A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização."— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização do Netbeans

3 TUTORIAL JAVA

4 Provavelmente JRE já está instalado no computador, o Java Runtime Environment, serve para rodar as aplicações em Java, como o site daquele banco ou aquele jogo on-line. Instalar o JDK e o NetBeans  JDK, o Java Development Kit, é o Kit de Desenvolvimento em Java, caso você não tenha o JRE, ele contém o JRE.  A IDE, o NetBeans, é um programa do próprio site da Oracle, criadora do Java. Esse programa já compila e roda automaticamente os códigos que você escreve, além de checar erros, auto-completar seus códigos, mostrar visualmente os arquivos de seu programa (se for um projeto grande, terá dezenas de arquivos) além diversas de outras funcionalidades. Além da instalação ser totalmente automatizada.   O necessário para começar a programar em Java

5 Preparar o Ambiente Java!! Atividade!

6 Agora que já instalou o JDK e o NetBeans, está na hora de criar o seu primeiro programa em Java! Abra seu NetBeans. Vá em File, depois em New. Você verá uma série de opções. São as possibilidades de se programar em Java, os tipos de aplicações etc. No nosso caso é 'Java' em 'Categories' em 'Projects' escolha 'Java Application'. Clique em Next.

7

8 Dê o nome ao seu projeto em 'Project Name'. Isso é importante. Escolha nomes fáceis, sem acentuação e sem espaços. Vamos escolher 'Primeiro'. Em 'Project Location' ficará a pasta onde ficará guardado seus projetos. Então escolha um lugar fácil e bacana também. Crie um local se precisar. Clique em Finish.

9

10 Pronto, você vai iniciar sua primeira aplicação em Java. Note que apareceu uma tela com várias coisas escritas. No futuro isso vai ser útil para você, mas por hora, não. Vamos passar o código para você escrever, compilar e ver resultado. Depois explicaremos cada detalhe do código, como funciona, para que serve e tal. Vamos lá, digite exatamente o código a seguir (sim, exatamente, pois a linguagem Java é case sensitive, ou seja, main é algo totalmente diferente de Main, e isso vale para classes, objetos, métodos, variáveis etc, como veremos ao longo do curso):

11 public class Primeiro { public static void main( String [] args) { System.out.println("Meu primeiro programa em Java!"); }

12 Está vendo aquela setinha verde ali? Do lado de um martelo e uma vassoura? Se você pousar o mouse em cima verá 'Run Main Project'. Clique nela. Seu projeto será compilado e irá rodar.

13

14 O resultado do seu programa irá aparecer na tela debaixo, a frase: 'Meu primeiro programa em Java!" Caso não apareça, certifique-se de que não escreveu nada de errado. Aqui vai uma dica preciosa: embora eu vá te mostrar os códigos, sempre, mas SEMPRE digite os seus códigos! É um habito que tem que ter! Não fique copiando e colando, pois não vai aprender nada! Porém, se digitar tudo que for passado aqui, aos poucos irá memorizando e sem fazer esforço algum, irá aprender naturalmente. Caso tenha dado algum erro, poste na área de comentários. Caso tenha dado tudo ok, parabéns, você já programou em Java. No próximo artigo explicarei o que você fez, o motivo disso tudo ter acontecido, faremos algumas alterações, erraremos de propósito para o NetBeans nos avisar do erro e tentarmos consertar etc.

15 Atividade! Compile e execute o aplicativo “Hello World”

16 1. /* Meu programa Java */ 2. public class HelloWorld 3. { 4. public static void main (String args[ ]) 5. { 6. System.out.println (“Hello, World!”); 7. } // da rotina main 8. } // da class

17 Linha 2: public class HelloWorld Esta linha utiliza a palavra reservada class para declarar que uma nova classe será definida aqui. HelloWorld é o nome usado para identificar a classe. Toda a definição da classe, inclusive todo o código e os dados, estará entre a chave de abertura “{“ e a chave final “}” que se encontram nas linhas 5 e 8 deste exemplo. Começamos a entender

18 Linha 4: public static void main (String args[ ]) A linha 4 contém a declaração do método main. O método main é simplesmente um ponto de partida para o interpretador Java. É por onde será iniciada a execução. O método main deverá sempre ser declarado na forma acima.

19 Linha 6: System.out.println (“Hello, World!”); Esta linha executa o método println do objeto out. Este objeto é uma instância da classe OutputStream e foi declarado como variável de classe (static) na classe System. Este método imprime na tela uma mensagem texto, no caso, “Hello, World!”. Por causa do modelo de objeto, uma saída simples de console é complicada para entender. Por isso, até aprofundarmos o conteúdo suficientemente, pense apenas em System.out.println como um método para impressão na tela (saída do console).

20 Saídas Simples usando print, println e printf Vamos falar a respeito das maneiras de mostrar mensagens na tela, que incluem:  System.out.println  System.out.print  System.out.printf

21 Não, isso não é bobagem...desde o momento que você liga o computador, até nos seus jogos e Facebook, mensagens são mostradas na sua tela. São muito importantes e uma das funções mais usadas pelos dispositivos digitais.

22 Pra começar, vá no seu projeto 'Primeiro' e altere a linha: System.out.println("Meu primeiro programa em Java!"); Por: System.out.print("Meu segundo programa em Java!");projeto Como exibir um texto em Java

23 Além do fato de não ser mais o primeiro, mas segundo programa que você criou, qual outra diferença você notou após compilar e rodar? É capaz de descobrir só olhando? É fácil ver que ao final da frase, a mensagem 'BUILD SUCCESSFUL (total time: 0 seconds)' não está mais abaixo da 'Meu segundo programa em Java!', e sim ao lado.

24 Já sei! Depois da frase, vou dar um enter! Vai ficar assim: System.out.print("Meu segundo programa em Java!" + ""); (Esse + "" apareceu sozinho) Compilei, rodei e...deu na mesma. Sim, por quê? Pro Java, dá na mesma. Pode apertar enter mil vezes que vai continuar igual.

25 O 'ln' de 'println' é de 'line', pois essa função imprime uma linha, e linha inclui uma quebra de linha (ou newline, ou \n, ou [enter], ou parágrafo). Ou seja, a função 'print' não inclui essa quebra. Como colocar essa quebra no 'print'? Existe um símbolo especial para isso, é o '\n'. Teste aí: System.out.print("Meu segundo programa em Java!\n");

26 Agora foi né? Ok! Então, como faríamos para aparecer na tela: Programação Progressiva Assim: System.out.println("Programação"); System.out.println("Progressiva"); Ou assim? System.out.print("Programação\n"); System.out.print("Progressiva\n");

27 Qual destes códigos é o certo? Qual é o melhor? Por que usar um e não o outro? Aqui vem um aspecto bacana da programação. Não exige maneira certa de escrever o código. Se as duas formas tem o mesmo resultado, podemos usar as duas formas. Vai depender de sua criatividade. É bem comum quebrarmos a cabeça, fazermos um programa de centenas de centenas de linhas, aí vem alguém e resolve em 20 ou 30 linhas.

28 Programação depende do seu raciocínio, do seu jeito de pensar. É algo pessoal. Teste agora: System.out.printf("Programação Progressiva"); E depois: System.out.printf("Programação Progressiva\n"); E por fim: System.out.printf("Programação Progressiva" + "");

29 Notou a diferença? Calma, não te trollei. O 'f' de 'printf' é referente a formatação, serve pra quando você for colocar números, strings (textos), alinhar e fazer outros tipos de formatação usando as saídas. Veremos isso melhor em outros artigos.

30 Vamos em frente !!! UFA !!!

31 Vamos seguir para o próximos slide(continuação) Lá teremos exercícios para serem resolvidos!!


Carregar ppt "Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Tutorial de Utilização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google