A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de."— Transcrição da apresentação:

1 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de Curso e Equipes Pedagógicas Junho e Julho 2014

2 Avaliação das Instituições de Educação Superior Avaliação dos Cursos de Graduação Avaliação do Desempenho dos Estudantes - Enade Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/ MEC/INEP (2004-2014)

3 Conceitos e impactos da avaliação Enade 543543 Meta

4 Instrumentos do Enade Enade Prova Obrigatória Gera Conceitos Regularidade Questionário Estudante Obrigatório Gera Conceitos Regularidade Questionário Coordenador Voluntário Não gera conceitos diretos

5 A Prova Formação Geral 25% 8 (9?) múltipla escolha 2(1?) Discursivas Total 10 Formação Específica 75% 27 múltipla escolha 3 DiscursivasTotal 30 Obs: Percepção sobre a prova: voluntária e percentual zero Total 40

6 A Prova 1- Formação Geral 12 temas gerais e considerados relevantes para a formação integral dos estudantes Portaria Diretriz Formação Geral (Inep nº 255, de 02 de junho de 2014) http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014 2- Formação Específica Diretrizes Curriculares Nacionais (Bacharelados) Diretrizes Nacionais (Licenciaturas) Catálogo dos Cursos Superiores de Tecnologia Portarias com as Diretrizes de Áreas de cada curso http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2014

7 R1R2R3R4 P1OC-3 (d, gráfico) P2 P3OC-2 (f) P4OC-1OC-4,8 (f, tabela) P5 MODELO DE MATRIZ DE PROVA -P = Características do perfil profissional -R = Recursos (competências/habilidades) -OC = Objetos de conhecimento Item 1: P1 – R3 – OC-3, difícil, usar gráfico Item 2: P3 – R4 – OC -2, fácil Item 3: P4 – R3 – OC-4,8, fácil, usar tabela …

8 Questionário do Estudante Parte 1- Investiga o perfil dos estudantes da graduação; Parte 2- Afere a percepção desses estudantes sobre a qualidade da sua formação, do curso e da instituição; Sofreu mudanças significativas em 2013 (enunciados e escalas das alternativas de respostas, em especial na segunda parte); Espelho refletido no Questionário do Coordenador do Curso; 67 Questões

9 Questionário do Estudante

10 Alinhamento entre QE e QC 29- O curso propiciou experiências de aprendizagem inovadoras; 31-No curso você teve oportunidade de aprender a trabalhar em equipe; 33- O curso promoveu o desenvolvimento de sua capacidade de pensar criticamente, analisar e refletir sobre soluções para problemas da sociedade; 35- O curso contribuiu para o desenvolvimento da sua capacidade de aprender a atualizar-se permanentemente; 36- As relações professor- aluno ao longo do curso estimularam você a estudar para aprender; 37- Os planos de ensino apresentados pelos professores contribuíram para seus estudos; 40- A Coordenação de seu curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de conflito ocorridas a relação professor -aluno; 42- Foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de programas, projetos ou atividades de extensão universitária;' 43- Foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica. 48- O curso propiciou conhecimentos atualizados/contemporâneos em sua área de formação; 54- As avaliações de aprendizagem aplicadas pelos professores foram coerentes com o conteúdo ministrado; 56- Os professores demonstraram domínio do conteúdo das disciplinas que ministraram; 57- Os professores utilizaram tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem;

11 Conceito CPC (cursos avaliados em 2011 e 2012)

12 Datas Prova, QE, QC Questionário do Estudante 21/10/14 a 23/11/14 no site do Inep: portal.inep.gov.br (obs: não deixar para a última semana devido ao congestionamento no sistema INEP/Enade/QE) O estudante terá acesso ao local de prova ao concluir o preenchimento do QE Prova 23/11/14 às 13 horas (horário de Brasília) Questionário do Coordenador de Curso 24/11/14 a 07/12/14

13 Legislações Enade Lei Ministerial 10.861/2004 (10 anos de Sinaes) Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e o Enade; Portaria 40 republicada em 29/12/2010 Atualiza procedimentos de Avaliação do Sinaes; Portaria Regulalatória do Enade 2014 (Portaria MEC Nº 8 março 2014) Regulamenta o Exame Nacional de Desempenho 2014: define as áreas avaliadas, participantes, procedimentos e cronograma; Manual Enade 2014 Orienta os procedimentos para o Enade 2014 Manual do Estudante Enade 2014 Orienta os estudantes sobre os procedimentos para o Enade 2014 Portarias com as Diretrizes de áreas 2014 Definem os conteúdos, habilidades e competências específicos aferidos em cada área e também a estrutura da prova; Portaria com as Diretrizes da Formação Geral 2014 Define os conteúdos, habilidades e competências aferidos na formação geral; Site Institucional Enade Unisul: Portal do Inep: http://portal.inep.gov.br/enadehttp://portal.inep.gov.br/enade Notas Metodológicas Geração de Conceitos (2015) Oficina: Elaboração de Itens do Enade –(docentes capacitados pelo Inep) Guia elaboração provas do Enade –BNI (ano 2011)

14 SUCESSO NO ENADE 2014! Contem com a PROEPEx!


Carregar ppt "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google