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Microempresa e Empresa de Pequeno Porte Prof. Msc Eduardo Hipólito do Rego 1 DIREITO EMPRESARIAL - FATEC.

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1 Microempresa e Empresa de Pequeno Porte Prof. Msc Eduardo Hipólito do Rego 1 DIREITO EMPRESARIAL - FATEC

2 2 ONDE É MESMO QUE NÓS ESTAMOS?

3 Conteúdo da Ementa: onde estamos  A atividade da pessoa do empresário;  As sociedades comerciais;  As micro-empresas  As micro-empresas;  Lei de falência;  Lei das S.A.,  Código de Defesa do Consumidor 3

4 Histórico no Brasil  1979: processo de desburocratização que atinge tanto a estrutura organizacional da AP quanto – e sobretudo – a iniciativa privada: é criado o Ministério da Desburocratização;  1984: 1º Estatuto da Microempresa (Lei 7.256/84); trouxe benefícios tributários, administrativos, trabalhistas, previdenciários, creditícios e de desenvolvimento; durou quase uma década;  1988: Constituição Federal (CF) 4

5 O que diz a CF/88  Art. 179: “a União, os Estados, o DF e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em lei, tratamento jurídico diferenciado, visando incentivá-las pela simplificação de suas obrigações administrativas, tributárias, previdenciárias e creditícias, pela eliminação ou redução dessas por meio de lei”.  Art. 170, IX: tratamento favorecido para os pequenos empreendedores como um dos princípios gerais da atividade econômica 5

6 Depois da Constituição...  1994: Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei n° 8.864/94): inovação = cria a EPP, para tornar mais lento e gradual o caminho do pequeno empreendedor do regime jurídico simplificado para o regime empresarial geral;  1996: SIMPLES (Lei n° 9.317/96), possibilidade de pagamento de diversos tributos mediante um recolhimento único mensal (diminui carga tributária e elimina exigências burocráticas);  1999: Estatuto da ME e da EPP (Lei n° 9.841/99), revoga as leis anteriores (exceto SIMPLES);  2000: Governo regulamenta a lei pelo Decreto 3.474/00 6

7 Veio o Código Civil de 2002  Art. 970: “a lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes”;  Críticas ao CC: i) Expressão “pequeno empresário” em vez de microempresário e empresário de pequeno porte; ii) Restringir o tratamento privilegiado ao “pequeno empresário” apenas a aspectos de inscrição (a CF há muito garantia > amplitude, no tributário, trabalhista, previdenciário e creditício);  Emenda Constitucional 42  Emenda Constitucional 42: tratamento favorecido e simplificado às ME´s e EPP´s fosse feito por lei complementar; a Lei Complementar n° 123/06, o novo Estatuto das ME´s e EPP´s  Em 2006, editada a Lei Complementar n° 123/06, o novo Estatuto das ME´s e EPP´s 7

8 Lei Geral das ME´s e EPP´s (Lei Complementar n° 123/06)  Tratamento diferenciado e favorecido no que se refere: I – à apuração e recolhimento dos impostos e contribuições da U., dos Es., do DF e dos Ms., mediante regime único de arrecadação; II – ao cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias; III – ao acesso ao crédito e ao mercado, inclusive quanto à preferência nas aquisições de bens e serviços pelos Poderes Públicos, à tecnologia, ao associativismo e às regras de inclusão 8

9 Definição de ME e EPP  Consideram-se “ME´´s ou EPP´s a sociedade empresária, a sociedade simples e o empresário a que se refere o art. 966 do CC, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conforme o caso, desde que: I - no caso das microempresas, o empresário, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano- calendário, receita bruta igual ou inferior a R$ ,00; II - no caso das empresas de pequeno porte, o empresário, a pessoa jurídica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano- calendário, receita bruta superior a R$ ,00 (duzentos e quarenta mil reais) e igual ou inferior a R$ ,00 9

10 E o que é “receita bruta”?  Art. 3º, § 1° - Considera-se receita bruta, para fins do disposto no caput deste artigo, o produto da venda de bens e serviços nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos; 10

11 Quem não se beneficia do tratamento jurídico diferenciado (a PJ) : I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica; II - que seja filial, sucursal, agência ou representação, no País, de pessoa jurídica com sede no exterior; III - de cujo capital participe pessoa física que seja inscrita como empresário ou seja sócia de outra empresa que receba tratamento jurídico diferenciado nos termos desta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo; IV - cujo titular ou sócio participe com mais de 10% (dez por cento) do capital de outra empresa não beneficiada por esta Lei Complementar, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo; V - cujo sócio ou titular seja administrador ou equiparado de outra pessoa jurídica com fins lucrativos, desde que a receita bruta global ultrapasse o limite de que trata o inciso II do caput deste artigo; VI - constituída sob a forma de cooperativas, salvo as de consumo; VII - que participe do capital de outra pessoa jurídica; VIII - que exerça atividade de banco comercial, de investimentos e de desenvolvimento, de caixa econômica, de sociedade de crédito, financiamento e investimento ou de crédito imobiliário, de corretora ou de distribuidora de títulos, valores mobiliários e câmbio, de empresa de arrendamento mercantil, de seguros privados e de capitalização ou de previdência complementar; IX - resultante ou remanescente de cisão ou qualquer outra forma de desmembramento de pessoa jurídica que tenha ocorrido em um dos 5 (cinco) anos-calendário anteriores; X - constituída sob a forma de sociedade por ações. SE A ME OU EPP ESTIVER NESSE ROL, SERÁ EXCLUÍDA DOS BENEFÍCIOS 11

12 Enquadramento como ME ou EPP  Sociedade empresária ou empresário individual que já operava antes da lei = simples comunicação à JUCESP ou CRPJ;  Em constituição = declaração aos órgãos de registro: i) Condição de ME ou EPP; ii) Que a receita bruta anual não excederá, no ano da constituição, os limites da lei; iii) Que a ME ou EPP não se enquadra em qualquer das hipóteses de exclusão do regime legal 12

13 Uma vez registrados...  Pode-se desenvolver a sociedade empresária ou o empresário individual!!  Desenvolvimento pode resultar em: a) Aumento da receita bruta anual que extrapola o limite = reenquadramento automático do empresário ou sociedade, que passará a ser considerado EPP; b) Diminuição da receita de EPP = inverso, passando a ME, automaticamente 13

14 Simplificação dos procedimentos de registro Art. 4° - Na elaboração de normas de sua competência, os órgãos e entidades envolvidos na abertura e fechamento de empresas, dos 3 (três) âmbitos de governo, deverão considerar a unicidade do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas, para tanto devendo articular as competências próprias com aquelas dos demais membros, e buscar, em conjunto, compatibilizar e integrar procedimentos, de modo a evitar a duplicidade de exigências e garantir a linearidade do processo, da perspectiva do usuário 14

15 Regras especiais para licitações  Há condições para participar nos certames, o que é uma inovação preocupante;  Art. 42. Nas licitações públicas, a comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato; (ou seja, mesmo com pendências fiscais, a ME ou EPP pode participar da licitação e vencer) 15

16 E mais uma:  Art As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição;  Será concedido prazo de 2 dias para comprovações (art. 43, parágrafo único) 16

17 E também:  Art. 44. Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte;  Empate não é apenas valor igual que a melhor proposta oferecida por uma empresa “normal”, mas também quando a diferença entre elas for muito pequena: § 1° - Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada 17

18 18 A SEGUIR: O PEQUENO EMPRESÁRIO Pense e me diga, o que vale mais: o produto ou a qualidade do atendimento?

19 O Pequeno Empresário  Além da ME e da EPP, o Código Civil/2002 acrescentou outra: o Pequeno Empresário;  Doutrina majoritária imaginava a expressão como abrangente para ME e EPP;  Lei Geral (LC 123/06) esclareceu, em art. 68: “Considera-se pequeno empresário, para efeito de aplicação do disposto nos arts. 970 e do Código Civil/2002, o empresário individual caracterizado como microempresa na forma desta Lei Complementar que aufira receita bruta anual de até R$ ,00” 19

20 Pequeno Empresário, é, portanto:  O empresário individual, que caracterizado como ME, aufira renda bruta anual ínfima, não excedente a R$ 36 mil;  Uma subespécie de ME, mas que não pode jamais tomar a forma de sociedade empresária, pois a lei deixa clara a exigência de que se trate de empresário individual;  Beneficiário de regras especiais previstas na Lei Geral (LC 123/06), como é o caso de isenção de qualquer obrigação escritural (art , § 2º CC) 20

21 Microempresário Individual (MEI)  Figura criada na LC 128/08, em seu art. 18: “MEI poderá optar pelo recolhimento de impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional em valores fixos mensais, independentemente da receita bruta no mês” “Considera-se MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 do CC/2002, que tenha auferido receita bruta no ano calendário anterior, de até R$ 36 mil” (§ único do art. 18); Regras para inscrição na JuCom são bem mais simples 21

22 Obrigações trabalhistas: regras tímidas  Embora inovadora em alguns pontos, a Lei Geral ignorou a realidade de ME´s e EPP´s, que não suportam os altos custos da folha salarial = preferência para contratação informal;  Contratos informais fazem a Justiça do Trabalho condenar ME´s e EPP´s a pagar altas indenizações. Resultado: JT é inimiga do empreendedorismo;  Cabia ao legislador combater essa realidade e desonerar a folha salarial das ME´s e EPP´s, estimulando contratações regulares e aumento do índice de empregos formais. Quem sabe um dia? 22

23 Alguns benefícios trabalhistas às ME´s e EPP´s  Art. 50: estímulo pelo Poder Público a formação de consórcios para acesso a serviços especializados em segurança e medicina do trabalho;  Art. 51: dispensa de obrigações acessórias previstas na CLT, como: manutenção de livro de inspeção do trabalho; anotação de férias em livro ou ficha; comunicação ao MTE sobre férias coletivas; afixação de Quadro de Trabalho em suas dependências, etc. 23

24 Apoio Creditício  Um dos graves problemas dos pequenos empreendedores é o acesso ao crédito; sem recursos para investimentos, muitos recorrem a financiamento externos, mas não tem garantias a oferecer; Assim: redução do custo de transação, a elevação da eficiência alocativa, o incentivo ao ambiente concorrencial e a qualidade do conjunto informacional Art. 57. “O Poder Executivo federal proporá, sempre que necessário, medidas no sentido de melhorar o acesso das ME´s e EPP´s aos mercados de crédito e de capitais, objetivando a redução do custo de transação, a elevação da eficiência alocativa, o incentivo ao ambiente concorrencial e a qualidade do conjunto informacional, em especial o acesso e portabilidade das informações cadastrais relativas ao crédito”. 24

25 E mais...  Art. 58. Os bancos comerciais públicos e os bancos múltiplos públicos com carteira comercial e a Caixa Econômica Federal manterão linhas de crédito específicas para as ME´s e para as EPP´s, devendo o montante disponível e suas condições de acesso ser expressos nos respectivos orçamentos e amplamente divulgadas.  Parágrafo único. As instituições mencionadas no caput deste artigo deverão publicar, juntamente com os respectivos balanços, relatório circunstanciado dos recursos alocados às linhas de crédito referidas no caput deste artigo e aqueles efetivamente utilizados, consignando, obrigatoriamente, as justificativas do desempenho alcançado;  Lei Geral também permitiu o acesso ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) 25

26 Apoio ao Associativismo  A idéia é que as ME´s e EPP´s unam forças para ter mais competitividade no mercado;  Assim, as optantes do Simples Nacional poderão realizar negócios de compra e venda, de bens serviços, para os mercados nacional e internacional, por meio de sociedade de propósito específico (SPE);  A SPE deve se registrar na JuCom, deverá ter finalidade de operações de compra para revenda às ME´s e EPP´s que sejam suas sócias, entre outras particularidades do art. 56 da Lei Geral 26

27 SIMPLES NACIONAL  Lei n° 9.317/96 disciplina a matéria = Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das ME´s e das EPP´s (SIMPLES);  Com a LC 123/06, surgiu o SIMPLES NACIONAL = sistema unificado de pagamento de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais, elaborado de acordo com o art. 146, d, da CF/88;  Independe da celebração de convênios com estados e municípios;  Cabe à União (via Receita Federal) distribuir o montante dos respectivos entes, sendo vedado reter esses valores;  Discussão sobre a constitucionalidade: infração ao pacto federativo 27


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