A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF."— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF

2 ÁSIA POLÍTICA O continente asiático possui 47 países; É o continente mais populoso do mundo; Destacam-se os dois países mais povoados do mundo: China e Índia Mapa político da Ásia

3 ÁSIA FÍSICA O continente asiático é o maior continente do mundo; É um continente muito montanhoso e apresenta o ponto mais alto da Terra: o monte Evereste; Possui, igualmente extensas planícies e áreas desérticas.

4 ESPAÇOS GEOGRÁFICOS MUNDIAIS Mapa hipsométrico do continente asiático

5 Relevo da Ásia Montes Urais – separam a Ásia da Europa; Montes Zagros – Irã; Cordilheira de Tian-Shan – China.

6 A Ásia apresenta várias formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões. A cordilheira do Himalaia estende-se por 2400 km de comprimento e por 400 km de largura; Separa o norte e o sul da Ásia.

7 Áreas de repulsão populacional

8  O continente asiático apresenta os maiores contrastes dentre todos os continentes físicos e humanos.  As principais religiões tiveram sua origem na Ásia – Judaísmo, Islamismo, Cristianismo, Bramanismo, Taoísmo, Confucionismo.  Grandes vazios demográficos com o Planalto do Tibet contrastando com verdadeiros formigueiros humanos como os vales fluviais do Ganges, Indo e Mekong.  Os pontos extremos do relevo são o Pico do Everest (8850m) e a Depressão do Mar Morto, com 370m abaixo do nível do mar.  Neve eterna nos picos montanhosos contrastando com desertos escaldantes.  Países com nível econômico elevado contrastando com países em situação econômica caótica.

9

10 Norte da Ásia- Setentrional Rússia (parte asiática) Com a maior área territorial das Ásia; Clima Polar e Subpolar; Vegetação de Tundra e Taiga (Conífera) Solo tchernozion: Rico em nutrientes Região rica de petróleo e gás!!!

11 clima polar e frio inverno rigoroso NORTE DA ÁSIA

12 Ásia Setentrional - Planície Siberiana Situada na Rússia; Domínio de planícies e baixos planaltos; É cortada por vários rios. Região pouco povoada devido as baixas temperaturas; Fonte de grandes recursos minerais: petróleo, carvão mineral, gás natural e metais diversos.

13

14 Sudeste Asiático Região mais úmida da Ásia; Clima tropical; Vegetação de Floresta equatorial NPIs- Novos Países industrializados; Chamados de Tigres Asiáticos

15 Hong Kong (cidade chinesa), é um dos Tigres Asiáticos. Cingapura - Núbia coréia do sul

16

17 Ásia Central

18 ÁSIA CENTRAL TODOS OS PAÍSES FAZIAM PARTE DA EX- URSS; ARMÊNIA, GEORGIA, AZERBAIJÃO (ESTADOS CAUCASOIDES), CASAQUISTÃO, QUIRQUISTÃO, TADJIQUISTÃO, TURCOMENISTÃO, UZBEQUISTÃO; ÁREA DE TRANSIÇÃO ENTRE O MUNDO EUROPEU, ÁRABE E CHINÊS, PRODUZINDO UMA GRANDE DIVERSIDADE ÉTNICA; RELEVO PREDOMINANTEMENTE MONTANHOSO CONTRASTANDO COM ÁREAS PLANAS (SEMI-ÁRIDAS E ÁRIDAS) NA PORÇÃO CENTRAL DA ÁSIA CAUCÁSICA; VEGETAÇÃO DE ESTEPES; INSTABILIDADE POLÍTICA E CONFLIITOS ÉTNICOS; REGIMES AUTORITÁRIOS E DITATORIAIS NO TADJIQUISTÃO E UZBEQUISTÃO; QUASE TODOS FAZEM PARTE DA CEI.

19 Ásia Central Outra característica importante da Ásia Central é a grande produção de petróleo, o que a torna interessante para grandes potências econômicas como os EUA, Rússia, China e União Européia. Predomina na região o clima árido e é uma região que não possui saída para mares abertos e oceanos, o que dificulta o comércio internacional. Há, no entanto o Mar Cáspio e o Mar de Aral (ambos mares fechados). Este último sofre com sérios problemas ambientais e está desaparecendo. Caso do mar Aral!!!

20

21

22 Oriente Médio Regiões de deserto e semideserto; Região situada entre o Oriente e Ocidente tendo como referência o Mar Mediterrâneo, o Oriente Médio inclui os países costeiros do Mediterrâneo Oriental (da Turquia ao Egito), a Jordânia, Iraque, Península Arábica, Irã e geralmente o Afeganistão. O petróleo é o principal produto responsável pela economia dos países do Oriente Médio. Nessa região está localizada a maior concentração mundial dessa fonte energética (aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial). Essa grande quantidade de petróleo, aliada a fatores econômicos e políticos, criou as condições para a formação, em 1960, de um dos mais importantes cartéis do mundo atual, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

23 Oriente Médio - Planície da Mesopotâmia A palavra mesopotâmia significa “entre rios”; Cortada pelos rios Tigre e Eufrates (Iraque); Berço de grandes civilizações, como a assíria e babilônica; Planaltos circundados por montanhas; Mar Morto maior depressão -404 metros, entre Israel e Jordânia.

24 ORIENTE MÉDIO Região estratégica entre Europa África e Ásia. Muitos conflitos armados motivados muitas vezes pela religião. Rica em recursos minerais, principalmente petróleo e gás mineral. Países ricos, população pobre. Relevo bastante diversificado: planaltos, planícies (Mesopotâmia) e montanhas (Monte Ararat). Hidrografia: apresenta poucos rios, os dois principais são: Tigre e Eufrates.

25 A religião predominante no Oriente Médio é o islamismo. Existe a adoração a Alá e a população segue os ensinamentos do profeta Maomé, registrados. Para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita, é uma cidade sagrada. Há vários grupos menores de mulçumanos.

26 Conflitos: Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; a posição geográfica, no contato entre três continentes; suas condições naturais, pois a maior parte dos países ali localizados é dependente de água de países vizinhos; a presença de recursos estratégicos no subsolo, caso específico do petróleo; posição no contexto geopolítico mundial. A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para esse fato, A própria história; origem dos conflitos entre árabes, israelenses e palestinos; entre outros. O conflito religioso é entre os sunitas e os xiitas, divisões do islamismo. Os sunitas são mais apegados ao texto fiel do Alcorão e os Xiitas são radicais expansionistas.

27

28 O Muro de Israel – também chamado de Muro da Cisjordânia - é um projeto do governo israelense que começou a ser executado no ano de 2002 e que ganhou repercussão internacional por causa da polêmica e pelas críticas que vem recebendo, inclusive de dentro da própria Israel. Sua intenção é dividir o território do país com o da Cisjordânia, pertencente à Palestina. O motivo para a construção do muro, segundo os seus idealizadores, é servir como meio de defesa contra os ataques terroristas palestinos. O conflito entre palestinos e israelenses é historicamente longo, além de ser motivado pela disputa territorial da região da palestina pelas duas nações. Entretanto, o muro vem sendo bastante criticado, chegando até mesmo a ser apelidado de “novo muro da vergonha”. Muro de Segurança em Israel – Responsável direto pela redução em 99,5% dos ataques suicidas em Israel

29 O acampamento de refugiados palestinos de Shuafat pode ser visto do outro lado do muro que o separa do assentamento israelense de Pisgat Zeev. Foto: Jillian Kestler-D’Amours/IPS Os palestinos solicitarão à Organização de Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que a cidade de Belém e a Basílica da Natividade que ali se encontra sejam proclamadas Patrimônio da Humanidade, se finalmente frutificar sua proposta de reconhecimento ante Nações Unidas e Palestina termine sendo admitida como membro de pleno direito.

30 A Faixa de Gaza tem cerca de 45 quilômetros de comprimento e 10 quilômetros de largura. Gaza está situada no território de Israel e possui mais de 1,5 milhões de pessoas, sendo que mais da metade dessas pessoas migrou para Gaza para fugir das guerras em Israel. O Hamas (Grupo Radical Islâmico), em 2006, assumiu o poder em Gaza e aí começam as guerras novamente entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina. Tentar explicar esse conflito é praticamente impossível, pois existem várias versões, vários acordos, várias acusações e, principalmente, poucos governantes e líderes com intenções realmente boas para resolver os problemas de atentados, guerras, fome, miséria e mortes na Faixa de Gaza.

31 Faixa de Gaza: Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade. A Faixa de Gaza é um dos territórios mais povoados do planeta, e não possui nenhum recurso natural, e possui uma modesta indústria têxtil, alimentar e de cerâmica, que foi muito afetada com os bombardeamentos israelenses de 2008, 2009 e Apresenta pouca infraestrutura e a falta de água é constante.

32

33

34

35 Israel mantém o controlo das fronteiras e está atualmente a construir um muro de separação, com 700 quilômetros de extensão, que, na prática, anexa porções significativas da Cisjordânia ocidental ao seu território. A construção do muro, iniciada em 2004, isolou 160 mil famílias palestinas.muro de separação2004

36 Mar Morto Com uma superfície de 1050 km², correspondente a um comprimento máximo de 80 quilômetros e a uma largura máxima de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia e a Israel. O Mar Morto tem esse nome devido à grande quantidade de sal por ele apresentada, dez vezes superior à dos demais oceanos, donde decorre a escassez de vida em suas águas

37

38 Ásia Meridional A Ásia Meridional, ou Subcontinente Indiano caracteriza-se por abrigar povos indianos e indo-chineses. Os países que a compõem são: Índia, Sri Lanka, Paquistão, Nepal, Butão e Bangladesh

39 A região apresenta três grandes unidades de relevo: a Cordilheira do Himalaia, o Planalto do Decã e a Planície Indo- Gangética. A Cordilheira do Himalaia é uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, situada na fronteira da China com a Índia, o Nepal e Butão. Registra mais de quilômetros de extensão e picos muito elevados, incluindo o Everest.

40

41 Ásia Meridional É uma das regiões com as maiores desigualdades sociais da Ásia e com países bastante pobres. Além disso, é uma região bastante violenta, inclusive, com o envolvimento da Índia e Paquistão que possuem armas nucleares. Esses dois países disputam o controle total da Caxemira, uma região desértica que durante a Guerra Fria tinha uma posição estratégica, pois fica próxima a China (rival dos EUA). Vale lembrar que tanto a Índia quanto o Paquistão foram colônias britânicas (da Grã-Bretanha) até 1947, quando conseguiram suas independências. CaxemiraGuerra Fria

42 DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS Entre os países que compõem a região, o mais importante economicamente é a Índia. A população indiana ultrapassa 1,1 bilhão de habitantes, mas cerca de 500 milhões vivem na pobreza ou na miséria, com menos de 2 dólares por dia. Enquanto isso, em importantes centros urbanos, como Délhi e Calcutá, e pólos de alta tecnologia, como Bangalore, a renda per capita anual é de cerca de 13 mil dólares. Isso significa que o desenvolvimento econômico indiano beneficia somente uma pequena parte da população ligada aos centros produtivos e de desenvolvimento tecnológico controlados por parcerias com empresas transnacionais dos Estados Unidos, da Inglaterra, do Japão etc. "

43 Índia A principal característica da sociedade indiana é sua divisão em castas. Este sistema possui aproximadamente anos e classifica as pessoas de acordo com a etnia e ocupação profissional. A mobilidade entre as quase castas existentes é praticamente nula, sendo que uma pessoa dificilmente consegue mudar de uma casta para outra. O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus Brahma. A tualmente, a Índia faz parte do BRIC. O BRIC é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia e China, que são países que se destacam no mundo pelo rápido crescimento de suas economias em desenvolvimento. A África do Sul foi convidada a se juntar ao grupo, formando o BRICS.castasetniama casta para outra. O sistema de castas é dividido de acordo com a estrutura do corpo do deus Brahma. BRIC

44 Principal religião da Índia, o Hinduísmo é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultura religiosa é a união de tradições é tnicas. Atualmente é a terceira maior religião do mundo em número de seguidores. Tem origem em aproximadamente a.C na antiga cultura Védica. O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.ÍndiaNepalPaquistãoSri Lanka Crenças Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; crer nas divindades; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores. sistema das castas O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.

45

46

47

48 Milhões de hindus se banham no rio Ganges durante festival religioso Domingo é o principal dia de banhos durante o Kumbh Mela na Índia; segundo o hinduísmo, mergulhar na confluência de três rios indianos promove a limpeza dos pecados. Os dias em que os banhos devem ser realizados são decididos através do alinhamento das estrelas, e devotos do hinduísmo acreditam que um mergulho no rio sagrado em um desses dias os liberta do pecado e do ciclo da morte e renascimento. iG São Paulo | 10/02/2013

49 monções Verão: O continente se aquece mais rapidamente que o oceano; O continente se aquece mais rapidamente que o oceano; Forma-se um centro de baixa pressão atmosférica sobre o continente atraindo os ventos do oceano (onde a menor temperatura gera zonas de alta pressão); Forma-se um centro de baixa pressão atmosférica sobre o continente atraindo os ventos do oceano (onde a menor temperatura gera zonas de alta pressão); As fortes chuvas ajudam na rizicultura (arroz). As fortes chuvas ajudam na rizicultura (arroz). Inverno: Situação inversa: os ventos sopram do continente para o oceano, caracterizand o uma estação seca.

50 Agricultura de jardinagem - Ásia de Monções Terraceamento (plantio em curvas de nível) Plantio em vales fluviais inundados

51

52

53 Ásia Oriental O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático onde vivem as populações de China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Taiwan, Hong Kong, Mongólia e Macau.

54 Clima subtropical e temperado China, Japão e Coréias estações bem definidas média anual inferior a 20°

55 coréia do sul Tóquio, onde também se localiza a capital do país.

56

57 Hidrelétrica de Três Gargantas

58 Curiosidades da China -A polícia não tem armas. Aliás, ninguém carrega armas, e o crime praticamente não existe entre os civis. Também pudera, aquela clássica história do criminoso ser executado e a bala ser cobrada da família assusta qualquer um. A China é o país que mais executa prisioneiros no mundo. -O que nós chamamos de boa educação e higiene não se aplica na China. Os banheiros são apertados, fedidos e com apenas um buraco no chão. As pessoas urinam no meio da rua. Soltar puns em público é com eles mesmos. -O que chama mais atenção é o hábito de cuspir : Chineses cospem em qualquer lugar, e se você der mole, pode levar uma cusparada acidental, pois a medicina tradicional chinesa acredita que seja danoso engolir a saliva. E fuma-se até em aviões na China. -Os bebês chineses andam com a bunda de fora. Sim, as roupas têm buracos no bumbum do bebê. E em último caso, vai na rua mesmo. As fábricas de fraldas devem adorar isso.

59 Curiosidades do Japão Eles evitam se tocar. Cumprimentam-se com reverências, não são adeptos de abraços e apertos de mão; Nunca coloque as mãos nos bolsos quando conversar com um japonês. É extrema falta de educação; As meninas não podem pintar o cabelo ou furar a orelha antes de entrar na universidade; Meninos vão ao salão de beleza; Você já reparou que os games japoneses não mostram sangue? Todos os tipos de jogos, inclusive de luta são proibidos mostrar sangue; As crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores; Um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde", pode ter salários de USD por mês e está sujeito a provas escritas e oral; No Japão é proibido o uso de celulares em restaurantes; Enquanto no Brasil, apenas 13% da população tem acesso ao nível superior, no Japão 80% da população frequenta a universidade;

60

61 O mapa mundi dos japoneses é diferente!!! Qual área é privilegiada neste mapa? Por que este tipo “ponto de vista”?

62 SUDESTE ASIÁTICO A região é cortada pela linha do Equador, constituindo um espaço com características variadas, localizado entre os oceanos Indico e Pacífico, representando uma passagem obrigatória na longa rota marítima do Oriente. Os países que compõe a região são: Tailândia, Vietnã, Laos, Camboja, Malásia, Brunei, Cingapura, Filipinas e Indonésia. Entre os vários arquipélagos que formam a região, dois se destacam pelo número de ilhas. Indonésia: mais de dez mil e Filipinas: mais de sete mil.

63 Grande número de ilhas e arquipélagos no sudeste asiático Formação geológica recente; Sujeita a terremotos e vulcanismos; No arquipélago da Indonésia existem mais de setenta vulcões ativos; A intervenção humana na natureza tem provocado graves problemas ecológicos.

64

65

66 Diversidade Cultural e Religiosa na Ásia Muitas também são as religiões praticadas na Ásia: o confucionismo, na China; – o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos o xintoísmo, no Japão; – termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”; – constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista.

67 o islamismo, no Oriente Médio e na Ásia Central; – Maomé. Nascido em Meca, no ano 570 O judaísmo, em Israel o hinduísmo e o budismo, na Ásia Meridional e no Sudeste Asiático; Alcorão, livro sagrado do Islamismo


Carregar ppt "Professora: Luiza de Marilac 9º ano - Santos Anjos JF."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google