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Ouvidoria Geral da Fundação Oswaldo Cruz

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Apresentação em tema: "Ouvidoria Geral da Fundação Oswaldo Cruz"— Transcrição da apresentação:

1 Ouvidoria Geral da Fundação Oswaldo Cruz
João G. Barbosa Neto Ouvidor Geral da Fiocruz Jun/2013

2 Pedidos de Informação recebidos: 465 pedidos
Pedidos de informação recebidos pelo SIC/ Fiocruz período de 16/05/12 a 16/05/13: Pedidos de Informação recebidos: 465 pedidos Pedidos de Informação recebidos pelo Ministério da Saúde: 1.894 Participação Percentual de pedidos da Fiocruz no Ministério da Saúde: 26%

3 Unidades que foram mais demandadas
Pedidos de Informação no período de 16/05/12 a 16/05/13: Unidades Nº de pedidos DIREH 286 Far-Manguinhos 33 DIRAD 12 Bio-Manguinhos 9 INCQS ENSP 8 VPPLR Sub-total 365 Outras Unidade 56 Total 421 Total pedidos SIC 465 Dif e-SIC - Sistema Ouv.* 44 * Essa diferença refere-se a pedidos cuja informação solicitada referia-se a FC e a pedidos que foram agregados em uma mesma msg. para efeito de processamento interno por tratar-se de mesmo usuário, assunto e Unidade.

4 Assuntos que mais suscitaram demandas
Quantidade Concursos e outros processos seletivos 224 Gestão Administrativa 65 Gestão de Recursos Humanos 53 Medicamentos 14 Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 10 Informações em Saúde 9 Outros Assuntos 46

5 Demandas do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SIC
No período de 16 de maio de 2012 a 16 de maio de 2013 o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC/ Fiocruz recepcionou 465 pedidos de informação. A média mensal de pedidos recebida foi de 37 pedidos mês. Os temas mais requeridos pelos cidadãos por categoria e assunto, conforme termos constantes do Vocabulário Controlado do Governo Eletrônico (VCGE) foram: Saúde – Recursos Humanos em Saúde; Saúde – Ciência e Tecnologia em Saúde; e Saúde- Medicamentos. O tempo médio de resposta da instituição aos pedidos de informação foi de 22 dias, a Lei preconiza que o tempo máximo para responder aos pedidos deve ser de 20 dias.

6 Quanto à classificação do atendimento 55 pedidos (12%) tiveram o acesso negado por informações classificadas como: dados pessoais, informações sigilosas conforme a Lei /2011, pedido genérico e, pedido desproporcional ou desarrazoado. Dados sobre o perfil dos demandantes revelaram que 97% foram de pessoas físicas, com escolaridade em sua maioria de nível superior ou pós-graduação (81%). O Estado que suscitou mais pedidos foi o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e Distrito Federal. No que tange as instâncias recursais, do conjunto de pedidos recebidos pela instituição, 16 originaram reclamações, 35 originaram recursos de 1ª instância, 12 recursos de 2ª instância e 3 a recursos à CGU.

7 Para implementar de fato a LAI ainda precisamos:
Encontrar novas maneiras de divulgar informação de interesse público Fomentar a cultura de transparência Abertura de dados Maior transparência nos processos decisórios Aprimorar as práticas de gestão da informação Incentivo à boa gestão


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