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Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto 2011.2.

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto 2011.2."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto

2 Conceito de Conhecimento: é uma relação que se estabelece a partir da atividade consciente de um sujeito em relação a um objeto, de modo a constituir, naquele, uma representação ou imagem deste.

3 Conceito: é aquilo que se dá a conhecer pelo sujeito, que se manifesta para a consciência e para a razão conhecedora do sujeito Fatos Fatos Fenômenos Fenômenos Real/realidade Real/realidade

4 Conceito: é o ser que conhece e age sobre o objeto buscando conhecê-lo. Racional (dotado de razão) Racional (dotado de razão) Cultural, social, histórico Cultural, social, histórico Perceptual (dotado de percepção) Perceptual (dotado de percepção) Linguístico (dotado de linguagem) Linguístico (dotado de linguagem)

5 Conceito: é a maneira como a qual a razão ou o entendimento do sujeito organiza e armazena na memória as informações captadas do objeto. Mental Mental Formal (abstrata) Formal (abstrata) Aproximativa Aproximativa

6 Conceito: ramo da Filosofia que se dedica a investigar a questão do conhecimento, sua natureza, validade, extensão e modos de obtenção. É estritamente ligada à Ontologia (Teoria do Ser), a qual se dedica a investigar a natureza ou essência do ser. Questão Central para a Epistemologia: Como é possível (se é que é) se alcançar o conhecimento verdadeiro ?

7 Concepções de Verdade: Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah

8 Questões Principais sobre o Objeto: Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ?

9 Questões Principais sobre o Sujeito: A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ?

10 Questões Principais sobre as Representações: As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento

11 Diz-se que o sujeito conhece quando é afetado de algum modo pelo objeto, ou seja, tem seu comportamento alterado de certa forma pelo objeto. Este, todavia, continua a transcender o sujeito, que passa a se referir a ele por intermédio das representações.

12 1 - O conhecimento provém do objeto = empirismo Ênfase no papel da experiência, dos sentidos e da percepção Método Indutivo (indução) Conhecimento Sensível Matéria do Conhecimento 2 – O conhecimento provém do sujeito = racionalismo Ênfase no papel da razão Método Dedutivo Conhecimento Intelectual Forma do Conhecimento

13 Teorético Teorético Empírico Empírico Prático Prático Técnico Técnico Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição

14 Popular, Comum ou do Senso Comum Religioso e Mistíco/Mítico Filosófico Artístico (fruição estética ou inspiração estética) Intuitivo Científico

15 Os diferentes tipos de conhecimento não se distinguem pela sua maior ou menor adequação à verdade, pois essa se mantém de algum modo inacessível, mas sim pelos seguintes fatores: Tipo de Problema (fato, fenômeno, realidade) que se propõem a conhecer Tipo de Expectativa que se propõem a satisfazer Tipo de Discurso de que se utilizam Tipo de Representação (não mental) que geram


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