A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é ser voluntário? É doar parte do seu tempo e de seu talento  para melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Voluntário é o cidadão que, motivado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é ser voluntário? É doar parte do seu tempo e de seu talento  para melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Voluntário é o cidadão que, motivado."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é ser voluntário? É doar parte do seu tempo e de seu talento  para melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário.” (Definição do Programa Voluntários) "Serviço comprometido com a sociedade, baseado na liberdade de escolha, o voluntariado promove um mundo melhor e um valor para toda a sociedade".

3 O que deve motivar voluntário?
Caridade Compaixão Amor ao próximo. Auto-afirmação social Cidadania Evangelismo Cosmo visão-humana.

4 Formas de Voluntariado
Trabalhando em Organizações Sociais Participando de campanhas. Realizando ações individuais. Juntando-se a grupos comunitários. Participando de Projetos Públicos.

5 Dicas Para Voluntário 1. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

6 Dicas Para Voluntário 2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária. Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado. Este sentimento de estar sendo útil a alguém é uma motivação fortíssima para o envolvimento de pessoas como os idosos, aposentados e portadores de deficiências que a sociedade tende a desvalorizar e considerar inúteis.

7 Dicas Para Voluntário 3. No voluntariado todos ganham.
O voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade. A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, a resolver problemas sociais, a melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo. O voluntariado reforça a solidariedade e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

8 Dicas Para Voluntário 4. Ser voluntário é um Dom de Deus
Faz parte da formação de todo bom cristão, se colocar nas mãos de Deus e utilizar seus dons e talentos na obra de salvar outros para o Reino dos Céus. Esse trabalho é digno dos Anjos.


Carregar ppt "O que é ser voluntário? É doar parte do seu tempo e de seu talento  para melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Voluntário é o cidadão que, motivado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google