A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil."— Transcrição da apresentação:

1 Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil precoceNovember 24–25, 2008 Pontifícia Universidade Católica, Pôrto Alegre, RS Mary Eming Young MD DrPH Rede de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial

2 Resumo dos pontos-chave C arinho e cuidado cedo tem um decisivo e duradouro impacto sobre a forma como as pessoas desenvolvem, a sua capacidade de aprender, e a sua capacidade de regular emoções. Investir na primeira infância tem retorno maior, mesmo que seja apenas 20 anos depois.. Intervenções de compreensão cedo podem melhorar a vida das crianças vulneráveis, - nenhum setor pode fazer isso sozinho. Sistemática de acompanhamento e avaliação dos programas construirá o conhecimento sobre o que funciona e o que não funciona.

3 Densidade Sinaptica 14 anos6 anosAo nascer

4

5 Formação do capital humano: um processo complexo durante o ciclo de vida Ambiente familiar / social ESCOLA Trabalh o FATORES COMBINAÇÃO DE (RISCO) : estimulação, nutrição, doenças, qualidade ambiental, violência... Programas integrados para a necessidade de um processo de desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida; Fonte: Pedro Carneiro, Nov 2008

6 “Se a pobreza é uma doença que contamina toda uma comunidade na forma de desemprego e violência, não discriminando as escolas e lares, então não podemos simplesmente tratar os sintomas de forma isolada. Temos que curar a comunidade inteira. E temos de nos concentrar naquilo que realmente funciona ". Barak Obama em discurso no Harlem Children's Zone p. 265 Whatever It Takes, 2008

7 “Desigualdade Infantil” - Estatística Nacional Norte Americana - Em 2006, eram 13 milhões de crianças pobres, um aumento de mais de 10% desde Dois de cada quatro bebês negros são nascidos na pobreza. Apenas 50% dos estudantes negros e 53% dos estudantes latino tem graduação no ensino médio com um diploma regular. 60% dos homens negros, em torno de 30 anos, que desistiram da escola, estiveram na prisão. Há 33% de chance de uma criança negra nascida em 2001 de ir para a prisão. Apenas 7% dos negros passam em matemática na oitava série. Em 2007, os 50 estados Americanos gastaram $ 44 bilhões de dólares em correções.

8 Disparidades no crescimento do vocabulário precoce 16 meses.24 meses.36 meses. Vocabulário Acumulado (Palavras) Pais com graduação universitária Pais da classe operária Pais de bem- estar Welfare Parents Idade da criança (Meses) Source: Hart & Risley (1995) Slide by The National Scientific Council on the Developing Child Famílias sem comunicação Famílias com comunicação moderada Famílias comunicativas

9 Diferença de vocabulário entre ricos e pobres de crianças entre 36 a 72 meses de idade no Equador Idade em meses Source: C. Paxson, N. Schady: Cognitive development among young children in Ecuador : The roles of wealth, health and parenting, The World Bank, Policy Research Working Paper, 3605, yrs ME 6 yrs ME 7-11 yrs ME 12 or more ME mais ricos 25% por riqueza mais pobres 25%

10 Diferença na média de pontuação entre as escolas urbanas e rurais, terceira série UNESCO, 2008 MATEMÁTICA Argentina Brazil Chile Colombia Costa Rica Cuba Ecuador El Salvador Guatemala Mexico Nicaragua Panama Paraguay Peru Dominican Rep. Uruguay Nuevo Leon LEITURA

11 Crianças que começam atrasadas permanecem atrasadas – Habilidades acadêmicas dos iniciantes em Jardim da Infância pela renda familiar Source: Schulman, K., and W. S. Barnett The Benefits of Prekindergarten for Middle-Income Children. NIEER Policy Report. New Brunswick, N.J.: National Institute for Early Education Research, Rutgers, The State University of New Jersey.

12 Círculo da Pobreza  Nutrição  Saúde  Estímulo intelectual  Desempenho escolar Baixa renda Pais Pobres

13 O que fazer para fechar a lacuna de equidade?

14 Crescimento cerebral e taxas de retorno Source: Pedro Carneiro, Nov Tirar vantagem de maleabilidade Construir alicerces fortes para continuar a aprender Prevenir danos precoces / evitar a perda de potencial que não pode ser reabilitado Investir fortemente em programas da primeira infância, mesmo que o retorno seja daqui a 20 anos Programas direcionados aos primeiros anos Treinamento para emprego Programa escolar Programas para a pré-escola

15 Programa de pré-escola de Perry QI, por grupo etário e tratamento Perry Preschool Program. QI medido na escala Sanford-Binet Intelligence Scale (Terman & Merrill, 1960). O teste foi administrado na entrada do programa e para cada idade indicada.

16 ECD análise custo-benefício Hipotéticos análise custo-benefício. J.H. Meier, J.H. Meier, Success of Head Start-―School Readiness, 2003; L.A. Karoly, M.R. Kilburn, J.H. Bigelow, et al., Assessing Costs and Benefits of Early Childhood Intervention Programs, Rand Corp., 2001; J. Behrman, Y. Cheng, & P. Todd, Evaluating Preschool Programs When Length of Exposure to the Program Varies: A Nonparametric Approach, Rev Econ Stat 86(1):108-32, $1 $17 $7,14 $8,74 $4 $5.1 Up to $3.7 Perry Pré-escola Chicago Child-Parent Center Abecedario Head Start* PEIP (alto risco) PIDI CustoBenefício Total

17 1 Ano de Pré -Escola = Brasil - Economia do ECD Os pais das crianças com 4 anos de educação Potencial de rendimento acrescentado 0,4 Anos' Ganho na Educação  5.0%  5.0%  2.0%  2.0%  7.0%  7.0%

18  12.5%  12.5%  6.5%  6.5%  6.0%  6.0% 1 Ano de Pré -Escola 0,6 Anos' Ganho na Educação = Brasil - Economia do ECD Aumento na capacidade de ganho futuro para crianças cujos pais são analfabetos Potencial de rendimento acrescentado

19 Programas ECD Amplos pacotes de serviços integrados focados sobre a totalidade do filho, Combine saúde, educação, perspectivas de cuidados e serviços, O início de uma " correia transportadora " de serviços sem descontinuidades, Alinhada e coordenada com a escola primária curricular.

20 Serviços Harmoniosos e Coesos Exemplos de países

21 Programas ECD de Cuba: Link Inicial Instituições nacionais fortes Setor Formal Capacidade Local Setor não-formal Programas Centros da Criança Programas Pré-escolar de Maternidade (0 years) (0 to 5 years) (5–6 years)

22 – Serviços contínuos para crianças: do nascimento até os 7 anos - Suécia Nasc anos Deixa Paterna Programas da Pré-escola Aula pré- escolar Cuidados da criança após escola

23 P olíticas da Austrália do Sul - Primeira Infância coordenada Reforma legislativa para integrar o “Education Act” e “Children’s Services Acts” Criando um nascimento aos 17 anos, Sistema do desenvolvimento da Educação Infantil Coleta governamental de dados do resultado do desenvolvimento infantil (EDI) em todo estado a cada 3 anos

24 Lições de “ Investimento" Mantenha liderança efetiva da comunidade no ECD Acabe com a lacuna entre a base de conhecimento em ECD e o que os pais / público sabe Caminhe para uma política / discurso político coerente sobre ECD

25 O que fazer? O modelo integrado Participação dos pais Recursos Para famílias Opções diárias/ anuais Nutrição Atividade baseada no problema Suporte de pré-natal e pós-natal

26 Quadro político Intervenção precoce Coerência ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre ECD-P centre Tomada de decisão local Suporte familiar Educação Saúde Serviços sociais

27 Zona das crianças do Harlem A abordagem da corrêia transportadora AMBIENTE SOCIAL/FAMILIAR ESCOLA FACULDADE E TRABALHO Escola Maternal de 9 semanas de gravides até 3 anos de idade Whatever It Takes, Paul Tough 2008 Gemas do Harlem - todo o dia de pré- escola Academia da Promessa KG – Escola Elementar e Fundamental(6 th -8 th ) até Ensino Médio(9 th – 2008) Jornada dos “Três Anos” trabalhar com os pais das crianças que ganharam a loteria da escola

28 Acompanhamento de Resultados do Desenvolvimento Infantil  Construindo sistemas de monitoramento  Coletando informações dos resultados do desenvolvimento Características físicas e sociais da vizinhança Desenvolvimento Cerebral GENÓTIPOGENÓTIPO MEIOAMBIENTEMEIOAMBIENTE Fatores de risco Próximo Distante Interação adicionada Pais Exposição decresce com a idade Pares Exposição cresce com a idade Saúde física Competência social Maturidade Emocional Desenvolvimento Cognitivo/Linguagem Comunicação/ Conhecimento Geral Trajetórias do Bio-Psico-Sócio Desenvolvimento Pré-criançaInfanciaGravides Desenv. Precoce

29 Capital próprio a partir do Início "É melhor para a criança individual, e para a sociedade - em países ricos ou pobres - proporcionar um início positivo, em vez de ter que recorrer a ações corretivas mais tarde.... Os governos podem fazer grandes e constantes melhorias na saúde e desenvolvimento da população, e ao mesmo tempo cumprir com as suas obrigações na Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, através de uma abordagem mais abrangente para os primeiros anos de vida. " Fonte: Closing the Gap in a Generation: Health Equity through Action on the Social Determinants of Health, WHO, August 2008, p. 50.

30 Mensagens para os responsáveis políticos  Intervenção precoce, freqüente, e de forma eficaz.  Alocar recursos suficientes.  Garantir uma formação adequada. Nova geração competente na compreensão do desenvolvimento humano  Construir sistemas, não só projetos. Enfatizam equidade, sustentabilidade, e saúde da população.  Acompanhar e avaliar. Medir os resultados do desenvolvimento infantil.

31 Sim nós podemos!


Carregar ppt "Fechando a lacuna do desenvolvimento humano precoce e mantendo-o fechado: O que é preciso? 5a Convenção Internacional sobre o desenvolvimento infantil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google