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Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica Coordenação Geral de Formação.

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1 Secretaria de Educação Básica Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica Coordenação Geral de Formação de Professores

2 HISTÓRICO: Plano Nacional de Educação – PNE – Metas e objetivos: Identificar e mapear, nos sistemas de ensino, as necessidades de formação inicial e continuada do pessoal técnico administrativo, elaborando e dando início à implementação, (...) de programas de formação Criar, no prazo de dois anos, cursos profissionalizantes de nível médio destinados à formação de pessoal de apoio para as áreas de administração, multimeios e manutenção de infra-estruturas escolares, inclusive para alimentação escolar e, a médio prazo para outras áreas que a realidade demonstrar ser necessário.

3 HISTÓRICO: Projeto Arara Azul - Mato Grosso – de 1992 a Cursos Profissionais da Rede Municipal de Cuiabá – de 1995 a Cursos Profissionais da Rede Estadual do Acre de 2000 e Cursos Profissionais da Rede do Distrito Federal

4 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Parecer CNE/CEB/nº 16/2005 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a área profissional de Serviços de Apoio Escolar. Resolução de CNE/CEB/nº 5/2005. Inclui nos quadros anexos à resolução CNE/CEB/nº 4/99 a 21ªÁrea Profissional Serviços de Apoio Escolar

5 PROFUNCIONÁRIO Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas Públicos de Ensino - Portaria Ministerial - 25/2007 Curso Técnico de Nível Médio, com horas, a distância, com momentos presenciais.

6 Reafirmar a inclusão social de todos os sujeitos constituintes do processo educativo; Articular nas escolas de Educação Básica, os espaços de gestão, dos multimeios, da alimentação, da infra-estrutura e do meio ambiente com os espaços de docência na perspectiva da construção do processo educativo para além da sala de aula. O PROFUNCIONÁRIO SE PROPÕE A

7 TÉCNICO EM EDUCAÇÃO Alimentação Escolar; Gestão Escolar; Multimeios Didáticos; Meio Ambiente e Manutenção da Infra-estrutura Escolar HABILITAÇÕES

8 Formação Pedagógica 360 horas Prática Profissional Supervisionada 300 horas Formação Específica 600 horas Eixos que constituem a estrutura curricular do Profuncionário

9 MÓDULO 1 – Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores – 60 horas MÓDULO 2 – Educadores e Educandos: tempos históricos – 60 horas MÓDULO 3 – Homem, pensamento e cultura: abordagens filosófica e antropológica – 60 horas MÓDULO 4 – Relações interpessoais: abordagem psicológica - 60 horas MÓDULO 5 – Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação – 60 horas MÓDULO 6 – Gestão da Educação Escolar – 60 horas Módulos do Eixo da Formação Pedagógica ( comum às quatro habilitações )

10 Módulos do Eixo da Formação Específica ( comuns às quatro habilitações) MÓDULO 7 – Informática básica – 60 horas MÓDULO 8 – Produção textual na educação escolar – 60 horas MÓDULO 9 – Direito administrativo e do trabalho – 60 horas

11 MÓDULO 10 – Trabalho escolar e teorias administrativas – 60 horas MÓDULO 11 – Gestão democrática nos sistemas e na escola – 60 horas MÓDULO 12 – Legislação escolar – 60 horas MÓDULO 13 – Técnicas de redação e arquivo – 60horas MÓDULO 14 – Contabilidade na escola – 60 horas MÓDULO 15 – Administração de materiais – 60 horas MÓDULO 16 – Estatística aplicada à educação – 60 horas Módulos do Eixo da Formação Específica (Técnico em Gestão Escolar)

12 MÓDULO 10 – Teorias da comunicação – 60 horas MÓDULO 11 – Biblioteca escolar – 60 horas MÓDULO 12 – Audiovisuais – 60 horas MÓDULO 13 – Laboratórios – 60 horas MÓDULO 14 – Oficinas culturais – 60 horas MÓDULO 15 – Informática aplicada à educação – 60 horas MÓDULO 16 – Informática aplicada às artes – 60 horas Eixo da Formação Específica (Técnico em Multimeios Didáticos)

13 MÓDULO 10 – Alimentação e nutrição no Brasil – 60 horas MÓDULO 11 – Alimentação saudável e sustentável – 60 horas MÓDULO 12 – Políticas de alimentação escolar – 60 horas MÓDULO 13 – Produção e industrialização de alimentos – 60 horas MÓDULO 14 – Organização e operação de cantinas ou cozinhas escolares – 60 horas MÓDULO 15 – Planejamento e preparo de alimentos – 60 horas MÓDULO 16 – Cardápios saudáveis – 60 horas Eixo da Formação Específica (Técnico em Alimentação Escolar)

14 Eixo da Formação Específica ( Técnico em Meio Ambiente e Manutenção da Infra-estrutura) MÓDULO 10 – Teorias do espaço escolar – 60 horas MÓDULO 11 – Sociedade, meio ambiente e educação – 60 horas MÓDULO 12 – Higiene e segurança nas escolas – 60 horas MÓDULO 13 – Equipamentos hidráulicos e sanitários – 60 horas MÓDULO 14 – Equipamentos elétricos e eletrônicos – 60 horas MÓDULO 15 – Equipamentos e materiais didáticos – 60 horas MÓDULO 16 – Técnicas de construção – 60 horas

15 O Eixo da PPS é concebido no Profuncionário como aquele em que o cursista se situa na redefinição do seu fazer profissional, transformando atividades rotineiras em práticas educativas intencionais. São momentos de problematização da rotina e de criação de outras possibilidades práticas com base nos estudos dos módulos e de outras experiências educativas. Eixo da Prática Profissional Supervisionada– PPS (300 horas)

16 CENÁRIO NNº de Estados que já assinaram o ACT - 17 TTotal de cursistas atendidos TTotal de Estados aguardando seminário para adesão ao PROFUNCIONÁRIO - 10

17 Estados-Piloto Nº de cursistas Pernambuco Piauí Paraná (Certificados: 1.023) Tocantins Mato Grosso do Sul (Certificados: 274) TOTAL 9.223

18 Estados da Expansão I Alagoas Maranhão Rondonia Goiás 975 Ceará Mato Grosso Bahia 250 São Paulo Implementado A implementar Acre Santa Catarina R.G. Norte Paraíba 515 TOTAL TOTAL 4.515

19 Estados da Expansão II Quantitativo de vagas solicitadas Amazonas Amapá 350 Distrito Federal 300 Espírito Santo a definir Minas Gerais Pará R. G. do Sul Rio de Janeiro Roraima Sergipe TOTAL

20 Coordenação Geral Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica /SEB/MEC Coordenação Estadual Professores Orientadores Tutores Cursistas Conselho Político Organograma para o funcionamento do Curso CEFETs

21 Processual – contínua, de todos elementos e momentos de formação. Diagnóstica – percepção das dificuldades com vistas a reconstruir e criar outras possibilidades de compreensão e prática. Participativa/Dialógica – coletiva e interativa. Emancipatória – auto-avaliação. Em cada módulo: práticas de leitura, de experimentação, de investigação, de reflexão e de produção textual. No curso: memorial reflexivo da trajetória do cursista. Na PPS: relatório final, descritivo e conclusivo, e registro das atividades em formulário adequado. PRINCÍPIOSINSTRUMENTOS PROCESSO DE AVALIAÇÃO


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