A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula sobre o Brasil e suas regiões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula sobre o Brasil e suas regiões"— Transcrição da apresentação:

1 Aula sobre o Brasil e suas regiões

2 Escola : João Luiz de Godoy Moreira
Profª Sara Ramos Escola : João Luiz de Godoy Moreira

3 Nível de ensino: ensino fundamental. Série: 6°ano
Nível de ensino: ensino fundamental.  Série: 6°ano.  Tempo previsto: 2 aulas de 50 minutos. 

4 Objetivos a serem alcançados:  - Identificar a localização geográfica do Brasil no mapa mundi.  - Conhecer as dimensões do Brasil quanto ao tamanho do território, além das extremidades no sentido leste-oeste e norte-sul.  - Classificar os diferentes fusos horários que ocorrem no Brasil e entender que isso acontece em razão das dimensões continentais que o país possui.  - Analisar as principais formas de regionalização do território brasileiro e seus aspectos (naturais, econômicos, populacionais, climáticos etc.). 

5 Conteúdo a ser ministrado:  - A localização de um país no espaço geográfico mundial.  - A posição geográfica planetária do Brasil.  - A dimensão territorial do Brasil.  - Fusos horários brasileiros / primeiro fuso / segundo fuso / terceiro fuso.  - Divisão regional.  - Regiões brasileiras.  - Os complexos regionais.  - Complexo regional da Amazônia.  - Complexo regional do Nordeste.  - Complexo regional do Centro-Sul. 

6 Metodologia: observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe. Análise de dados obtidos a partir de pesquisas sobre os aspectos particulares das regiões como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, economia, entre outros. Aula expositiva sobre o tema (cultura, culinária, economia etc.). 

7 Recursos didáticos a serem utilizados: quadro, giz, internet para pesquisar no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informações oficiais sobre as regiões brasileiras, com destaque para as questões sociais, tais como desemprego, renda, violência, qualidade de vida e muitos outros. 


Carregar ppt "Aula sobre o Brasil e suas regiões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google