A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos."— Transcrição da apresentação:

1 7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

2 Compreender a evolução as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o seu papel no mundo contemporâneo. Áreas de aplicação das TIC Conteúdos: Objetivos:

3 Se pensarmos na realidade atual relativamente à utilização do computador, desde o uso doméstico até às empresas, supermercados, farmácias, etc. Rapidamente chegamos à conclusão de que, para além da informática propriamente dita, as TIC expandem-se abrangendo diversas áreas. As TIC podem ser aplicadas nas mais variadas áreas da atividade humana, como a informática, a burótica, as telecomunicações, a telemática, o controlo e automação industriais, a física, a economia, etc.

4 Áreas de Aplicação das TIC Computador Infomática Domótica Biometria Burótica Comunicação Telecomunicações Telemática Controlo e Automação Robótica Cad-Cam

5 Informática Significa o tratamento, ou processamento, da informação utilizando meios automáticos, nomeadamente o computador ou sistemas informáticos (computador e outros dispositivos associados). Burótica Designa a aplicação de meios informáticos no tratamento e circulação da informação em escritórios ou gabinetes administrativos.

6 Burótica Podemos dizer que esta área atua na geração, adaptação e utilização de meios informáticos, no tratamento da informação que as instituições necessitam, recorrendo: À montagem de redes de computadores; Ao desenvolvimento e instalação do software necessário para a manipulação da informação; À instalação de modems, faxes ou faxes-modems para possibilitar a troca de informação com o exterior. Burótica Podemos dizer que esta área atua na geração, adaptação e utilização de meios informáticos, no tratamento da informação que as instituições necessitam, recorrendo: À montagem de redes de computadores; Ao desenvolvimento e instalação do software necessário para a manipulação da informação; À instalação de modems, faxes ou faxes-modems para possibilitar a troca de informação com o exterior.

7 Domótica Trata da gestão alargada de edifícios através de meios eletrónicos. Temos o conceito de “casa ou edifício inteligente”. Adapta as condições de luminosidade controlando as persianas/estores do edifício ou as luzes de uma sala, ou a temperatura, abrindo ou fechando janelas. Domótica Trata da gestão alargada de edifícios através de meios eletrónicos. Temos o conceito de “casa ou edifício inteligente”. Adapta as condições de luminosidade controlando as persianas/estores do edifício ou as luzes de uma sala, ou a temperatura, abrindo ou fechando janelas.

8 Biometria É a ciência que pretende medir, de forma digital, características físicas ou, então, comportamentos originais de cada ser humano, para o poder identificar. Estas tecnologias biométricas estão a surgir como soluções práticas e eficazes para guardar ambientes de alta segurança, de identificação no comercio eletrónico, entre outros. Biometria É a ciência que pretende medir, de forma digital, características físicas ou, então, comportamentos originais de cada ser humano, para o poder identificar. Estas tecnologias biométricas estão a surgir como soluções práticas e eficazes para guardar ambientes de alta segurança, de identificação no comercio eletrónico, entre outros.

9 Mas foi necessário evoluir… Desde épocas muito remotas que o Homem procurou comunicar a longas distâncias. Para tal utilizou: Sinais de fumo e visuais; Bandeiras; Luzes; … Desde épocas muito remotas que o Homem procurou comunicar a longas distâncias. Para tal utilizou: Sinais de fumo e visuais; Bandeiras; Luzes; …

10 Tele + comunicações = TELECOMUNICAÇÕES Telecomunicações Consistem na transmissão (emissão/receção) de sinais que reproduzem textos, imagens, sons, etc., por fio, fibra ótica, ondas eletromagnéticas ou outros sistemas.

11 Telemática Informática Telecomunicações

12 Telemática Conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, etc.). Atualmente a telemática é uma das áreas das TIC em grande desenvolvimento e com grandes potencialidades. As comunicações telemáticas passam na sua maior parte, pela maior rede mundial – a Internet. Telemática Conjugação de meios informáticos (computadores, modems, etc.) com meios de comunicação à distância (linhas telefónicas, satélites, etc.). Atualmente a telemática é uma das áreas das TIC em grande desenvolvimento e com grandes potencialidades. As comunicações telemáticas passam na sua maior parte, pela maior rede mundial – a Internet.

13 Telemática Para que uma ligação telemática se possa estabelecer, precisamos de equipamentos e programas adequados, nomeadamente: Telemática Para que uma ligação telemática se possa estabelecer, precisamos de equipamentos e programas adequados, nomeadamente: Modem: aparelho utilizado na ligação do computador à rede telefónica, permitindo a comunicação com outro computador que, geograficamente, pode estar muito longe do nosso. Browser: programas que permitem aceder à informação disponível na Web.

14 Telemática Serviços telemáticos mais utilizados : WWW (World Wide Web) (correio eletrónico) Listas de correio (Mailing Lists) Transferência de ficheiros (FTP) Telemática Serviços telemáticos mais utilizados : WWW (World Wide Web) (correio eletrónico) Listas de correio (Mailing Lists) Transferência de ficheiros (FTP)

15 Controlo e Automação Estas tecnologias caracterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais; Exemplos: Robótica; Computer aided Manufactering (CAM); Computer assister Design (CAD). Controlo e Automação Estas tecnologias caracterizam-se pela intervenção de meios informáticos no controlo de mecanismos e processos industriais; Exemplos: Robótica; Computer aided Manufactering (CAM); Computer assister Design (CAD).

16 Robótica É a área que estuda o desenvolvimento de sistemas eletromecânicos (robôs) nos quais intervêm meios e processos informáticos. A utilização destes dispositivos tem-se revelado de grande importância sempre que surge a necessidade de realizar tarefas com o máximo de eficiência e precisão ou aceder a lugares onde a presença humana se torna difícil e até mesmo impossível. Robótica É a área que estuda o desenvolvimento de sistemas eletromecânicos (robôs) nos quais intervêm meios e processos informáticos. A utilização destes dispositivos tem-se revelado de grande importância sempre que surge a necessidade de realizar tarefas com o máximo de eficiência e precisão ou aceder a lugares onde a presença humana se torna difícil e até mesmo impossível.

17 CAM (Fabrico assistido por computador) Sistemas de fabrico controlados por computador. É usado nas mais variadas indústrias: automóvel, eletrónica, têxteis, etc. CAM (Fabrico assistido por computador) Sistemas de fabrico controlados por computador. É usado nas mais variadas indústrias: automóvel, eletrónica, têxteis, etc.

18 CAD (Desenho assistido por computador) Projeto ou desenho realizado com a utilização de computadores e software específicos. Esses desenhos gráficos podem ser de engenharia, arquitetura, design e publicidade, de uma forma quase automática. CAD (Desenho assistido por computador) Projeto ou desenho realizado com a utilização de computadores e software específicos. Esses desenhos gráficos podem ser de engenharia, arquitetura, design e publicidade, de uma forma quase automática.


Carregar ppt "7º Ano Prof: Lídia Henriques Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google