A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perturbação no equilíbrio do Ecossistema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perturbação no equilíbrio do Ecossistema"— Transcrição da apresentação:

1 Perturbação no equilíbrio do Ecossistema
Causas Humanas

2 Este trabalho fala sobre “A Perturbação do equilíbrio no Ecossistema” sendo o
subtema “Causas Humanas” , a escolha deste subtema foi esta pois queríamos saber mais sobre os motivos que leva os Humanos a prejudicar o Planeta, pois o subtema envolve a Desflorestação e o Terrorismo. Introdução

3 “A Desflorestação” A desflorestação consiste na destruição de vastas regiões de floresta, através do abate de árvores, incêndios ou da agricultura e do pastoreio intensivo.

4 “A Floresta” Florestas são áreas com alta densidade de árvores.
A uma pequena floresta também se dá o nome de mata. Segundo alguns dados as florestas ocupam cerca de 30% da superfície terrestre. As florestas são vitais para a vida do ser humano, devido a muitos factores principalmente de ordem climática. As florestas podem ser de formação natural ou artificial. A mais conhecida floresta é a floresta pluvial Amazónica, maior que alguns países. Denominada como o “Pulmão do Mundo”.

5 “Causas da desflorestação”
Nos países em desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobre exploração das matérias-primas provenientes da floresta particularmente, a própria madeira. Nos países desenvolvidos as principais causas são:  · Desenvolvimento industrial e urbano,  · Crescimento turístico,  · Aumento da superfície cultivada, · Construção de infra-estruturas (estrads,pontes).

6 “Protecção da Floresta”
A floresta é muito importante para o equilíbrio do ambiente terrestre, pelo que tem de ser preservada. A desflorestação tem causado preocupação em todo o Mundo e dia-a-dia torna-se necessário que cada cidadão tenha um papel activo na conservação das florestas: > Prevenir os incêndios, promover a reflorestação, reabilitar as áreas florestais degradadas a recorrer à reciclagem são alguns pequenos passos que cada um de nós pode fazer; > É importante haver uma gestão eficiente e controlada das florestas, com legislação protectora; > Criação de parques e reservas naturais impede o corte e a danificação das árvores; > Se os jornais, as revistas e os papéis usados forem reciclados menos árvores são derrubadas.

7 “O que tu podes fazer…” > Não apanhes ou estragues plantas numa floresta ou em qualquer espaço verde. > Se fores a conduzir ou como ocupante não deixes que quem vá no veículo contigo atire fósforos nem pontas de cigarro pelas janelas. > Se entrares numa floresta com alguém que fume fá-lo perceber que não local para se fumar. > Não faças fogueiras na floresta nem na sua proximidade. > Ao terminares o teu piquenique não abandones os lixos, recolhe-os e deposita-os nos locais e contentores próprios. Deixa a floresta como a encontras-te. Não te esqueça que ela é de todos! > Para a realização de uma queimada tem de se pedir uma autorização. > Se detectares um incêndio, não hesites em telefonar para a Linha de Alerta de Incêndio – 117 . >Participa activamente na vigia e protecção das florestas. Existem várias iniciativas nesse sentido a nível nacional.

8 “O Terrorismo”

9 “O Terrorismo” É um método que consiste no uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida através de um ataque a um governo ou à população. Não existe um alvo estabelecido previamente. Este visa a propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade.  Exemplos para causar apenas instabilidade: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metro, etc. 

10 “Os exemplos” > Terrorismo que tem a ver com a chamada Lavagem de Dinheiro, que é resumidamente transferências de dinheiro para os “chefes” dos grupos terroristas. > Terrorismo de Estado como o próprio nome indica tem a ver com problemas de Estado e políticos. > Terrorismo organizado, é grupos terroristas que planeiam o ataque a algo. Existe uma organização.

11 “Organizações terroristas”
Muitas das organizações acusadas de serem organizações terroristas negam praticar terrorismo como táctica militar para atingir os seus fins, e não há consenso internacional acerca da definição de terrorismo. Esta lista não inclui organizações estatais ou governamentais, apenas religiosas. * Al-Qaeda (1988-presente; Afeganistão, Paquistão e mundial) * Fatah al Islam - Líbano * Hamas - Cisjordânia, Faixa de Gaza * Hezbollah - Líbano * Talibãs - Afeganistão

12 “Consequências do Terrorismo”
Existem várias consequências como por exemplo: > Pânico > Mortes > Destruição > Xenofobia (contra a nacionalidade dos terroristas (exemplo: invasão dos Estados Unidos ao Oriente Médio))

13 “Protecção da população”
A luta contra o terrorismo é um imperativo que coloca desafios permanentes >Protecção das crianças. Proteger as gerações futuras, aquelas que felizmente já só conhecem uma Europa unida e em paz. >Justiça electrónica, justiça do futuro, uma vez que se vive um processo de transformação dos métodos de trabalho e de alargamento das possibilidades de cooperação que está a mudar a própria relação dos cidadãos e das empresas com os sistemas de justiça. >Defesa dos direitos fundamentais, os limites fundadores que nos caracterizam como Estados de direito e de que os cidadãos dependem. Para além destes temas, tentar melhorar a relação com outros espaços políticos na área da Justiça e questões de funcionamento institucional, particularmente melhorar a preparação da legislação. Outras medidas são por exemplo, a criação de equipas de intervenção rápida de peritos nacionais anti-terrorismo para apoio imediato a investigações ou de um fundo compensatório para vítimas de terrorismo e de crimes graves.

14 “Notícia” Bruxelas, 16 Abr (Lusa) - Os terroristas islamitas continuam muito activos na União Europeia mas os serviços de segurança estiveram "muito activos" e frustraram numerosos projectos de atentados em 2008, declarou hoje um responsável da EUROPOL. "Um único atentado imputável ao terrorismo islamita foi cometido na UE em 2008, num restaurante no Reino Unido, mas a bomba foi activada demasiado cedo e só fez uma vítima, o próprio terrorista", segundo Mariano Simancas, director adjunto do Organismo Europeu de polícia, durante uma conferência de imprensa em Bruxelas. "Mas muitos projectos foram frustrados", precisou, citando a Alemanha e a Itália, e" 187 pessoas foram detidas", nomeadamente "em França, na Reino Unido e em Espanha".

15 A conclusão que se pode tirar do primeiro tema “Desflorestação” é que se deve ter extremamente cuidado com as florestas pois estas fazem parte da nossa vida. No segundo tema podemos perceber que o “Terrorismo” já é um acto permanente na actualidade mas que as autoridades competentes vão tentando fazer o que podem para alterar isso. Conclusão

16 http://www. notapositiva
://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Terrorismo-islamita-continua-activo-na-Europa-adverte-EUROPOL.rtp&article=214133&visual=3&layout=10&tm=7 Webliografia

17 “FIM”


Carregar ppt "Perturbação no equilíbrio do Ecossistema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google