A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turma 801 – Aula 22/08/14 Vida após a morte RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turma 801 – Aula 22/08/14 Vida após a morte RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Turma 801 – Aula 22/08/14 Vida após a morte RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO

2 Turma 801 – Aula 22/08/14 A RESSURREIÇÃO SEGUNDO O CRISTIANISMO

3 Turma 801 – Aula 22/08/14 1 Coríntios 15:20-22 "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também TODOS SERÃO VIVIFICADOS em Cristo."

4 Turma 801 – Aula 22/08/14 Esta passagem é clara, Deus não nos quer ignorantes a respeito “daqueles que adormeceram”, isto é, os mortos. Ao contrário, Ele quer que sejamos informados, que em outras palavras significa que Ele mesmo providenciou todas as informações necessárias para tirarmos toda a ignorância ou falta de compreensão. De nossa parte a única coisa que precisamos é seguir lendo esta passagem. De fato, nos versículos do mesmo capítulo nos diz:

5 Turma 801 – Aula 22/08/14 1 Tessalonicenses 4:13-18 "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

6 Turma 801 – Aula 22/08/14 1 Coríntios 15:35-41 "Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá- lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela."

7 Qualquer homem que tenha passado por este mundo, incluindo Adão e Cristo, teve um corpo com alma. Contudo, Jesus é o único que foi mais além, porque apesar de ter morrido, não permaneceu entre os mortos, mas ressuscitou, após três dias e três noites, com um corpo incorruptível e espiritual. Assim, o corpo espiritual não é um conceito teórico, mas uma realidade uma vez que é este o corpo que Jesus tem agora 3. E como nós nos vestimos o “uniforme” de Adão, o corpo com alma – “a imagem do terreno” – assim um dia, no dia da vinda do Cristo, nós também vestiremos seu “uniforme”, o corpo espiritual, - “a imagem do celestial”. 3

8 Turma 801 – 22/08/14 A REENCARNAÇÃO SEGUNDO O ESPIRITISMO

9 Turma 801 – Aula 22/08/14 O espiritismo é o maior divulgador da doutrina da reencarnação no Brasil e na maioria dos países ocidentais. O espiritismo crê que a reencarnação é um processo obrigatório até o espírito não precisar mais reencarnar, isso se dá quando ele se torna um espírito puro. A reencarnação, na visão espírita, é uma oportunidade do espírito se aperfeiçoar, intelectualmente, através do trabalho, e moralmente, através da constante busca do espírito pela felicidade eterna. Assim, a reencarnação é vista como uma bênção pelo espírito, pois é uma oportunidade de progresso. Além de trabalhar para o seu desenvolvimento, o espírito quando reencarna, também vêm expiar faltas que cometeu em encarnações anteriores. Por exemplo, um assassino em série poderá reencarnar sem os braços e sem as pernas, para que aprenda a amar mais o seu próximo, pois nessa condição precisaria constantemente dos outros; ou por exemplo, uma mãe que menosprezou seu filho, poderia reencarnar em uma família que a menosprezasse, compelindo-a a repensar seus atos. Cada reencarnação é minuciosamente planejada pelos espíritos superiores, para dar a máxima oportunidade do espírito reencarnante de se desenvolver, e obter o máximo de proveito de sua encarnação.

10 Turma 801 – Aula 22/08/14 Para o espiritismo, a reencarnação é uma prova da justiça de Deus, que dá infinitas oportunidades para o espírito se aperfeiçoar, ao invés de mandá- lo para o céu ou o inferno eterno por que simplesmente nasceu em uma família que não lhe deu a devida educação para os serviços cristãos. Segundo essa mesma doutrina, se o espírito se entrega a corrupção dos valores cristãos, ele terá infinitas oportunidades de se aperfeiçoar, podendo pagar pelos crimes que cometeu em suas próximas reencarnações.

11 Turma 801 – Aula 22/08/14 Reencarnação versus Metempsicose A transmigração das almas ou metempsicose é uma teoria diferente da reencarnação, seguida por alguns adeptos de ensinamentos orientais, que propõe que o homem pode reencarnar de modo não-progressivo em animais, plantas ou minerais.Esse conceito é muitas vezes entendido literalmente, mas muitas tradições orientais entendem esse conceito miticamente, ou seja, significa que quem vive de forma primitiva, satisfazendo apenas seus desejos primitivos pode estar em uma reencarnação como animal mesmo em uma forma e corpo humano. Ex.: Budistas, Hinduísmo e Jainismo.

12 Turma 801 – Aula 22/08/14 Vida após a morte em diferentes modelos metafísicos: Nos modelos metafísicos, teístas geralmente acreditam que algum tipo de ultravida aguarda as pessoas quando elas morrem. Os ateus geralmente não acreditam que haja uma vida após a morte. Membros de algumas religiões geralmente não-teístas, como o budismo, tendem a acreditar numa vida após a morte (tal como na reencarnação), mas sem fazer referências a Deus.metafísicosteístasateusbudismoreencarnaçãoDeus Os agnósticos geralmente mantém a posição de que, da mesma forma que a existência de Deus, a existência de outros fenômenos sobrenaturais tais como a existência da alma ou a vida após a morte são inverificáveis, e portanto, permanecerão desconhecidos. Algumas correntes filosóficas (por exemplo, humanismo, pós- humanismo, e, até certo ponto, o empirismo) geralmente asseveram que não há uma ultravida.agnósticosalmahumanismopós- humanismoempirismo

13 Turma 801 – Aula 22/08/14

14 Constituição Brasileira “É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. (Art. 5º, inciso VI)

15 Turma 801 – 22/08/14 O Islamismo ou Islã, palavra que significa “submeter-se” – da mesma forma, muçulmano vem do árabe ‘muslin’: aquele que é subordinado a Deus – é uma religião que teve sua origem no Oriente Médio, no século VII d.C, com o Profeta Mohamed (de forma comum, Maomé). “A paz esteja com ele”, uma benção repetida a qualquer menção de seu nome, mostra a reverência que se tem pelo Profeta. O Islã inicia sua pregação indicando o modo de vida que Alá pretende para sua criação desde o início

16 Turma 801 – Aula 22/08/14 Outro exemplo de organização religiosa é o Budismo. Sidarta Gautama (Buda) foi seu fundador; ele abandonou toda a riqueza de sua família e buscou a ‘iluminação’, ou seja, tornou- se um Buda,um ‘Iluminado’. Assim, passou a propagar seus ensinamentos por toda a Índia e, mais tarde, a tradição religiosa budista se espalhou por todo o mundo. Buda nunca se intitulou um deus, mas dizia ser um anunciador do caminho que poderia levar os indivíduos a uma vida sem sofrimentos e à libertação dos seus males. Isso precisa acontecer individualmente, ninguém pode libertar o outro, cada um deve percorre rseu próprio caminho. Esse caminho acontece ao longo das vidas (reencarnação), até que o indivíduo alcance a iluminação e encontre o estado de felicidade plena (nirvana).

17 Turma 801 – Aula 22/08/14 O Hinduísmo é também uma das religiões mais antigas da humanidade. Segundo alguns pesquisadores, surgiu aproximadamente entre 2000 e 1500 a.C. Outros, porém, estendem a época de sua origem para um passado muito mais distante. O Hinduísmo surgiu ao longo do vale do rio Indo, oeste da Índia. Trata-se de um conjunto de crenças chamado Sanatana Darma, que significa “O Caminho Eterno”. A maioria dos seguidores desta religião acredita num poder supremo,chamado Brahma, o qual não tem corpo, nem forma e está presente em toda parte, permeando todas as coisas. Esse princípio se manifesta na forma de deuses e deusas. Os três deuses principais são: Brahma, Vishnu e Shiva. Eles são venerados por milhões de hindus, com templos em sua homenagem por toda a Índia. Há também a veneração aos Avatares, que são encarnações das divindades, como, por exemplo, Krishna ou Rama

18 Turma 801 – Aula 22/08/14 Uma outra tradição religiosa monoteísta – os seus praticantes acreditam em um único Deus – é o Judaísmo. Para os judeus Abraão é o pai do Judaísmo. Abraão recebeu de Javé (Deus) uma mensagem que era para sair da casa de seu pai (Terá) e ir para uma terra, a qual Ele – Javé – iria lhe mostrar. Essa seria a Terra Prometida (Canaã) e onde Abraão deveria ter a sua descendência estabelecida. Abraão e sua esposa Sara tiveram um filho chamado Isaque. Isaque casou-se com Rebeca e tiveram dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó teve doze filhos, os quais foram os fundadores das doze tribos de Israel. A guarda do sábado (shabat) é sagrada para a tradição judaica;é um mandamento de Javé. O sábado é o dia do descanso e o ritual começa na sexta-feira antes do por do sol e vai até o pôr-do- sol do sábado. E a Sinagoga é um lugar importante de encontro para estudos. Nela trabalham muitas pessoas, entre elas, o rabino que éo responsável pelos ensinamentos da tradição.

19 Turma 801 – Aula 22/08/14 O Cristianismo é outra organização religiosa muito presente e tem como principio básico o amor, ensinado por Jesus Cristo por meio de seu exemplo de vida. Jesus Cristo viveu na Palestina e região, fazendo o bem a todos, sem excluir ninguém. Seu grande mandamento é: “eu vos amei, e nisto todos saberão que vos sois os meus discípulos”, isto é, o amor fraterno: todos devem amar a todos, sem restrições e sem pedir nada em troca. Enfim, o Cristianismo é a religião dos que acreditam em Jesus Cristo e seguemos seus ensinamentos registrados no Novo Testamento da Bíblia. Com o tempo, por diversos motivos, e principalmente, devido a interpretações dos seus textos sagrados, os cristãos se separaram e organizaram diferentes igrejas e grupos religiosos. Por isso, há diferentes grupos cristãos: católicos, evangélicos (tradicionais e pentecostais), ortodoxos, entre outros.

20 Turma 801 – Aula 22/08/14 Tarefa de Casa: (registre no caderno) Qual influência religiosa você herdou de sua família? Você acredita na Ressurreição ou na Reencarnação? Por quê? Pesquise qual os livros sagrados utilizados pelas seguintes religiões: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo e Budismo.


Carregar ppt "Turma 801 – Aula 22/08/14 Vida após a morte RESSURREIÇÃO OU REENCARNAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google