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O uso de dados como norte de políticas educacionais.

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Apresentação em tema: "O uso de dados como norte de políticas educacionais."— Transcrição da apresentação:

1 O uso de dados como norte de políticas educacionais

2 1. Atendimento Escolar

3 Fonte: Elaborado pelo Todos Pela Educação a partir da PNAD / IBGE. O desafio do atendimento escolar: Equidade Taxas de atendimento escolar de 4 a 17 anos por faixa de renda per capita familiar (%)

4 2. Fluxo Escolar

5 O desafio de garantir um fluxo escolar adequado Transição entre as etapas escolares tem se mostrado algo complicado Taxas nacionais de reprovação e abandono são inaceitáveis Índices de reprovação já são altos no início do Ensino Fundamental Fonte: Inep / QEdu.

6 Estudos e dados apontam reprovação como política ineficiente, independentemente do perfil do aluno Escolaridade da mãe Já reprovadoNunca reprovado Língua Portuguesa Matemática Língua Portugues a Matemáti ca % de alunos com aprendizado adequado de acordo com a condição em relação à reprovação Nunca estudou ou não completou a 4ª série 4,75%2,32%13,17%7,50% Completou o Ensino Médio, mas não completou a faculdade 10,76%5,73%28,51%17,44% Completou a faculdade11,41%7,31%31,62%22,27% Proficiência em língua portuguesa na 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental dos alunos já reprovados e dos alunos sempre aprovados – histograma % que já abandonou a escola Já reprovado Nunca reprovado Nunca estudou ou não completou a 4ª série 19,52%7,31% Completou o Ensino Médio, mas não completou a faculdade 11,89%1,79% Completou a faculdade 11,77%1,69% Fonte: Inep / Estudando Educação

7 Estudos e dados apontam reprovação como política ineficiente LeituraMatemáticaCiências Anos iniciais do Ensino Fundamental nº% % % Nunca repetiu 99097,73%54298,55%58497,99% Já repetiu uma vez 50,49%20,36%40,67% Já repetiu mais de uma vez 00,00%0 0 Sem resposta 181,78%61,09%81,34% Anos finais do Ensino Fundamental nº% % % Nunca repetiu 98096,74%53897,82%58097,32% Já repetiu uma vez 191,88%61,09%71,17% Já repetiu mais de uma vez 40,39%00,00%20,34% Sem resposta 100,99%61,09%71,17% Melhores alunos brasileiros no Pisa (que atingiram pelo menos o nível 4) de acordo com a condição acerca de repetência Fonte: Inep / Estudando Educação

8 3. Aprendizado dos alunos

9 Os indicadores nacionais de qualidade Fonte: Inep / QEdu.

10 Estratégias diferentes dependendo da situação do aluno. Altas expectativas com todos! Desafio Aprofunda-- mento Reforço Recuperação Fonte: Inep / QEdu.

11 4. Equidade

12 O resultado do Pisa nas regiões brasileiras Fonte: Valor Econômico

13 Todas escolas precisam garantir condições para que os alunos aprendam Proporção de alunos do 5º ano com aprendizado adequado em língua portuguesa em um município brasileiro por escola Fonte: Inep / QEdu.

14 Background familiar e socioeconômico têm forte influência nos resultados... Fonte: OCDE Distribuição dos alunos do Brasil que obtiveram nível 4 ou superior em leitura no Pisa de acordo com a escolaridade do pai ou mãe com maior instrução

15 ... mas as escolas não têm conseguido reverter as desvantagens dos alunos com menor background Quanto dos conteúdos previstos você conseguiu desenvolver com os alunos da(s) turma(s) avaliada(s) neste ano? - entre 60% e 80%52,5%44,7% Quanto dos conteúdos previstos você conseguiu desenvolver com os alunos da(s) turma(s) avaliada(s) neste ano? - mais de 80%17,2%45,2% Carência de pessoal de apoio pedagógico (coordenador, supervisor, orientador educacional) foi um problema grave16,1%12,9% Falta de recursos pedagógicos foi um problema grave15,9%10,5% Conteúdo e apoio pedagógico - Comparação das respostas dos professores das escolas públicas de acordo com o nível socioeconômico delas. Fonte: Inep / Estudando Educação.

16 5. Compromisso das escolas com o aprendizado dos alunos

17 Educação é um direito. O fracasso dos alunos precisa ser visto como o fracasso da rede e das escolas. Sem desculpas. Opinião dos professores sobre os motivos das dificuldades de aprendizagem dos alunosConcordância Escola São localizadas na escola devido à carência de infraestrutura física e/ou pedagógica. 31% Estão relacionadas aos conteúdos curriculares, que são inadequados às necessidades dos alunos. 15% São decorrentes do ambiente de insegurança física da escola. 13% Encontram-se na escola, que oferece poucas oportunidades de desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno. 17% Professor Estão relacionadas ao não-cumprimento do conteúdo curricular. 9% Relacionam-se à sobrecarga de trabalho do(as) professores(as), dificultando o planejamento e o preparo das aulas. 36% Ocorrem devido ao baixo salário dos professores, que gera insatisfação e desestímulo para a atividade docente. 33% Ambiente externo São decorrentes do meio em que o aluno vive. 82% São decorrentes do nível cultural dos pais dos alunos. 74% Estão relacionadas à falta de assistência e acompanhamento da família nos deveres de casa e pesquisas dos alunos. 95% Aluno Ocorrem devido à falta de aptidão e habilidades do aluno. 46% São decorrentes da indisciplina dos alunos em sala de aula. 69% Ocorrem devido ao desinteresse e falta de esforço do aluno. 91% Estão vinculadas à baixa auto-estima dos alunos. 68% Fonte: Inep / Estudando Educação.

18 É preciso garantir um ambiente de altas expectativas Concluirão o Ensino Fundamental?Concluirão o Ensino Médio? Entrarão para a Universidade? Nível socioeconômico Quase todos os alunos Poucos alunos Quase todos os alunos Poucos alunos Quase todos os alunos Poucos alunos Decil 171,6%1,8%38,0%4,6%4,2%37,4% Decil 271,2%1,8%38,3%4,5%4,3%38,2% Decil 983,1%0,8%50,2%2,5%6,4%35,3% Decil 1088,7%0,6%61,3%1,2%11,6%24,6% Fonte: Questionário socioeconômico da Prova Brasil 2007 Perspectiva dos professores em relação aos alunos de escolas públicas: conclusão da Educação Básica e ingresso no Ensino Superior

19 A Educação Básica precisa ser um passo importante para o futuro dos jovens Fonte: Inep / Estudando Educação.

20 Considerações finais É preciso buscar informações para se ter diagnósticos que orientem as políticas educacionais e se possa estabelecer metas É preciso buscar resolver os problemas de aprendizado dos alunos durante o ano letivo. É necessário acompanhar de perto – e continuamente – o aprendizado dos alunos Em praticamente todos os indicadores nacionais (tanto de atendimento, de fluxo como de aprendizado) vemos grandes desigualdades. A equidade precisa ser uma meta das redes Compromisso com os alunos e altas expectativas devem orientar as ações As políticas devem envolver as escolas, buscando sempre valorizar e respeitar os seus profissionais


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