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Linguagem de Padrões para Apoiar o Projeto de Material Instrucional para EAD Americo Talarico Neto Orientadora: Prof.

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1 Linguagem de Padrões para Apoiar o Projeto de Material Instrucional para EAD Americo Talarico Neto Orientadora: Prof. Dra Júnia C.A. Silva

2 2 Tópicos Introdução Contextualização EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas Trabalho Realizado Estudos de Caso Análises dos Resultados A Linguagem de Padrões para EAD Trabalhos Futuros

3 3 Introdução Objetivos do Trabalho: Apoio pedagógico e tecnológico ao professor, no projeto de material instrucional para sistemas de Educação à Distância (EAD). Promover a integração de educadores e profissionais de computação por meio de uma linguagem comum – a Linguagem de Padrões.

4 4 Contextualização EAD Linguagem de Padrões Estratégias Cognitivas

5 5 EAD Sistema Educacional atual forma profissionais com conhecimentos defasados. EAD: Flexibilidade de tempo e espaço, abrangência do conhecimento Separação aluno e professor, tempo+espaço Auto-Estudo Problemas na criação de material instrucional para EAD via Internet. Aplicação da tecnologia à aprendizagem Novas metodologias de ensino

6 6 EAD - Problemática e Desafios Problemática: Dificuldade em balancear a quantidade de informação. Homogeneidade dos materiais instrucionais. Falta de clareza no preparo do material instrucional. Não engajamento do aluno no estudo apoiado por computador. Desafios: Encorajar o maior envolvimento de professores e estudantes no processo do uso de tecnologias de informação e comunicação. Preencher a lacuna entre tecnologia e pedagogia.

7 7 Estratégias Cognitivas Processo de Aquisição do Conhecimento Percepção Sensorial Memória de Trabalho Memória de Longa Duração (processamento ativo, armazenamento e recuperação) Automação e Formação de Esquemas

8 8 Estratégias Cognitivas - Conceito “Capacidades internamente organizadas que o aluno usa para guiar seus próprios processos de atenção, aprendizagem, memória e pensamento” (Gagné, 1974). Minimizar a Carga Cognitiva na Memória de Trabalho durante contato com o Material Instrucional

9 9 Estratégias Cognitivas Selecionadas Estratégias de Judith Liebman: Organização: semelhanças-diferenças, vantagens-desvantagens Estruturação: organizações visuais da informação Metáforas e Analogias Mapas de Conceito: representações gráficas da informação Ensaios: mantém a informação sendo processada na memória de trabalho Organizadores de avanço: conectores ou pontes

10 10 Padrões e Linguagem de Padrões PatternStandardGuidelines Padrão Norma Diretiva ISO : Definição de Usabilidade “Conheça a população de usuários” Contexto + Problema + Solução

11 11 Padrões - Conceito Início na Arquitetura com Christopher Alexander Solução (Experiência, Comprovada, Reuso) para um Problema (Recorrente) em um determinado Contexto (Instâncias) Padrões não são criados ou inventados Eles são identificados por um princípio de invariância São uma ferramenta útil para registrar as experiências de projetos Qualidade Sem Nome “verdade essencial que satisfaz as necessidades humanas e inclui aspectos como perfeição, harmonia e adaptabilidade”

12 12 Padrões - Benefícios Formato de Apresentação Fornecimento de um vocabulário de comunicação Entre a equipe de desenvolvimento Melhoram a comunicação Equipe de desenvolvimento e usuários do sistema Permitindo que usuários finais opinem nas decisões de projeto e que se expressem melhor Captura de experiência Transferência de conhecimentos entre pessoas com níveis de experiência diferentes

13 13 Número + Nome + **Confiança Problema Problema Detalhado Solução Diagrama Referências Ilustração Contexto Padrões – Formato - Arquitetura

14 14 Padrões – Formato - IHC Porquê Exemplos Usado Quando Nome Como

15 15 Padrões – Formato - IHC Exemplos

16 16 Linguagem de Padrões Divide o problema geral e sua solução complexa em um número de problemas relacionados com suas respectivas soluções Cada par problema/solução será um Padrão Padrões devem estar relacionados, especialmente nos elementos Contexto e Padrões Relacionados A Linguagem de Padrões de Borchers

17 17 Trabalho Realizado Proposta de Trabalho Estudos de Caso realizados Análises dos Resultados obtidos

18 18 Proposta de Trabalho Propor uma Linguagem de Padrões para EAD que: Apóie o professor na tarefa de projetar material instrucional para EAD Forneça um vocabulário comum aos participantes (equipe multidisciplinar) do projeto de material instrucional para EAD

19 19 Estudos de Caso Hipótese: Estratégias Cognitivas aumentam a usabilidade do material instrucional. Observar se elas podem ser vistas como soluções para problemas recorrentes nesse contexto Avaliações de Usabilidade Método Analítico – Av. Heurística Método Empírico – Testes com Usuários

20 20 Estudos de Caso 1 e 2 Linguagem de Padrões para EAD Professor projeta Material Instrucional Avaliações de Usabilidade

21 21 Estudos de Caso 1 e 2 Especialista nas Estratégias Cognitivas, organiza o material Observação dos locais de inserção de estratégias Avaliações de Usabilidade

22 22 Análises Há a recorrência de alguns problemas em determinados pontos dos materiais instrucionais. Para a resolução desses problemas semelhantes foram utilizadas soluções baseadas nas Estratégias Cognitivas selecionadas. O tempo de estudo com Estratégias Cognitivas 19% menor do que nos materiais elaborados sem estratégias. A satisfação de uso, medida pelo questionário SUMI, detectou que o material com estratégias deixou os alunos mais satisfeitos. Os materiais instrucionais projetados com as Estratégias Cognitivas possuem, em média, 35% a menos problemas detectados pelas avaliações heurísticas e 50% a menos desses problemas com grau de severidade alto. Foram coletados depoimentos significativos dos alunos dos materiais instrucionais, que solicitaram projeto navegacional melhor melhorar a visibilidade do status do sistema, estruturar melhor o texto e incluir exemplos.

23 23 Estudo de Caso 3 Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem Set the Stage Padrões

24 24 Estudo de Caso 3 Navegable Spaces Padrões Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem

25 25 Estudo de Caso 3 Overview Beside Detail Existem problemas que as Estratégias Cognitivas não resolvem Padrões

26 26 Mapeamento Estratégia/Padrão (slide1/3) Mapa de Conceito = Knowledge View

27 27 Mapeamento Estratégia/Padrão (slide2/3) Organizador de Avanço = Linkage

28 28 Mapeamento Estratégia/Padrão (slide3/3) Estruturação + Diferenciação Progressiva = TopDown

29 29 Linguagem de Padrões para EAD Características da Linguagem Organização dos Padrões na Linguagem Opções de Extensão Trabalhos Futuros

30 30 Linguagem de Padrões para EAD Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative learning Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels Breaks Review After Breaks Seleção de 12 Padrões Pedagógicos:  Planejamento de uma aula virtual;  Formas para realizar Retenção de Conhecimento

31 31 Linguagem de Padrões para EAD Knowledge View Knowledge Retention In Practice TopDown Means the Same Linkage Proposta de 6 Padrões baseados em Estratégias Cognitivas:  Organização e estruturação do conteúdo pela interface;

32 32 Linguagem de Padrões para EAD Set the Stage Displaying Page Content Navegable Spaces Progress Step by Step Go BackGo Forward Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Control Panel Graphics Color Seleção de 17 Padrões De IHC:  Aspectos relativos à interação e layout;  Aspectos relativos à navegação; Bring the Show to an end

33 33 In Practice Set the Stage Displaying Page Content Navegable Spaces Progress Step by Step Go BackGo Forward Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Control Panel Graphics Color Knowledge View Knowledge Retention Bring the Show to an end TopDown Means the Same Linkage Plan Active Student Adapt to Participant Background Let them Decide Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative learning Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels Breaks Review After Breaks Linguagem de Padrões para EAD

34 34 Grupo Padrão A Padrão C Padrão B Padrão D O Padrão A deve ser utilizado antes do Padrão B (no sentido de poder ser utilizado para se ter mais certeza de sucesso). Vê-se nesse caso um tipo de ordenação temporal. Os Padrões B e D compartilham um contexto comum. O Padrão C é um modo de se utilizar o Padrão A. Vê-se nesse caso um tipo de especialização. Organização dos Padrões

35 35 Grupo de Padrões 1 Active Student Plan Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative learning Adapt to Participant background Let them Decide Grupo de Padrões 2 Linkage Knowledge View Knowledge Retention Bring the Show to an end In Practice TopDown Means the Same Breaks Review after Breaks Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels Grupo de Padrões 3 Set the Stage Displaying Page Content Navegable Spaces Progress Step by Step Go Back Go Forward Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Control Panel Graphics Color Nível de abstração 1 Nível de abstração 2

36 36 Grupo de Padrões 3 Grupo de Padrões 2 Grupo de Padrões 1 Plan Explorative Learning Collaborative learning Adapt to Participant background Let them Decide Active Student Searching Virtual Lectures Linkage Set the Stage Nível de Abstração 1: Nível de abstração 1 Nível de abstração 2

37 37 Grupo de Padrões 2 Knowledge Retention Bring the Show to An end Linkage Knowledge View Breaks Review after Breaks Retention Types Exercises Diferent Exercises Levels In Practice TopDown Means the Same Virtual Lectures Nível de Abstração 2: Nível de abstração 1 Nível de Abstração2

38 38 Virtual Lectures Grupo de Padrões 3 Progress Step by Step Go Back Go Forward Navegable Spaces Set the Stage Searching Central working surface Overview Beside Detail Small Group of Related things Repeted Framework Safe Place Displaying Page Content Control Panel Graphics Color Nível de Abstração 3: Nível de abstração 2 Nível de abstração 1

39 39 Opções de Extensão (slide1/3) Novos Tipos de Aprendizagem Active Student Explorative Learning Virtual Lectures Collaborative Learning by Doing Learning by Observing Simulations

40 40 Opções de Extensão (slide2/3) Novas maneiras de realizar a Retenção de Conhecimento Grupo de Padrões 2 Knowledge Retention RetentionTypes Exercises Diferent ExercisesLevels TablesComparisons

41 41 Opções de Extensão (slide3/3) Searching Advanced Search Simple Search Site Map Wizard Grupo: Tipos de Buscas Search Area Search Results Grupo: Resultados de Buscas Overview Beside Detail Small Group of Related things Problemas mais específicos de Busca

42 42 Trabalhos Futuros Extensão da LP proposta. Realização de Estudos de Caso. Criação de uma ferramenta que permita o projeto e a edição de material instrucional para EAD que incorpora a LP proposta.

43 43 Encerramento Obrigado pela Atenção! Contato:


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