A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORTODOXOS, 1 1 Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. 2 Alguns.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORTODOXOS, 1 1 Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. 2 Alguns."— Transcrição da apresentação:

1 ORTODOXOS, 1 1 Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. 2 Alguns modernos sustentam não se poder assegurar com certeza que haja sete sacramentos (este número não consta nem na Escritura nem nos Santos Padres e não vêem nenhuma razão para aceitar o decreto tridentino). 3 Outros querem incluir como sacramento o Santo Hábito, a virgindade, a profissão monástica, a consagração e a dedicação das igrejas, etc.

2 ORTODOXOS, 2 BAPTISMO Reconhecem apenas a tripla imersão. Nos nossos dias chegam a admitir a validez do Baptismo por ablução ou por aspersão mas não a sua licitude. Negam a validez do Baptismo ad- ministrado por hereges, e mesmo por católicos (em algumas comuni- dades chegam a rebaptizar os pró- prios orientais católicos quando algum passa para a ortodoxia).

3 ORTODOXOS, 3 CONFIRMAÇÃO Negam o carácter definitivo da Confirmação. Mas, por a considerarem como com- plemento do Baptismo, entre eles não é preciso repeti-la. Pelo contrário, sim que a repetem com os convertidos à Igreja ortodoxa, ou com os apóstatas.

4 ORTODOXOS, 4 EUCARISTIA Consideram ilícito o uso do pão ázimo (alguns defenderam mesmo a sua invalidez). Sustentam que a transubstanciação se realiza definitivamente não pelas próprias palavras da Consagração, mas pela epiclese que se lhes segue (epiclese = invocação para pedir a Deus Pai que se digne enviar o Espírito Santo sobre o pão e o vinho a fim de os transformar no Corpo e no Sangue de Cristo). Comunhão sob ambas as espécies: ilegitimidade do que preva- leceu na Igreja latina. Necessário em ordem à salvação eterna.

5 ORTODOXOS, 5 PENITÊNCIA O mesmo núcleo que na Igreja católica, mas nota-se certa influência protestante: quem absolve invisivelmente os pecados é o próprio Cristo, e o sacerdote só se limita a anunciar o perdão. As penitências que o confessor impõe não têm valor satisfatório, mas apenas pedagógico ou medicinal.

6 ORTODOXOS, 6 UNÇÃO DOS DOENTES 1. Para eles, efeito principal = a saúde corporal. 2. Rejeitam como efeito a consolação da alma nas lutas da agonia. Não fazem menção da supressão das relíquias do pecado e da remissão da pena temporal. Não negam os efeitos sobrenaturais de perdoar os pecados, mas não como efeito primário. 3. Como consequência, administra-se não só aos doentes graves, mas a todo o tipo de doentes. Às vezes mesmo aos sãos como remédio preventivo da própria doença.

7 ORTODOXOS, 7 ORDEM Sem diferenças excepto no século XIX, em que se questionou o carácter indelével. Voltam a admiti-lo novamente. Aspecto disciplinar: o celibato é opcional. Se quiserem, os candidatos podem contrair matrimónio antes de receber o diaconado, mas não depois.

8 ORTODOXOS, 8 MATRIMÓNIO 1. Ministro: passado algum tempo, apareceu a doutrina de que o ministro é o sacerdote. 2. Principal divergência: o alcance que dão à indissolubilidade. Admitem o divórcio por razões de adultério, de doença incurável ou contagiosa e de outras causas. 3. Mais rigidez em relação a ulteriores ligações após o falecimento de um dos cônjuges: autorizam o terceiro com restrições e equiparam o quarto à poligamia.


Carregar ppt "ORTODOXOS, 1 1 Doutrina sacramentária geralmente igual à católica. Diferenças mais propriamente disciplinares. A definição de sacramento coincide. 2 Alguns."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google