A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 As origens da Humanidade.  Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " As origens da Humanidade.  Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários."— Transcrição da apresentação:

1

2  As origens da Humanidade.  Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários.

3  Há cerca de 20 milhões de anos, África, o clima sofreu alterações que provocaram mudanças acentuadas na paisagem – em algumas regiões o clima tornou-se mais seco e, consequentemente, a floresta foi dando lugar à savana.

4 HOMINIZAÇÃO  Processo muito lento de transformações físicas e intelectuais verificadas desde o aparecimento dos primeiros hominídeos e que conduziram ao homem atual. HOMINIZAÇÃO  Processo muito lento de transformações físicas e intelectuais verificadas desde o aparecimento dos primeiros hominídeos e que conduziram ao homem atual. HOMINÍDEOS  Termo empregue para designar os pré-homens, antepassados do homem atual.

5  Os mais antigos vestígios de hominídeos foram encontrados na África Oriental e do Sul.

6 ALGUNS DADOS SOBRE LUCY SSexo feminino CCerca de 20 anos 330 kg de peso 11 m de altura CCaminhava erecta BBraços compridos PPernas curtas VVivia em Hadar, Etiópia SSofria de artrite

7

8  Pés especializados na corrida.  Mãos libertas da locomoção.  Fabrico de instrumentos.  Habilidade manual.  Aumento da cerebralização.  Desenvolvimento da linguagem.  Alargamento do campo de visão.  Maior proteção face aos animais.  Aumento da capacidade de sobrevivência.

9 SSurgiu na África, há cerca de 3 milhões de anos. AAndava erecto. CCapacidade craniana: 750 cm 3. 11,40 m de altura. FFabricou os primeiros instrumentos. UUsou uma linguagem rudimentar.

10 IIniciou-se com Homo habilis que talhou seixos com uma ou mais arestas cortantes.

11 SSurgiu há cerca de 2 milhões de anos. CCapacidade craniana: 1000 cm 3. 11,50 m de altura; UUtilizava o fogo e mais tarde fabricou-o. CCaçava animais de grande porte. FFabricava bifaces simples. DDesenvolveu a linguagem. PPovoou os continentes europeu e asiático.

12 OO Homo erectus foi o primeiro hominídeo a utilizar o fogo, que existia na natureza, conservando-o. MMais tarde fabricou-o.

13 FOGO POR CHOQUE  Obtém-se batendo com duas pedras uma na outra. FOGO POR FRICÇÃO  Obtém-se friccio- nando dois pedaços de madeira de diferentes durezas.

14

15

16 CCozinhar alimentos. PProduzir luz. OObter calor. MManter os animais afastados. EEndurecer instrumentos. DDesenvolver a linguagem. PPromover a socialização e a coesão da comunidade.

17  Com Homo erectus surgiram os primeiros bifaces, instrumentos talhados nas duas faces.

18 Para fabricar um instrumento de pedra lascada é necessário: UUm percutor, em pedra, osso, ou madeira que se usa para bater no núcleo. UUm núcleo, pedra que recebe os batimentos do percutor. DDo núcleo, que está a ser trabalhado, saem as lascas, que podem ser trabalhadas e dar origem a novos instrumentos.

19

20

21 SSurgiu há c. 250 mil anos. CCapacidade craniana: 1500cm 3. 11,60m de altura. FFabricou o fogo. FFabricou bifaces mais eficientes, lâminas, raspadores, pontas de lança, de seta e buris. SSurgiram as primeiras sepulturas.

22 FFabricava instrumentos e enterrava os mortos com flores, ocre vermelho e conchas. EExtinguiu-se há cerca de anos.

23

24 SSó existem sepultamentos a partir do momento em que há depósito intencional dos restos de um defunto.

25

26

27 SEPULTURA DE QAFZEH – a. C.

28 SIGNIFICADO DOS SEPULTAMENTOS CRENÇA NA VIDA PARA ALÉM DA MORTE PRESENÇA DE ALIMENTOS PRESENÇA DE UTENSÍLIOS E ADORNOS PRESENÇA DE FLORES

29 SSurgiu há c. 200 mil anos, dotado de cérebro e estatura semelhantes aos nossos. CCapacidade craniana: 1500 cm 3. FFabricou instrumentos variados em pedra, osso, chifre, marfim e madeira. PPraticou ritos funerários. SSurgiram as primeiras obras de arte.

30

31

32 CCom Homo sapiens sapiens os instrumentos diversificam-se e surgem os arpões, agulhas, anzóis, azagaias, e o propulsor, a primeira máquina inventada pelo homem.

33

34

35

36

37

38

39


Carregar ppt " As origens da Humanidade.  Hominização: bipedia, verticalidade, fabrico de instrumentos, descoberta do fogo e ritos funerários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google