A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil."— Transcrição da apresentação:

1 Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoceNovember 24–25, 2008 Pontifícia Universidade Católica, Pôrto Alegre, RS Mary Eming Young MD DrPH Rede de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial

2 Resumo dos pontos-chave C arinho e cuidado cedo tem um decisivo e duradouro impacto sobre a forma como as pessoas desenvolvem, a sua capacidade de aprender, e a sua capacidade de regular emoções. Investir na primeira infância tem retorno maior, mesmo que seja apenas 20 anos depois.. Intervenções de compreensão cedo podem melhorar a vida das crianças vulneráveis, - nenhum setor pode fazer isso sozinho. Sistemática de acompanhamento e avaliação dos programas construirá o conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona.

3 Densidade Sinaptica 14 anos6 anosAo nascer

4

5 Formação do capital humano: um processo complexo durante o ciclo de vida Ambiente familiar / social ESCOLA Trabalh o FATORES COMBINAÇÃO DE (RISCO) : estimulação, nutrição, doenças, qualidade ambiental, violência... Programas integrados para a necessidade de um processo de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida; Fonte: Pedro Carneiro, Nov 2008

6 “Se a pobreza é uma doença que contamina toda uma comunidade na forma de desemprego e violência, não discriminando as escolas e lares, então não podemos simplesmente tratar os sintomas de forma isolada. Temos que curar a comunidade inteira. E temos de nos concentrar naquilo que realmente funciona ". Barak Obama em discurso no Harlem Children's Zone www.barackobama.com/2007/07/08www.barackobama.com/2007/07/08 p. 265 Whatever It Takes, 2008

7 “Desigualdade Infantil” - Estatística Nacional Norte Americana - Em 2006, eram 13 milhões de crianças pobres, um aumento de mais de 10% desde 2000. Dois de cada quatro bebês negros são nascidos na pobreza. Apenas 50% dos estudantes negros e 53% dos estudantes latino tem graduação no ensino médio com um diploma regular. 60% dos homens negros, em torno de 30 anos, que desistiram da escola, estiveram na prisão. Há 33% de chance de uma criança negra nascida em 2001 de ir para a prisão. Apenas 7% dos negros passam em matemática na oitava série. Em 2007, os 50 estados Americanos gastaram $ 44 bilhões de dólares em correções.

8 Disparidades no crescimento do vocabulário precoce 16 meses.24 meses.36 meses. Vocabulário Acumulado (Palavras) Pais com graduação universitária Pais da classe operária Pais de bem- estar Welfare Parents Idade da criança (Meses) 200 600 1200 Source: Hart & Risley (1995) Slide by The National Scientific Council on the Developing Child Famílias sem comunicação Famílias com comunicação moderada Famílias comunicativas

9 Diferença de vocabulário entre ricos e pobres de crianças entre 36 a 72 meses de idade no Equador Idade em meses Source: C. Paxson, N. Schady: Cognitive development among young children in Ecuador : The roles of wealth, health and parenting, The World Bank, Policy Research Working Paper, 3605, 2005. 0-5 yrs ME 6 yrs ME 7-11 yrs ME 12 or more ME mais ricos 25% por riqueza mais pobres 25%

10 Diferença na média de pontuação entre as escolas urbanas e rurais, terceira série UNESCO, 2008 MATEMÁTICA -20 0 20 40 60 80 Argentina Brazil Chile Colombia Costa Rica Cuba Ecuador El Salvador Guatemala Mexico Nicaragua Panama Paraguay Peru Dominican Rep. Uruguay Nuevo Leon LEITURA

11 Crianças que começam atrasadas permanecem atrasadas – Habilidades acadêmicas dos iniciantes em Jardim da Infância pela renda familiar Source: Schulman, K., and W. S. Barnett. 2005. The Benefits of Prekindergarten for Middle-Income Children. NIEER Policy Report. New Brunswick, N.J.: National Institute for Early Education Research, Rutgers, The State University of New Jersey.

12 Círculo da Pobreza  Nutrição  Saúde  Estímulo intelectual  Desempenho escolar Baixa renda Pais Pobres

13 O que fazer para fechar a lacuna de equidade?

14 Crescimento cerebral e taxas de retorno Source: Pedro Carneiro, Nov 2008 -Tirar vantagem de maleabilidade Construir alicerces fortes para continuar a aprender Prevenir danos precoces / evitar a perda de potencial que não pode ser reabilitado Investir fortemente em programas da primeira infância, mesmo que o retorno seja daqui a 20 anos Programas direcionados aos primeiros anos Treinamento para emprego Programa escolar Programas para a pré-escola

15 Programa de pré-escola de Perry QI, por grupo etário e tratamento Perry Preschool Program. QI medido na escala Sanford-Binet Intelligence Scale (Terman & Merrill, 1960). O teste foi administrado na entrada do programa e para cada idade indicada.

16 ECD análise custo-benefício Hipotéticos análise custo-benefício. J.H. Meier, 2003. J.H. Meier, Success of Head Start-―School Readiness, 2003; L.A. Karoly, M.R. Kilburn, J.H. Bigelow, et al., Assessing Costs and Benefits of Early Childhood Intervention Programs, Rand Corp., 2001; J. Behrman, Y. Cheng, & P. Todd, Evaluating Preschool Programs When Length of Exposure to the Program Varies: A Nonparametric Approach, Rev Econ Stat 86(1):108-32, 2004. $1 $17 $7,14 $8,74 $4 $5.1 Up to $3.7 Perry Pré-escola Chicago Child-Parent Center Abecedario Head Start* PEIP (alto risco) PIDI CustoBenefício Total

17 1 Ano de Pré -Escola = Brasil - Economia do ECD Os pais das crianças com 4 anos de educação Potencial de rendimento acrescentado 0,4 Anos' Ganho na Educação  5.0%  5.0%  2.0%  2.0%  7.0%  7.0%

18  12.5%  12.5%  6.5%  6.5%  6.0%  6.0% 1 Ano de Pré -Escola 0,6 Anos' Ganho na Educação = Brasil - Economia do ECD Aumento na capacidade de ganho futuro para crianças cujos pais são analfabetos Potencial de rendimento acrescentado

19 Programas ECD Amplos pacotes de serviços integrados focados sobre a totalidade do filho, Combine saúde, educação, perspectivas de cuidados e serviços, O início de uma " correia transportadora " de serviços sem descontinuidades, Alinhada e coordenada com a escola primária curricular.

20 Serviços Harmoniosos e Coesos Exemplos de países

21 Programas ECD de Cuba: Link Inicial Instituições nacionais fortes Setor Formal Capacidade Local Setor não-formal Programas Centros da Criança Programas Pré-escolar de Maternidade (0 years) (0 to 5 years) (5–6 years)

22 – Serviços contínuos para crianças: do nascimento até os 7 anos - Suécia Nasc. 15243 6 anos Deixa Paterna Programas da Pré-escola Aula pré- escolar Cuidados da criança após escola

23 P olíticas da Austrália do Sul - Primeira Infância coordenada Reforma legislativa para integrar o “Education Act” e “Children’s Services Acts” Criando um nascimento aos 17 anos, Sistema do desenvolvimento da Educação Infantil Coleta governamental de dados do resultado do desenvolvimento infantil (EDI) em todo estado a cada 3 anos

24 Lições de “ Investimento" Mantenha liderança efetiva da comunidade no ECD Acabe com a lacuna entre a base de conhecimento em ECD e o que os pais / público sabe Caminhe para uma política / discurso político coerente sobre ECD

25 O que fazer? O modelo integrado Participação dos pais Recursos Para famílias Opções diárias/ anuais Nutrição Atividade baseada no problema Suporte de pré-natal e pós-natal

26 Quadro político Intervenção precoce Coerência ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre Tomada de decisão local Suporte familiar Educação Saúde Serviços sociais

27 Zona das crianças do Harlem A abordagem da corrêia transportadora AMBIENTE SOCIAL/FAMILIAR ESCOLA FACULDADE E TRABALHO Escola Maternal de 9 semanas de gravides até 3 anos de idade Whatever It Takes, Paul Tough 2008 Gemas do Harlem - todo o dia de pré- escola Academia da Promessa KG – Escola Elementar e Fundamental(6 th -8 th ) até Ensino Médio(9 th – 2008) Jornada dos “Três Anos” trabalhar com os pais das crianças que ganharam a loteria da escola

28 Acompanhamento de Resultados do Desenvolvimento Infantil  Construindo sistemas de monitoramento  Coletando informações dos resultados do desenvolvimento Características físicas e sociais da vizinhança Desenvolvimento Cerebral GENÓTIPOGENÓTIPO MEIOAMBIENTEMEIOAMBIENTE Fatores de risco Próximo Distante Interação adicionada Pais Exposição decresce com a idade Pares Exposição cresce com a idade Saúde física Competência social Maturidade Emocional Desenvolvimento Cognitivo/Linguagem Comunicação/ Conhecimento Geral Trajetórias do Bio-Psico-Sócio Desenvolvimento Pré-criançaInfanciaGravides Desenv. Precoce

29 Capital próprio a partir do Início "É melhor para a criança individual, e para a sociedade - em países ricos ou pobres - proporcionar um início positivo, em vez de ter que recorrer a ações corretivas mais tarde.... Os governos podem fazer grandes e constantes melhorias na saúde e desenvolvimento da população, e ao mesmo tempo cumprir com as suas obrigações na Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, através de uma abordagem mais abrangente para os primeiros anos de vida. " Fonte: Closing the Gap in a Generation: Health Equity through Action on the Social Determinants of Health, WHO, August 2008, p. 50.

30 Mensagens para os responsáveis políticos  Intervenção precoce, freqüente, e de forma eficaz.  Alocar recursos suficientes.  Garantir uma formação adequada. Nova geração competente na compreensão do desenvolvimento humano  Construir sistemas, não só projetos. Enfatizam equidade, sustentabilidade, e saúde da população.  Acompanhar e avaliar. Medir os resultados do desenvolvimento infantil.

31 Sim nós podemos!


Carregar ppt "Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google