A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUDAÍSMO Religião do Judeus. É uma das religiões mais antigas e acreditam que Deus entregou a Moisés os Dez mandamentos e a Torá, instituindo assim a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUDAÍSMO Religião do Judeus. É uma das religiões mais antigas e acreditam que Deus entregou a Moisés os Dez mandamentos e a Torá, instituindo assim a."— Transcrição da apresentação:

1

2 JUDAÍSMO

3 Religião do Judeus. É uma das religiões mais antigas e acreditam que Deus entregou a Moisés os Dez mandamentos e a Torá, instituindo assim a primeira religião e ao monoteísmo do mundo. Situa se principalmente na zona de Jerusalém. O seu livro sagrado é a Torah.

4 PRINCÍPIOS DE FÉ Proclama a existência de um só Deus; Reconhece a revelação de Deus nos acontecimentos da história; Baseia-se na aliança entre deus e Israel, o povo eleito. Espera a vinda do Messias e a vida eterna.

5 FESTAS RELIGIOSAS Pessah (Páscoa) – celebra a aliança de deus com o povo; Sukoth (Tendas ou Tabernáculos) – recorda a vinda de israel no deserto e celebra e realiza as bênçãos de Deus em favor do seu povo. Shavuoth (Pentecostes) – recorda os dez Mandamentos e celebra e realiza o restabelecimento da lei. Rosh Hashanah (principio do ano) – exalta Deus como o criador e rei.

6 A estrela de David tem seis pontas, sendo um triângulo para cima e outro para baixo. Os triângulos significam a união de vários elementos. Representam o céu e inferno, porque são setas para cima e para baixo, ou seja, o bem e o mal. SIMBOLO A Estrela de David

7 ISLAMISMO

8 O Islamismo ou Islão é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII d.c. baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no livro sagrado, o Alcorão. Situa-se principalmente, tal como o judaísmo, na zona de Jerusalém.

9 PRINCÍPIOS DE FÉ O islamismo crê em 3 crenças principais: Só há um deus (Alá) e Maomé é o seu único profeta; Tudo o que acontece, seja bem ou mal, é predestinado por Alá através dos seus decretos imutáveis Haverá o dia da ressurreição e o juízo final.

10 FESTAS RELIGIOSAS Eid Ul-Fith – celebra o fim do jejum do ramadão. Eid ul-adha – marca o fim da peregrinação a Meca. Mawlid – celebra o aniversario de Maomé. Laylat al-micraj – celebra a experiencia mistica vivida por Maomé no céu. Laylat al-qadr – celebra o aniversario da primeira revelação do alcorão.

11 SÍMBOLO O símbolo do islamismo é o Hilal, também chamado de crescente. Segundo a fé islâmica, a lua representa o calendário muçulmano e a estrela representa Ala, Deus da língua Árabe. Curiosamente, este símbolo corresponde não a uma crescente mas a uma quarto minguante.

12 CRISTIANISMO

13 O cristianismo é a religião daqueles que acreditam que Jesus de nazaré é o filho de Deus. Jesus cristo é, para os cristãos, a grande mensagem de deus á humanidade. Veio anunciar a todas as pessoas a boa noticia da salvação, ou seja, o projeto da felicidade para todos: viver o amor, a justiça e a verdade, trabalhando incansavelmente pela paz. Situa-se principalmente na zona de Jerusalém.

14 PRINCIPIOS DE FÉ Deus é amor incondicional; Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus, o salvador do mundo; Existe vida para além da morte onde bons e maus terão destinos diferentes.

15 FESTAS RELIGIOSAS Natal – festeja o nascimento de Jesus, o messias – 25 de Dezembro; Páscoa – festeja a ressurreição de deus, que morreu por nós – o dia da páscoa varia, de ano para ano, sendo no mínimo a 22 de março e no máximo a 24 de abril. Pentecostes – festeja a descida do espírito santo – 19 de maio

16 A cruz é o símbolo do cristianismo. Ela simboliza a morte de Jesus por nós. Na Grécia, na Igreja ortodoxa Grega chegou a afirmar que aqueles que rejeitassem a Santa Cruz não eram cristãos. SIMBOLO A Cruz

17 TRABALHO REALIZADO POR: Inês Pereira Nº9 Jorge Oliveira Nº11 Mariana Costa Nº17 Professor: José António Simão Costa Nº21 Turma : 7ºC Disciplina: Educação Moral Religiosa Católica


Carregar ppt "JUDAÍSMO Religião do Judeus. É uma das religiões mais antigas e acreditam que Deus entregou a Moisés os Dez mandamentos e a Torá, instituindo assim a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google