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1 Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade? Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições.

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1 1 Competitividade x Sustentabilidade x Confessionalidade = Viabilidade? Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior ---------------- V Seminário de Educação Superior da ABIEE – 27 de abril de 2009 – São Paulo ---------------- Solano Portela – Diretor de Planejamento e Finanças do Mackenzie

2 2 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009 O FIM ESTÁ PRÓXIMO !

3 3 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior 1.A extensão da Crise Financeira 2008-2009. 2.O Reflexo da Crise nas IES. 3.O Que fazer, perante a Crise? 4.Implicações da Crise às Escolas Confessionais. Solano Portela – Diretor de Planejamento e Finanças do Mackenzie – 27.04.2009

4 4 1. A Extensão da Crise Financeira 2008 -2009 Crises não são novidade. Como tudo começou. A intensidade no setor Bancário. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

5 5 1. A Extensão da Crise Financeira 2008 -2009 Daniel Goldberg – Morgan Stanley Bank. Os “NINJA” –No Income, No Jobs and Assets. A intensidade no setor Bancário. Qual o tamanho do “buraco”? A questão do Balanço dos Bancos. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

6 6 Balanços dos Bancos – Quase ao Contrário dos Nossos: IES: –ATIVO  bens e caixa –PASSIVO  dívidas e obrigações Bancos: –ATIVO  empréstimos realizados + patrimônio (ativo tangível) –PASSIVO  depósitos + outras obrigações. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

7 7 Panorama dos Dez Maiores Bancos nos Estados Unidos: 18 trilhões de US$ - empréstimos 13 trilhões de US$ - depósitos 1 trilhão de US$ - patrimônio Isso é ANTES da Crise – após a crise: patrimônio = 373 bilhões! Alavancagem: –ANTES: 18:1 –DEPOIS: 50:1 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

8 8 UM MILHÃO DE DÓLARES Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

9 9 UM BILHÃO DE DÓLARES Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

10 10 UM TRILHÃO DE DÓLARES Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

11 11 Panorama Bancário Nacional: Menor exposição, padrão mais rígidos – no entanto: Entrelaçamento Internacional e Crise de Credibilidade cobram pedágio severo. Migração para instituições bancárias maiores (Itaú-Unibanco; Bradesco, Santander-Real) Melhor saúde, não é mérito governamental: Nossa sociedade e instituições já vêm pagando a conta há décadas! Efeito em Bancos Médios e Pequenos Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

12 12 2. O Reflexo da Crise nas IES Manchete – Em crise, faculdades de São Paulo já cortam cursos. A crise das faculdades particulares, antes presente apenas em estudos e análises, já afeta os alunos. Só na cidade de São Paulo, ao menos sete instituições fecharam cursos, atrasaram salários de professores ou tiveram aulas prejudicadas... Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

13 13 2. O Reflexo da Crise nas IES – Matéria da Folha: 1.O fechamento total de uma faculdade; 2.O fechamento de quatro cursos, por outra: jornalismo, relações públicas e rádio e TV; 3.O corte em 30% do corpo docente por uma tradicional universidade de São Paulo; uma outra, com 600 professores, cortou 200; outra, ainda não havia pago o 13º salário. 4.A ociosidade das vagas em acréscimo desenfreado, chegando a 49,5% do total (1998 – 20,2%). Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009 18 de abril de 2006 !

14 14 2. O Reflexo da Crise nas IES Lobo: “A crise já encontrou as IES em Crise”. Paradoxo? Revista: – Matrículas – 1997 a 2007: de 1,3 para 3,8 milhões! – Faturamento – 2002 a 2008: de 44 bilhões para 55 bilhões de R$ – Expansão, abertura de capital, aquisições e fusões Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

15 15 2. O Reflexo da Crise nas IES Aumento da Concorrência. Crescimento já estava nivelado em 4%. São Paulo: 41,5% das IES – queda de matrículas em 2009. 22% de queda nas rematrículas. 27,6% de queda no número de alunos Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

16 16 2. O Reflexo da Crise nas IES – Duas consequências drásticas: O desemprego  causa diminuição de alunos e o aumento da inadimplência. A escassez monetária  agrava a conseqüência anterior, perturba a administração operacional, subverte os planos estratégicos e de melhoramentos da instituição. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

17 17 2. O Reflexo da Crise nas IES – A questão do desemprego: “no Brasil, os trabalhadores são alunos, enquanto que o ideal seria termos alunos que trabalham” – Maria Soromenho “Nosso alunado é formado em sua maioria de aluno-trabalhador; em qualquer problema de desemprego, dele ou de algum integrante da família, ele desiste do curso superior” – Hermes Figueiredo Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

18 18 2. O Reflexo da Crise nas IES – O setor educacional e a economia: No Exterior – Anticíclico No Brasil – Procíclico Exemplos: –Canadá –Bélgica Mesmo assim, vejam como anda a Universidade de Harvard: Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

19 19 2. O Reflexo da Crise nas IES – Harvard: A previsão é a de que o orçamento de todos os programas sejam congelados. A maior unidade da universidade, a Faculty of Arts and Sciences (FAS), pode vir a ter prejuízos de US$ 5 bilhões. Planos para a construção de um mega complexo de ciência em Allston, uma cidade perto de Cambridge, onde fica a instituição, também estão sendo reanalisados. O centro custaria US$ 1 bilhão e seria inaugurado em 2011. O grande problema da mais conceituada universidade do mundo é o declínio das doações - de ex-alunos e empresas, principalmente - em tempos de crise... Antes do choque na economia americana, havia uma média de US$ 36 bilhões em doações, mais de dez vezes o orçamento operacional anual de Harvard, de US$3,5 bilhões. “Até Tu Harvard” – OESP, 11.11.2008 Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

20 20 2. O Reflexo da Crise nas IES – Ainda o desemprego: IBGE – aumento de 32% de desempregados – São Paulo, entre dezembro 2008 e janeiro de 2009. FOLHA – 25.04.2009: “Desemprego é Maior Entre Jovens e Escolarizados”. “Em Porto Alegre, São Paulo, Rio, BH, Salvador e Recife, o número de desempregados superou os dois milhões pela primeira vez, desde setembro de 2007”. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

21 21 3. O que fazer, perante a Crise? Goldberg: diferenciação de preço por imagem, ou competição por preço. Educação a Distância. Troca de mentes: financeiro e acadêmico. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

22 22 3. O que fazer, perante a Crise? Oito conselhos da Revista Ensino Superior 1.Diagnóstico absolutamente claro da situação. 2.Plano de emergência para os próximos seis meses. 3.Gestão integrada e racional com obsessão por custos (preservação do seu caixa). 4.Redesenhar o modelo de negócio. Novos nichos para investir. 5.Flexibilização e integralização curricular. 6.Ver o aluno como cliente. 7.Postergar despesas. 8.Ser agressivo no posicionamento de mercado. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

23 23 3. O que fazer, perante a Crise? Controlando a Inadimplência SEMESP – 17,3% no Estado de São Paulo. Na capital, chega a 23,8%. Várias razões: –Legislação draconiana –“Infiéis nos contratos “ (Ro 1.31) –Desemprego crescente. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

24  Inadimplência global acumulada: Solano Portela – 27.04.2009 %

25 25 Inadimplência – Pontos Principais (1) 1.Planejar, priorizar. 2.Pontualidade. 3.Personalização dos contatos. 4.Preparo do ambiente. 5.Prestação de Serviço. 6.Processos. 7.Política. 8.Prevenir. Solano Portela – 27.04.2009

26 26 9.Parcelamento. 10.Parcerias. 11.Papéis. 12.Penalidades. 13.Parte externa. Prevenir Cobrar Negativar Negociar Transferir Executar Inadimplência – Pontos Principais (2) Solano Portela – 27.04.2009

27 27 VONTADEVONTADE CAPACIDADE DE PAGAMENTO Q 2 Muita vontade Pouca capacidade Q 1 Muita vontade Muita capacidade Q 4 Pouca vontade Pouca capacidade Q 3 Pouca vontade Muita capacidade Y X Inadimplência – Onde aplicar o esforço? Solano Portela – 27.04.2009

28 28 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais. O que nos diferencia? Questões afins da crise – origens e efeitos – responsabilidades ético- confessionais. Palavras de uma Reitora: Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

29 29 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Palavras de uma Reitora: será que não falta maior ênfase na ética de negócios, em nossos currículos? “As instituições têm que assumir a sua quota de ensinamento pela vivência de valores que devem reger uma sociedade de bem”. Dra. Helena Nazaré (17.02.2009) Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

30 30 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Pontos a ponderar: A atitude dos que não temem a Deus – Gekko (“Greed is Good”) e Warren Buffet (“Tenha medo quando os outros forem gananciosos e seja ganancioso quando os outros tiverem medo”). Isaías 5.20-21: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridão luz e da luz, escuridão; põem o amargo por doce e o doce, por amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito”. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

31 31 4. Implicações da Crise às Escolas Confessionais – Amplos ensinamentos econômicos na Bíblia: Direito de Propriedade (Ex 20.15) Correção do ato de Investir (Mt 25.27 e Lc 19.23) e multiplicar os ativos. Utilização de Bancos (Mt 25.27 e Lc 19.23). Princípios inexoráveis de causa e efeito (Dt 28.15) – entrelaçam moralidade, ética e justiça com economia. Reconhecimento que o problema está no ser humano! E é ele que está sob nossos cuidados. Análise da Conjuntura Econômico Financeira atual e suas Implicações nas Instituições de Ensino Superior Solano Portela – 27.04.2009

32 32 Obrigado! Solano Portela – ABIEE – 27.04.2009 solano@mackenzie.com.br solano@terra.com.br www.solanoportela.net tempora-mores.blogspot.com

33 33 Saiba os Custos – Uma lição simples: A construção da Torre: Lucas 14.28-30 – contando os custos: “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”. Veja Também, vs. 31-33 – o rei que sai à guerra deve planejar todos os aspectos e sua estratégia – mesmo sendo mais fraco, pode sair-se bem.


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