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Desenvolver a consciência fonológica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa 1.

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1 Desenvolver a consciência fonológica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa 1

2  É a consciência dos sons que compõem as palavras que ouvimos e falamos (Cardoso-Martins, 1991).  Numa conceção ampla, o conceito de consciência fonológica refere-se à capacidade para representar as propriedades e as unidades fonológicas da fala. Isto é, refere-se à tomada de consciência, mais ou menos explícita, de que as palavras são compostas por estruturas fonológicas que podem ser separadas e manipuladas. (Liberman,1973; Mattingly, 1972).  É a capacidade dos sujeitos (crianças ou adultos) para explicitamente identificarem e manipularem as estruturas sonoras da sua língua. 2 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

3 3  Desenvolvimento de competências ( Programa de Português do Ensino Básico, pág. 69) (…) A compreensão da funcionalidade da linguagem escrita, a descoberta das características dessa mesma linguagem, a compreensão do princípio alfabético e o desenvolvimento da consciência fonológica são aprendizagens a privilegiar no início da escolaridade. O desenvolvimento da consciência fonológica a partir de atividades de identificação, de manipulação, de segmentação e de reconstrução dos sons da língua facilita a aprendizagem da leitura. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

4  Compreensão do oral Conteúdo: Cf. Plano fonológico e plano discursivo Entoação e ritmo  Expressão Oral (Notas) Cf. Plano fonológico e plano discursivo  Leitura (Notas) Cf. Plano fonológico; Plano da representação gráfica e ortográfica 4 Programa de Português Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

5  Leitura e Escrita LE1  5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.  1. Discriminar pares mínimos.  2. Repetir imediatamente depois da apresentação oral, sem erros de identidade ou de ordem, palavras e pseudopalavras constituídas por pelo menos 3 sílabas: CV (consoante – vogal) ou CCV (consoante – consoante – vogal).  3. Contar o número de sílabas numa palavra de 2, 3 ou 4 sílabas.  4. Repetir uma palavra ou pseudopalavra dissilábica sem dizer a primeira sílaba.  5. Decidir qual de duas palavras apresentadas oralmente é mais longa (referentes de diferentes tamanhos, por exemplo “cão” – “borboleta”).  6. Indicar desenhos de objetos cujos nomes começam pelo mesmo fonema.  7. Repetir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante) pronunciada pelo professor, sem o primeiro fonema.  8. Repetir uma sílaba V (vogal) ou VC (vogal – consoante), juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV (consoante – vogal) ou CVC (consoante – vogal – consoante), respetivamente.  9. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “lápis usado” —> “lu”), demonstrando alguma capacidade de segmentação e de integração de consoante e vogal.  Leitura e Escrita LE2  5. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.  1. Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor.  2. Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no início uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente.  3. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” — > “ki”), cometendo poucos erros. 5 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

6  Compreensão do Oral (Notas) Cf. Plano fonológico e plano discursivo e textual/Expressão Oral  Expressão Oral (Notas) Cf. Plano fonológico e plano discursivo  Leitura (Notas) Cf. Plano fonológico; Plano da representação gráfica e ortográfica 6 Programa de Português Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

7  Leitura e Escrita LE3  4. Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.  1. Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” — > “ki”), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica (“si”).  4º ano Pressupõe-se que a meta foi atingida. 7 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

8 Consciência fonológica  Permite a identificação de rimas, de palavras que começam ou terminam com os mesmos sons e de fonemas que podem ser manipulados para a criação de novas palavras.  Remete para unidades da oralidade.  Em termos de desenvolvimento infantil, precede a iniciação à leitura e à escrita.  Múltiplos estudos mostram que a sua promoção é um pré-requisito para o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita.  A escola tem um papel crucial no desenvolvimento e no treino da consciência fonológica. 8 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

9 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Não é sinónimo de desenvolvimento fonológico  O desenvolvimento fonológico está associado ao conhecimento gramatical implícito e inicia-se a partir do momento em que a criança é exposta a enunciados de uma língua, num percurso de aquisição das suas estruturas fónicas (normalmente terminado à entrada na escola);  A consciência fonológica relaciona-se com a capacidade de manipular explicitamente unidades do oral e tem manifestações mais tardias, estando o seu desenvolvimento longe de estar terminado à entrada na escola. 9 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

10 Um dos passos cruciais na iniciação à leitura e à escrita consiste na promoção da reflexão sobre a oralidade e no treino da capacidade de segmentação da cadeia de fala (em frases, em palavras, em sílabas e em sons). Segundo investigadores e profissionais de diferentes áreas (psicolinguística, pedagogia, didáticas, áreas de saúde ligadas à terapêutica e à reabilitação), o sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita está correlacionado com os desempenhos (produção e perceção) do sujeito na oralidade. 10 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

11 Vários estudos mostram que leitores com consciência fonológica desenvolvida são normalmente bons leitores. O treino da consciência fonológica, no contexto Pré-escolar e no 1º Ciclo, é a estratégia de prevenção preferencial a adotar junto da população infantil, com vista à redução do insucesso escolar (é um lugar comum lembrar aos professores que o domínio da leitura e da escrita tem implicações no sucesso escolar, em geral...). 11 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

12 Consciência fonológica ≠ Consciência fonémica A primeira refere-se à capacidade de focar a atenção em todas as unidades de som, incluindo a consciência de palavra, da sílaba e do fonema. A consciência fonémica refere-se à capacidade de focar a atenção nas unidades mínimas: os fonemas. É, por isso, uma sub-habilidade da consciência fonológica. 12 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

13 Exercício 1 - Identifique quantos formatos fonéticos pode assumir a palavra feminino. 13 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

14 Resposta (fimi’ninu) (fmi’ninu) (fm’inu) 14 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

15 1. fogo = incêndio versus fogo = interjeição Joana, 5 anos 2. Numa situação em que a mãe arregaça as mangas do casaco: Mãe: Instintivamente, é mangar. Laura: Não, regaçare. Mãe: a//rre//ga//çar Laura: Não, re//ga//ça//re Laura, 2 anos 15 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

16 3) Numa situação em que a Laura descreve um desenho: Mãe: É uma... Laura: É uma... Mãe: cha... Laura: miné Mãe:Diz lá... Laura: chaminé Mãe: Outra vez... Laura: cha//mi//né Laura, 2 anos 16 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

17 (4) No final do processo de recolha de dados: Joana: Mãe, por que é que a tia João já não me vem gravar? Mãe: Porque tu já dizes tudo bem. Joana: Mas eu ainda não digo dregau, digo dregau! Joana, 5 anos 17 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

18 (5) Manifestações gráficas - escrita silábica: GatoC H2 sílabas = 2 caracteres GataM A2 sílabas = 2 caracteres GatinhoI A A3 sílabas = 3 caracteres Freitas & Santos (2001) 18 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

19  Como se desenvolve? Estudos nas 3 últimas décadas têm mostrado que a consciência silábica precede a consciência fonémica. (Blevins 1997, Sim-Sim 1997, 1998) Esta ordem de desenvolvimento segue a ordem de complexidade de processamento dos 3 tipos de estruturas. (Treiman & Zukowski 1991, Sim-Sim 1997, 1998) sílaba > constituinte intrassilábico > fonema Para as crianças, como para qualquer falante, é mais fácil segmentar pato em pa.to do que em p.a.t.o. 19 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

20  O treino da consciência fonológica deverá seguir esta hierarquia: PALAVRA SÍLABA CONSTITUINTES INTRASSILÁBICOS FONEMA 20 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

21 Ter consciência de que as palavras compõem as frases. Ex.: Ana sabe andar de bicicleta. 21 Ter consciência de que as palavras são formadas de sílabas. Ex.: BI – CI – CLE - TA Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

22 Ter consciência de segmentos ainda menores que a sílaba (rima e aliteração) Rima:  Ter consciência da parte da palavra que vai da vogal tônica até o final. Ex.: ESC OLA – C OLA – VI OLA – ARG OLA LIM ÃO – SAB ÃO – VIOL ÃO - M ÃO B OLA – ESC OLA Aliteração:  Ter consciência da parte inicial das palavras. Ex.: ABELHA – AVIÃO I GREJA – Í NDIO FOGO - FACA A – VIÃO 22 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

23  Os sons não se organizam de forma aleatória dentro das sílabas. De acordo com princípios universais, o Português, permite:  zero, uma ou duas consoantes à esquerda da vogal (veja-se a primeira sílaba de cada uma das palavras _a.to, fa.to e gra.to);  uma consoante à direita da vogal (veja-se o fim da primeira sílaba de cada uma das palavras al.to, far.to, gas.to e mus.go), raramente duas consoantes à direita da vogal (pers.pe.ti.va). 23 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

24 1. Consciência silábica Sílaba ga.to pa.to Unidades intrassilábicas plu.ma bru.ma fa.va fa.ca pas.to par.to pau pá á.gua al.to 2. Consciência fonémica Fonema p.a.t.a g.a.t.a 24 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

25  Nos primeiros anos de vida da criança, o único recurso a que esta tem acesso é à evocação auditiva, contrariamente ao que acontece a um adulto alfabetizado, que processa a sequência fónica da palavra, mas também a sua representação gráfica.  À entrada na escola, normalmente, a criança só tem acesso às propriedades fónicas da palavra. Logo, o professor deve utilizar esta experiência linguística da criança para promover a iniciação à leitura e à escrita 25 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

26  Usando estratégias adequadas e diversificadas, o professor deve construir nos alunos a consciência de que a oralidade e a escrita constituem dois sistemas autónomos, que, no entanto, estabelecem relações entre si.  A oralidade goza de autonomia relativamente à escrita, desempenhando um papel crucial na nossa experiência linguística, em especial na das crianças à entrada na escola. 26 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

27 Esta autonomia revela-se através de aspetos, tais como:  a primazia do oral sobre o escrito no nosso quotidiano;  a precedência da oralidade relativamente à escrita na história de vida de todos os indivíduos;  a existência de comunidades linguísticas que usam exclusivamente a oralidade;  a existência de indivíduos não alfabetizados em comunidades linguísticas;  a escrita como registo das propriedades do oral. 27 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

28 Exercício 2 - Quantas vogais tem o Português? 28 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

29 Resposta comum: *5 vogais (a, e, i, o, u) Resposta correta: 14 vogais Orais Nasais dáda do lã dódor de som um sélê ri sentefim 29 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

30 Exercício 3 - Quantos sons tem cada uma das seguintes palavras? 1- linho 2- manta 3- chuva 30 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

31 Resposta Resposta comum: 5 sons Resposta correta: 1- linho = 4 sons e cinco caracteres 2- manta = 4 sons e cinco caracteres 3- chuva = 4 sons e cinco caracteres 31 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

32 Exercício 4 - Quais as palavras acentuadas na lista que se segue? música cegonha chinelo útil máscara raposa 32 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

33 Resposta Resposta comum: música, máscara, útil Resposta correta: todas Em todas, há uma sílaba proeminente relativamente às restantes sílabas da palavra: chinelo, cegonha, raposa, música, máscara e útil.  Confusão entre acentuação tónica e acentuação gráfica. 33 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

34 Exercício 5 - Faça a divisão silábica de carro e de massa. 34 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

35 Resposta Resposta comum: car-ro mas-sa Resposta correta: ca/rro ma/ssa  Ausência de distinção entre divisão silábica e translineação. 35 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

36 1. Diversidade do oral e uniformidade da escrita 2. Oralidade = sistema primário; escrita = sistema Secundário 3. Oralidade e escrita como sistemas autónomos, mas interrelacionados 4. As respostas mais comuns dos sujeitos revelam a primazia da escrita sobre a oralidade, resultante da orientação adotada no percurso escolar 36 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

37 o O treino da consciência fonológica, no contexto pré-escolar e no 1º Ciclo, é a estratégia de prevenção preferencial a adotar junto da população infantil, com vista à redução do insucesso escolar. o No início do 1º Ciclo, a consolidação da consciência fonológica passa por um trabalho diário sobre as estruturas fónicas da língua, idealmente já iniciado no pré-escolar. 37 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

38 o Assume-se, atualmente, que o desenvolvimento da capacidade de proceder à análise fonémica da língua está fortemente ligado ao processo de alfabetização, alimentando-se reciprocamente: Consciência fonémica Aprendizagem do código alfabético 38 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

39 À entrada no 1º ciclo, o trabalho que visa criar consciência fonémica na criança, ausente nesse momento, deve ser gradual e começar por unidades superiores (palavra, sílaba), por esta já estar disponível no sistema da criança nesse momento. O treino decorrente da implementação destas tarefas promove a rapidez de processamento da palavra, contribuindo para a formação de bons leitores. 39 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

40 40 Atividades no âmbito do desenvolvimento da Consciência Fonológica:  (Re)construção silábica – reconhecimento de palavras a nível oral e escrito (isolamento das sílabas) – Consciência Silábica;  Comparação de palavras com sílabas comuns – focalização da atenção na unidade sílaba (isolamento de unidades dentro da sílaba) – Consciência Intrassilábica;  Rima;  Consciência Fonémica ou Segmental – focalização da atenção nos sons distintivos com que a língua constrói as palavras (isolamento dos sons da fala);  Relação som-grafia – incidência sobre a representação ortográfica dos sons distintos que a língua usa para formar palavras;  Fronteira de palavra;  Posição do acento. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

41  O trabalho sobre o sistema sonoro da língua (oralidade) deverá envolver tarefas de: 1. Treino da discriminação auditiva 2. Treino da consciência fonológica: 2.1. Consciência silábica 2.2. Consciência fonémica ou segmental Identificação Identificação Segmentação Supressão Reconstrução Substituição Supressão/adição Reconstrução Substituição Segmentação 41 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

42 Os jogos de linguagem (e de análise da língua) são ótimas estratégias para potenciar o desenvolvimento da linguagem em geral e da consciência fonológica em particular. Nestes jogos, as lengalengas, as rimas infantis e os contos rimados desempenham um papel de relevo. (Fernanda Leopoldina P. Viana) 42 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

43 43 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

44 Segmentação Frásica. Diz o que o menino está a fazer. Quantas palavras tem a frase que disseste? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

45 Segmentação Frásica. Diz o que vês na imagem e divide a frase em palavras. Ex.: O menino toma banho (tem 4 palavras), ou: O menino está a tomar banho (tem 6) Quantas palavras tem a frase? Se não disser a última palavra como fica a frase? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

46 Conta as sílabas. Conta quantos bocadinhos (sílabas) têm as palavras. Segmentação silábica Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

47 Segmentação Silábica. Quantos bocadinhos (sílabas) tem a palavra caneta? E gato? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

48 Palavras grandes / Palavras pequenas. Qual é o animal maior? E qual é o que tem o nome mais pequeno? Então, o nome grande vai para o animal mais pequeno… CãoPássaro Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

49 Nomes grandes / Nomes pequenos. Une com um traço as imagens às respetivas caixas. Coisas pequenas/ nomes grandes Coisas grandes/ nomes pequenos Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

50 Reconhecimento de sílabas segundo a posição. Ex: A primeira sílaba chama-se bo. A do meio é: la. E a última? Como se chama a última sílaba? E a primeira? E a segunda? Como se chama a primeira sílaba? E a última? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

51 Omissão de elementos (omissão da sílaba inicial). Limão sem o li, fica mão. Escola sem o es, fica… Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

52 Consciência Silábica. Descobre em cada fila por que sílaba começam. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

53 Consciência Fonémica. Descobre qual é o que começa pela mesma letra/som de sol. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

54 Consciência Fonémica. Descobre em cada fila por que letra/som começam. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

55 Omissão de elementos (omissão de sílaba inicial). Se tirarmos a primeira sílaba de galinha fica… E escola sem o / es / fica… pino lado linha cola Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

56 Consciência Fonémica. Por que letra/som começo? Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

57 Por que letra começo? b d b d b d b d b d b d b d b d Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

58 s o m r Escreve a primeira letra correspondente ao nome de cada desenho e descobre a palavra. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

59 asaco irafa ato Omissão de elementos (omissão de fonema inicial). Se tirarmos a primeira letra de pato, fica… ato. E casaco sem o / c / fica… açã Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

60 bola o Omissão da primeira letra. Escreve a palavra, tirando sempre a primeira letra. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

61 Rimas Gato rima com... Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

62 Rimas Descobre as palavras que Rimam em cada fila. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

63 Rimas Completa a frase com a palavra que rima com o nome de cada menino. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

64 Rimas Descobre o que não rima. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

65 Rimas Completa com os nomes de objetos que rimem com os nomes dos meninos. O José bebe… sumo café leite A Joana comeu uma… laranja ~ maçã banana O Adão viu um… carro avião comboio Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

66 Rimas Escreve palavras que rimem com olho e com camisola. Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

67 67 Rimas Rimas Luísa Ducla Soares, 1983 In Pomas da Mentira e da Verdade. Lisboa: Livros Horizonte Reescrever o poema iniciando com: --Na vila de Alcochete -- Na cidade de Lisboa -- …  Poema em IZ Na vila de Avis junto ao chafariz vivia feliz o doutor Moniz que, sendo juiz caçava perdiz. Num dia infeliz uma perdiz picou-lhe o nariz, deixou cicatriz. O doutor Moniz partiu para Paris tratou do nariz com licor de anis. e voltou feliz para a vila de Avis junto ao chafariz, Casou com a actriz Dona Beatriz e teve um petiz chamado Luís. Segundo ele diz, não, não, não condiz com doutor juiz caçar mais perdiz Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

68 Os números do menino mau Tenho uma pombinha E você tem duas. Não coma, menino, Mais batatas cruas. Tenho uma pombinha E você tem três Não salte os degraus Todos de uma vez. Tenho uma pombinha E você tem quatro. Não vista o meu fato Para fazer teatro. …. …..  Reescreve o poema alterando as palavras e os versos sublinhadas de modo que continuem a rimar. 68 Luísa Ducla Soares, 1990 In A Gata Tareca e outros poemas levados da breca (excerto) Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa

69 69 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa  A Ana é simpática.Simpática, a Ana é.  O João só foi à praia. O João foi só à praia.  O João só foi à praia. Só o João foi à praia.  O Pedro nem foi à festa. Nem o Pedro foi à festa.  O carteiro chegou.Chegou o carteiro.  Li todos os livros.Li os livros todos.  A Ana não quer convidá-lo. A Ana não o quer convidar.

70  Quero - Quero ser uma sereia Cantar no meio do mar - Ai queres ser uma sereia? Começa por te lavar! - Quero ser uma princesa Com cabelos de oiro fino… - Olha vai-te pentear, Estiveste a fazer o pino. - Quero ser uma gaivota. Voar pelo céu sem fim… - Então come os carapaus Em vez de comeres pudim! (Luísa Ducla Soares) Agora continuam vocês 70 Formadoras: Fátima Santos, Lúcia Lopes e Marisa Costa


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