquisa avançada".
Prof. Paulo Najar 32. ( DNOCS - Agente Administrativo) Em alguns sites que o Google apresenta é possível pedir um destaque do assunto pesquisado ao abrir a página desejada. Para tanto, na lista de sites apresentados, deve-se a) escolher a opção "Pesquisa avançada". b) escolher a opção "Similares". c) escolher a opção "Em cache". d) dar um clique simples no nome do site. e) dar um clique duplo no nome do site. Apostila pág. 207

22 Prof. Paulo Najar 34. (2011 – BB – Escriturário) No contexto da Internet, é o responsável pela transferência de hipertexto, que possibilita a leitura das páginas da Internet pelos programas navegadores: a) HTTP. b) POP. c) SMTP. d) TCP. e) FTP. Apostila pág. 207

23 Prof. Paulo Najar 35. ( MPE-RS - Secretário de Diligências) O método que permite a comunicação entre computadores servidor e cliente da Internet para possibilitar a transferência de páginas Web hdenomina-se a) ttp. b) html. c) url. d) www. e) browser. Apostila pág. 207

24 e) um endereço eletrônico.
Prof. Paulo Najar 40. ( PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) Serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Foi concebido com o objetivo de facilitar a identificação dos endereços de computadores, evitando a necessidade de memorização de uma sequência grande de números. Trata-se de a) uma página web. b) um provedor. c) um domínio. d) um site. e) um endereço eletrônico. Apostila pág. 207

25 Prof. Paulo Najar 42. (2011 – TRE – TO – Analista Judiciário – Área Judiciária) A operação de transferência de um arquivo gravado no computador pessoal para um computador servidor de um provedor da Internet é conhecida por a) Copy. b) Download. c) Upload. d) Move. e) Extraction. Apostila pág. 207

26 a) Ambas empregam tecnologia padrão de rede.
Prof. Paulo Najar 45. (2011 – BB – Escriturário) Em relação à Internet e à Intranet, é INCORRETO afirmar: a) Ambas empregam tecnologia padrão de rede. b) Há completa similaridade de conteúdo em ambos os ambientes. c) A Intranet tem como objetivo principal agilizar a implantação de processos, promover a integração dos funcionários e favorecer o compartilhamento de recursos. d) O acesso à Internet é aberto, enquanto na Intranet é restrito ao seu público de interesse. e) Internet refere-se, em geral, ao conteúdo público da empresa, ao passo que a Intranet pode englobar compartilhamento de informações de usuários internos à empresa. Apostila pág. 207

27 47. (2008 - MPE-RS - Agente Administrativo) Considere:
Prof. Paulo Najar 47. ( MPE-RS - Agente Administrativo) Considere: I. Uma Intranet é uma rede pública e uma Extranet é uma rede privada. II. O protocolo padrão da Internet é o TCP/IP. III. Os softwares plug-ins acrescentam funcionalidades aos navegadores da Internet. Está correto o que se afirma em: a) I, II e III. b) I, apenas. c) I e III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas. Apostila pág. 208

28 Prof. Paulo Najar Questões FCC Navegadores Apostila pág. 208

29 Prof. Paulo Najar 48. ( TRE-TO - Analista Judiciário - Área Judiciária) No Internet Explorer, o bloqueio ou desbloqueio de Pop-ups pode ser realizado por intermédio do menu a) Editar. b) Exibir. c) Ferramentas. d) Opções. e) Arquivo. Apostila pág. 208

30 c) Navegação por Cursor. d) Filtro do SmartScreen. e) Propriedades.
Prof. Paulo Najar 49. ( TCE-SP - Agente da Fiscalização Financeira) Uma das opções do menu Ferramentas do Internet Explorer é: a) Trabalhar Offline. b) Importar e Exportar. c) Navegação por Cursor. d) Filtro do SmartScreen. e) Propriedades. Apostila pág. 208

31 a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery.
Prof. Paulo Najar 50. ( TRE-AC - Analista Judiciário - Área Judiciária) A prevenção contra sites que agem monitorando a navegação de usuários na Internet é realizada no Internet Explorer 8 por meio do recurso a) Data Execution Prevention. b) Automatic Crash Recovery. c) Cross Site Scripting. d) Filtro do SmartScreen. e) Filtragem InPrivate. Apostila pág. 208

32 a) Diagnosticar Problemas de Conexão.
Prof. Paulo Najar 51. ( TRE-AC - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Caso algum site não esteja preparado para o Internet Explorer 8, usar no menu Ferramentas o item a) Diagnosticar Problemas de Conexão. b) Modo de Exibição de Compatibilidade. c) Configurações de Filtragem InPrivate . d) Navegação InPrivate. e) Gerenciar Complementos. Apostila pág. 208

33 Prof. Paulo Najar 52. ( TRE-RS - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Duplicar Guia, Nova Janela e Nova Sessão estão disponíveis no Internet Explorer 8 no menu a) Arquivo. b) Editar. c) Exibir. d) Formatar. e) Ferramentas. Apostila pág. 208

34 Prof. Paulo Najar 55. ( SEFIN-RO - Auditor Fiscal de Tributos Estaduais) No Internet Explorer, o Bloqueador de Pop-ups pode ser habilitado ou desativado mediante acesso ao menu a) Editar. b) Favoritos. c) Arquivo. d) Exibir. e) Ferramentas. Apostila pág. 208

35 Prof. Paulo Najar 56. ( DPE-SP - Oficial de Defensoria Pública) Nos principais navegadores da Internet, as opções de configurações para bloquear sites são encontradas, normalmente, no menu a) Janela. b) Arquivo. c) Browser. d) Editar. e) Ferramentas. Apostila pág. 208

36 a) Restaurar da guia Avançadas. b) Restaurar da guia Conteúdo.
Prof. Paulo Najar 58. ( TRE-AM - Técnico Judiciário - Operação de Computador) Para executar a restauração das configurações padrão do Internet Explorer deve-se, por meio das Opções da Internet do menu Ferramentas, clicar no botão a) Restaurar da guia Avançadas. b) Restaurar da guia Conteúdo. c) Restaurar da guia Geral. d) Redefinir da guia Avançadas. e) Redefinir da guia Conteúdo. Apostila pág. 209

37 Prof. Paulo Najar 61. ( TJ-PI - Técnico Judiciário – Informática) O usuário reclamou que o Internet Explorer de sua estação de trabalho estava muito lento. Uma das providências que o técnico tomou foi verificar o tamanho do cache de armazenamento do histórico de navegação, por meio do menu Ferramentas – Opções da Internet: a) Conteúdo. b) Programas. c) Avançadas. d) Geral. e) Segurança Apostila pág. 209

38 baixadas para o computador do usuário.
Prof. Paulo Najar 64. ( TRE-RN - Analista Judiciário – Biblioteconomia) Em relação à Internet e correio eletrônico, é correto afirmar: a) No Internet Explorer 7 é possível navegar entre sites, por meio de separadores conhecidos por abas, não necessitando, portanto, a abertura de várias janelas. b) Redes wireless, embora permitam conexão à Internet não são configuráveis no ambiente de Intranet. c) Correios eletrônicos possuem recursos nativos que impedem a propagação de vírus enviados por . d) Em Intranet não é permitido operações de download, dada às facilidades oferecidas pela rede local. e) Uma das vantagens do webmail é que as mensagens, ao chegarem, são imediatamente baixadas para o computador do usuário. Apostila pág. 209

39 Prof. Paulo Najar Questões FCC Apostila pág. 209

40 a) um programa cliente de correio eletrônico.
Prof. Paulo Najar 66. ( TRE-TO - Analista Judiciário - Área Administrativa) Webmail é um serviço de mensagens eletrônicas na Internet que permite a leitura ou envio de mensagens. Para acessálo é necessário instalar no computador a) um programa cliente de correio eletrônico. b) um programa cliente de correio eletrônico e um navegador. c) um servidor de correio IMAP. d) um navegador, apenas. e) um servidor de correio POP3. Apostila pág. 209

41 Prof. Paulo Najar 67. ( TRE-TO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Em correio eletrônico, ao se enviar um , ocorre uma operação de a) download. b) TCP. c) FTP. d) HTML. e) upload. Apostila pág. 209

42 b) baixá-lo no seu desktop e executá-lo localmente, somente.
Prof. Paulo Najar 68. ( TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Operação de Computador) Considerando o recebimento de um arquivo executável de fonte desconhecida, no correio eletrônico, a atitude mais adequada diante deste fato é a) não executá-lo. b) baixá-lo no seu desktop e executá-lo localmente, somente. c) repassá-lo para sua lista de endereços solicitando aos mais experientes que o executem. d) repassá-lo para sua lista de endereços solicitando aos mais experientes que o executem. e) executá-lo de qualquer forma, porém comunicar o fato ao administrador de sua rede. Apostila pág. 209

43 Prof. Paulo Najar 69. ( TRE-AC - Analista Judiciário - Área Judiciária) Novos "temas" podem ser instalados na área de trabalho do Thunderbird a partir da ferramenta a) Edição. b) Propriedades. c) Complementos. d) Extensões. e) Aparência. Apostila pág. 209

44 Prof. Paulo Najar 70. ( BAHIAGÁS - Técnico de Processos Organizacionais – Administrativo) Para que as mensagens de s sejam baixadas no computador do usuário, para serem lidas localmente, é necessário configurar o tipo de acesso ao servidor a) HTTP. b) FTP. c) POP3. d) IMAP. e) SMTP. Apostila pág. 210

45 Prof. Paulo Najar 71. ( MPE-AP - Técnico Administrativo) No Outlook Express, com os servidores de de entrada POP3 ou IMAP, o nome do servidor de de saída geralmente é o a) FTP. b) UDP. c) TCP. d) SMTP. e) HTTP. Apostila pág. 210

46 Prof. Paulo Najar 72. ( TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Administrativa) O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrônico é o a) HTTP. b) NTFS. c) SMTP. d) SNMP. e) FTP. Apostila pág. 210

47 Prof. Paulo Najar 73. ( MPE-SE - Técnico do Ministério Público – Área Administrativa) Uma mensagem de correio eletrônico enviada ao servidor de um destinatário será recuperada e transferida para o computador deste destinatário por meio do protocolo a) SNMP. b) HTTP. c) IMAP. d) POP3. e) SMTP. Apostila pág. 210

48 Prof. Paulo Najar 74. ( Banco do Brasil – Escriturário) Num programa de correio eletrônico ou webmail, o campo Cópia Oculta (também conhecido como CCo ou BCc) serve para a) enviar ao destinatário do campo CCo uma cópia da mensagem sem o conhecimento dos demais destinatários. b) ocultar do destinatário do campo CCo partes do conteúdo da mensagem. c) copiar o conteúdo da mensagem, sem conhecimento do remetente, e enviá-la ao destinatário do campo CCo, geralmente pais de crianças e adolescentes ou administradores de rede. d) ocultar o remetente da mensagem, permitindo o envio de mensagens anônimas. e) criptografar o conteúdo da mensagem de modo a garantir a privacidade entre as partes, assegurando que somente o destinatário do campo CCo conseguirá lê-la. Apostila pág. 210

49 Prof. Paulo Najar 78. ( TRE-RN - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Em relação a correio eletrônico, é correto afirmar: a) Endereços de correio eletrônico no padrão estão restritos a destinatários do território brasileiro, apenas. b) Exceto o campo assunto, cada campo de cabeçalho do correio eletrônico tem seu tamanho máximo limitado a dez caracteres. c) O web mail é um aplicativo que permite o envio e a recepção de mensagens de correio eletrônico, desde que não exista anexos nessas mensagens. d) Todo programa de correio eletrônico disponibiliza funcionalidades que permitem encaminhar uma mensagem recebida a um ou a vários endereços de correio eletrônico. e) Todo programa de correio eletrônico possui mecanismos que detectam e bloqueiam mensagens infectadas por vírus de computador. Apostila pág. 210

50 a) de um programa de e-mail instalado no computador.
Prof. Paulo Najar 80. ( Sergipe Gás S.A. – Contador) A utilização do recurso webmail requer a existência: a) de um programa de instalado no computador. b) do protocolo POP3 instalado no navegador. c) do protocolo POP3 instalado no programa de . d) de hardware específico para tal finalidade. e) de um navegador instalado no computador. Apostila pág. 210

51 Prof. Paulo Najar Questões FCC Windows Apostila pág. 210

52 I. Itens excluídos de locais da rede.
Prof. Paulo Najar 87. ( Banco do Brasil – Escriturário) Um estagiário apagou acidentalmente um importante relatório que seu chefe vinha preparando há duas semanas. Um colega de trabalho informou-lhe que os seguintes itens não são armazenados na Lixeira do Windows e, portanto, não podem ser restaurados: I. Itens excluídos de locais da rede. II. Itens excluídos de mídia removível (como disquetes de 3,5 polegadas). III. Itens maiores do que a capacidade de armazenamento da Lixeira. IV. Itens excluídos há mais de quinze dias. V. Itens ocultos e arquivos do sistema. NÃO podem ser recuperados utilizando-se o procedimento da Lixeira do Windows APENAS os itens a) II, III, IV e V. b) III e V. c) I e II. d) I, II e III. e) I, III e V. Apostila pág. 210

53 I. da restauração do sistema. II. das atualizações automáticas.
Prof. Paulo Najar 90. ( DNOCS - Agente Administrativo) No Windows, a possibilidade de controlar e reverter alterações perigosas no computador pode ser feita por meio I. da restauração do sistema. II. das atualizações automáticas. III. do gerenciador de dispositivos. Está correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III. Apostila pág. 211

54 b) proporcionar maior velocidade de acesso aos discos do sistema.
Prof. Paulo Najar 91. ( MPE-RS - Secretário de Diligências) A finalidade das ferramentas de acessibilidade fornecidas com o Windows é a) avisar o usuário toda a vez que ele fizer uma tentativa de acesso a algum arquivo oculto do sistema. b) proporcionar maior velocidade de acesso aos discos do sistema. c) controlar o acesso ao computador, por pessoas não autorizadas. d) proporcionar nível mínimo de funcionalidade aos usuários com necessidades especiais. e) criar pontos de controle para a recuperação do sistema em casos de pane. Apostila pág. 211

55 Prof. Paulo Najar Questões FCC Linux Apostila pág. 211

56 a) sistema operacional de código aberto.
Prof. Paulo Najar 130. ( Banco do Brasil – Escriturário) Em relação aos recursos comuns, tanto no Windows, quanto no Linux, é INCORRETO afirmar que possuem a) sistema operacional de código aberto. b) sistema operacional multiusuário e multitarefa. c) suporte a vários sistemas de arquivos. d) restrição de acesso a usuários, arquivos e pastas (diretórios). e) administração e assistência remotas. Apostila pág. 211

57 Prof. Paulo Najar 131. ( SJCDH-BA - Agente Penitenciário) Ao clicar em uma pasta (duplo clique, comumente) do Windows, este apresenta o conteúdo da pasta que pode ser composto por outras pastas e/ou por arquivos. O comando Linux equivalente (lista arquivos) é a) in b) rm c) mv d) ls e) id Apostila pág. 211

58 Prof. Paulo Najar 132. ( TCM-CE - Analista de Controle Externo - Inspeção de Obras Públicas) Remove arquivos no Linux o comando a) pwd b) mkdir c) cd d) rm e) tar Apostila pág. 211

59 Prof. Paulo Najar 133. ( DNOCS - Agente Administrativo) O comando Linux que lista o conteúdo de um diretório, arquivos ou subdiretórios é o a) init 0. b) init 6. c) exit. d) ls. e) cd. Apostila pág. 211


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