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Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva

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Apresentação em tema: "Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva
Linguagem de Padrões para Apoiar o Projeto de Material Instrucional para EAD Americo Talarico Neto Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva

2 Tópicos Introdução Contextualização Trabalho Realizado
EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas Trabalho Realizado Estudos de Caso Análises dos Resultados A Linguagem de Padrões para EAD Trabalhos Futuros

3 Introdução Objetivos do Trabalho:
Apoio pedagógico e tecnológico ao professor, no projeto de material instrucional para sistemas de Educação à Distância (EAD). Promover a integração de educadores e profissionais de computação por meio de uma linguagem comum – a Linguagem de Padrões.

4 Contextualização EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas

5 EAD Sistema Educacional atual forma profissionais com conhecimentos defasados. EAD: Flexibilidade de tempo e espaço, abrangência do conhecimento Separação aluno e professor, tempo+espaço Auto-Estudo Problemas na criação de material instrucional para EAD via Internet. Aplicação da tecnologia à aprendizagem Novas metodologias de ensino

6 EAD - Problemática e Desafios
Dificuldade em balancear a quantidade de informação. Homogeneidade dos materiais instrucionais. Falta de clareza no preparo do material instrucional. Não engajamento do aluno no estudo apoiado por computador. Desafios: Encorajar o maior envolvimento de professores e estudantes no processo do uso de tecnologias de informação e comunicação. Preencher a lacuna entre tecnologia e pedagogia.

7 Estratégias Cognitivas
Processo de Aquisição do Conhecimento Percepção Sensorial Memória de Trabalho Memória de Longa Duração (processamento ativo, armazenamento e recuperação) Automação e Formação de Esquemas

8 Estratégias Cognitivas - Conceito
“Capacidades internamente organizadas que o aluno usa para guiar seus próprios processos de atenção, aprendizagem, memória e pensamento” (Gagné, 1974). Minimizar a Carga Cognitiva na Memória de Trabalho durante contato com o Material Instrucional

9 Estratégias Cognitivas Selecionadas
Estratégias de Judith Liebman: Organização: semelhanças-diferenças, vantagens-desvantagens Estruturação: organizações visuais da informação Metáforas e Analogias Mapas de Conceito: representações gráficas da informação Ensaios: mantém a informação sendo processada na memória de trabalho Organizadores de avanço: conectores ou pontes

10 Padrões e Linguagem de Padrões
Pattern Standard Guidelines X X Padrão Norma Diretiva Contexto + Problema Solução ISO : Definição de Usabilidade “Conheça a população de usuários”

11 Padrões - Conceito Início na Arquitetura com Christopher Alexander
Solução (Experiência, Comprovada , Reuso) para um Problema (Recorrente) em um determinado Contexto (Instâncias) Padrões não são criados ou inventados Eles são identificados por um princípio de invariância São uma ferramenta útil para registrar as experiências de projetos Qualidade Sem Nome “verdade essencial que satisfaz as necessidades humanas e inclui aspectos como perfeição, harmonia e adaptabilidade”

12 Padrões - Benefícios Formato de Apresentação
Fornecimento de um vocabulário de comunicação Entre a equipe de desenvolvimento Melhoram a comunicação Equipe de desenvolvimento e usuários do sistema Permitindo que usuários finais opinem nas decisões de projeto e que se expressem melhor Captura de experiência Transferência de conhecimentos entre pessoas com níveis de experiência diferentes

13 Padrões – Formato - Arquitetura
Número + Nome + **Confiança Ilustração Contexto Problema Problema Detalhado Solução Diagrama Referências

14 Padrões – Formato - IHC Nome Exemplos Usado Quando Porquê Como

15 Padrões – Formato - IHC Exemplos

16 Linguagem de Padrões Divide o problema geral e sua solução complexa em um número de problemas relacionados com suas respectivas soluções Cada par problema/solução será um Padrão Padrões devem estar relacionados, especialmente nos elementos Contexto e Padrões Relacionados A Linguagem de Padrões de Borchers

17 Trabalho Realizado Proposta de Trabalho Estudos de Caso realizados
Análises dos Resultados obtidos

18 Proposta de Trabalho Propor uma Linguagem de Padrões para EAD que:
Apóie o professor na tarefa de projetar material instrucional para EAD Forneça um vocabulário comum aos participantes (equipe multidisciplinar) do projeto de material instrucional para EAD

19 Estudos de Caso Hipótese: Estratégias Cognitivas aumentam a usabilidade do material instrucional. Observar se elas podem ser vistas como soluções para problemas recorrentes nesse contexto Avaliações de Usabilidade Método Analítico – Av. Heurística Método Empírico – Testes com Usuários

20 Linguagem de Padrões para EAD
Estudos de Caso 1 e 2 Professor projeta Material Instrucional Avaliações de Usabilidade Linguagem de Padrões para EAD

21 Estudos de Caso 1 e 2 Especialista nas Estratégias Cognitivas, organiza o material Observação dos locais de inserção de estratégias Avaliações de Usabilidade

22 Análises Há a recorrência de alguns problemas em determinados pontos dos materiais instrucionais. Para a resolução desses problemas semelhantes foram utilizadas soluções baseadas nas Estratégias Cognitivas selecionadas. O tempo de estudo com Estratégias Cognitivas 19% menor do que nos materiais elaborados sem estratégias. A satisfação de uso, medida pelo questionário SUMI, detectou que o material com estratégias deixou os alunos mais satisfeitos. Os materiais instrucionais projetados com as Estratégias Cognitivas possuem, em média, 35% a menos problemas detectados pelas avaliações heurísticas e 50% a menos desses problemas com grau de severidade alto. Foram coletados depoimentos significativos dos alunos dos materiais instrucionais, que solicitaram projeto navegacional melhor melhorar a visibilidade do status do sistema, estruturar melhor o texto e incluir exemplos.

23 Estudo de Caso 3 Set the Stage Padrões
Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

24 Estudo de Caso 3 Navegable Spaces Padrões
Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

25 Estudo de Caso 3 Overview Beside Detail Padrões
Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

26 Mapeamento Estratégia/Padrão (slide1/3)
Mapa de Conceito = Knowledge View

27 Mapeamento Estratégia/Padrão(slide2/3)
Organizador de Avanço = Linkage

28 Mapeamento Estratégia/Padrão(slide3/3)
Estruturação + Diferenciação Progressiva = TopDown

29 Linguagem de Padrões para EAD
Características da Linguagem Organização dos Padrões na Linguagem Opções de Extensão Trabalhos Futuros

30 Linguagem de Padrões para EAD
Seleção de 12 Padrões Pedagógicos: Planejamento de uma aula virtual; Formas para realizar Retenção de Conhecimento Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Retention Types Breaks Review After Breaks Exercises Explorative Learning Collaborative learning Diferent Exercises Levels Virtual Lectures

31 Linguagem de Padrões para EAD
Proposta de 6 Padrões baseados em Estratégias Cognitivas: Organização e estruturação do conteúdo pela interface; Linkage Knowledge View Knowledge Retention In Practice TopDown Means the Same

32 Linguagem de Padrões para EAD
Safe Place Seleção de 17 Padrões De IHC: Aspectos relativos à interação e layout; Aspectos relativos à navegação; Repeted Framework Navegable Spaces Set the Stage Graphics Color Displaying Page Content Control Panel Searching Central working surface Progress Step by Step Overview Beside Detail Small Group of Related things Bring the Show to an end Go Back Go Forward

33 Linguagem de Padrões para EAD
Set the Stage Displaying Page Content Navegable Spaces Progress Step by Step Go Back Go Forward Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Control Panel Graphics Color Knowledge View Retention Bring the Show to an end TopDown Means the Same Linkage Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative learning Types Exercises Diferent Levels Breaks Review After Breaks In Practice

34 Organização dos Padrões
O Padrão A deve ser utilizado antes do Padrão B (no sentido de poder ser utilizado para se ter mais certeza de sucesso). Vê-se nesse caso um tipo de ordenação temporal. Os Padrões B e D compartilham um contexto comum. O Padrão C é um modo de se utilizar o Padrão A. Vê-se nesse caso um tipo de especialização. Grupo Padrão A Padrão B Padrão D Padrão C

35 Nível de abstração 1 Grupo de Padrões 1 Nível de abstração 2 Grupo de
Plan Nível de abstração 1 Adapt to Participant background Active Student Explorative Learning Collaborative learning Let them Decide Virtual Lectures Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 3 Grupo de Padrões 2 Set the Stage Repeted Framework Knowledge View Knowledge Retention Navegable Spaces Graphics Linkage Bring the Show to an end Color Safe Place In Practice TopDown Displaying Page Content Retention Types Exercises Central working surface Searching Diferent Exercises Levels Means the Same Control Panel Progress Breaks Step by Step Overview Beside Detail Small Group of Related things Review after Breaks Go Back Go Forward

36 Collaborative learning
Nível de Abstração 1: Grupo de Padrões 1 Plan Active Student Adapt to Participant background Explorative Learning Collaborative learning Let them Decide Searching Virtual Lectures Linkage Set the Stage Nível de abstração 1 Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 2 Grupo de Padrões 3

37 Nível de Abstração 2: Nível de abstração 1 Nível de Abstração2
Virtual Lectures Nível de abstração 1 Nível de Abstração2 Grupo de Padrões 2 Knowledge View Knowledge Retention Bring the Show to An end Linkage In Practice TopDown Means the Same Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels Breaks Review after Breaks

38 Displaying Page Content
Nível de Abstração 3: Virtual Lectures Nível de abstração 1 Nível de abstração 2 Grupo de Padrões 3 Set the Stage Repeted Framework Navegable Spaces Graphics Safe Place Color Displaying Page Content Central working surface Searching Control Panel Progress Step by Step Go Back Go Forward Overview Beside Detail Small Group of Related things

39 Opções de Extensão (slide1/3)
Novos Tipos de Aprendizagem Active Student Explorative Learning Collaborative Learning Learning by Doing by Observing Virtual Lectures Simulations

40 Opções de Extensão (slide2/3)
Novas maneiras de realizar a Retenção de Conhecimento Grupo de Padrões 2 Knowledge Retention RetentionTypes Tables Comparisons Exercises Diferent ExercisesLevels

41 Opções de Extensão (slide3/3)
Problemas mais específicos de Busca Searching Advanced Search Simple Site Map Wizard Grupo: Tipos de Buscas Search Area Search Results Grupo: Resultados de Buscas Overview Beside Detail Small Group of Related things

42 Trabalhos Futuros Extensão da LP proposta.
Realização de Estudos de Caso. Criação de uma ferramenta que permita o projeto e a edição de material instrucional para EAD que incorpora a LP proposta.

43 Encerramento Obrigado pela Atenção! Contato: junia@dc.ufscar.br


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