A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR Ana Julia Schmidt e Isabelli Lopes Guimarães e Tecnologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR Ana Julia Schmidt e Isabelli Lopes Guimarães e Tecnologia."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR Ana Julia Schmidt e Isabelli Lopes Guimarães e Tecnologia e suas Aplicações na Agricultura Familiar Orientadora: Prof.ª Esp. Bruna Damiani

2 Introdução As ferramentas e instrumentos utilizados atualmente no campo agrícola familiar já não são mais rudes como antigamente, e sim, tecnológicos. Muitos produtores estão utilizando produtos cada vez mais avançados que vêm melhorando gradativamente o trabalho na agricultura familiar de pequeno porte, porém os produtores familiares não conseguem competir com os produtores de grande porte, e acabam tendo seus produtos desvalorizados, pois não têm acesso às tecnologias.

3 Ferramentas sem tecnologia utilizadas pelos produtores agrícolas Ferramentas com tecnologia utilizadas pelos produtores agrícolas

4 Principais diferenças entre a Agricultura Camponesa e Agronegócio

5 Objetivo Mostrar para as pessoas e produtores rurais que seu trabalho na lavoura pode ser facilitado com o uso das diversas tecnologias disponíveis, como por exemplo, a biotecnologia e a hidroponia. Horta hidropônica.

6 Tecnologia Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam resolver problemas para facilitar a vida das pessoas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas da pesquisa.

7 Agricultura familiar Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, portanto não apresenta funcionários assalariados e serve como fonte se subsistência para o agricultor.

8 Uso da tecnologia na agricultura familiar A “revolução” da agricultura familiar começou com a introdução de maquinários e tecnologias diversificadas na lavoura. Embora, em muitos lugares a tecnologia não tenha chegado em grande quantidade, nos lugares onde ela se encontram em maior escala já faz grande diferença na vida dos agricultores.

9  O programa mais alimentos é uma iniciativa do governo brasileiro, que empresta dinheiro para produtores de pequeno e médio que pretendem melhorar a sua infraestrutura  Este programa ajuda esses produtores pois disponibiliza um valor alto, até dez anos para quitas as dividas e juros muito baixos.

10  Agricultores familiares: acesso à tecnologia e assistência técnica por região. Dados do ano de 2010 Região do Brasil Uso da assistência técnica Uso da energia elétrica Uso de adubo Faz conservaçã o do solo Nordeste2,718,716,86,3 Centro- Oeste 24,945,334,213,1 Norte5,79,39,00,7 Sudeste22,756,260,624,3 Sul47,273,577,144,9

11 Metodologia Saída de Campo Pesquisa no Laboratório de Informática Pesquisa com Agricultor

12 Foto do sistema de abastecimento de água e nutrientes semi-hidropônico de um sítio no Rio Grande do Sul, Brasil.  Na semi-hidroponia as plantas são colocadas em plásticos onde ficam interligadas por canos que levam água e nutrientes as mudas.

13 Visita técnica no sítio de um agricultor que utiliza incentivos do Mais Alimento e tecnologia Durante a visita técnica o agricultor nos disponibilizou algum morangos semi-hidropônicos para degustação

14 Resultados e Analises de Dados  Os resultados da pesquisa foram baseados na resposta de um agricultor familiar, que usa os incentivos do governo e as tecnologias presentes na região onde o seu sítio está localizado.

15 Conclusão Ao término da investigação, constatou-se que existem vários tipos de tecnologias que podem ser usadas para ajudar na processo da agricultura familiar. Mesmo com tantos agricultores já aproveitando os benefícios da tecnologia e da infraestrutura que o governo oferece a essas pessoas, algumas ainda não têm acesso como, por exemplo, agricultores da Região Nordeste do país, pois falta capital para organizar a infraestrutura.

16 Referências Bibliográficas Revista Vestibular Agricultura GOV. Disponível Acessado em 05 de agosto de Gustavo Goustler. Depoimento (agosto 2014). Entrevistador: Ana Julia Schmidt. Estância Velha – RS. Entrevista concedida para o Projeto: MOSTRACLAK.


Carregar ppt "TECNOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES NA AGRICULTURA FAMILIAR Ana Julia Schmidt e Isabelli Lopes Guimarães e Tecnologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google