A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fábio Mascarenhas e Silva 17maio2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fábio Mascarenhas e Silva 17maio2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência."— Transcrição da apresentação:

1 Fábio Mascarenhas e Silva 17maio2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Armazenamento e transmissão de informação da sociedade Baseado no capítulo 3 do livro O contexto dinâmico da informação de McGarry

2 Todos vivemos em algum tipo de cultura; cultura inclui crenças, habilidades, artes, moral, costumes e qualquer outra aptidão física ou intelectual adquirida pelos humanos como membros da sociedade; Aula 17mai2007

3 as experiências (não apenas no campo científico) foram e são transmitidas através do tempo; tal transmissão já se realizou de várias maneiras, veremos a tradição oral, o alfabeto, a tipografia e a era eletrônica. Aula 17mai2007

4 Está restrita ao tempo (a fala é ouvida no tempo exato da emissão por parte do falante) e espaço (quem ouve precisa estar próximo de quem fala); o orador na tradição oral precisa ter boa memória (não terá o auxílio de anotações) e prender a atenção do público encadeando as idéias mentalmente; para facilitar sua exposição fazia o uso de: - um discurso em forma poética ou rítmica - utilizava redundâncias na comunicação A tradição oral Aula 17mai2007

5

6 Calcula-se que atualmente temos no mundo línguas faladas e apenas 7% delas são escritas; para melhorar a capacidade de memorização os oradores gregos eram encorajados a construir palácios da memória, enormes prédios imaginários nas suas mentes. O termo Tópico (vou estudar este tópico do livro) origina-se de TOPOS = Lugar. Curiosidades Aula 17mai2007

7 O alfabeto mais antigo é o semita setentrional (1700 aC) na Palestina e Síria; o alfabeto resulta de uma evolução - pictográfica: representação de objetos, ações ou idéias através de imagens - ideográfica: uma atividade, objeto ou idéia representada por um único signo - silábica: signos que representam grupos de letras Escrita alfabética Aula 17mai2007

8

9 Importância da escrita - Até o século XV foi a tecnologia de comunicação mais importante; - permitiu o registro de acordos; - tornou possível a consciência histórica contínua; - criação do estudo sistemático e da burocracia; - maior precisão do tempo (datas) que passou a não se basear somente em estações do ano, festas, ritos religiosos, etc. Escrita alfabética Aula 17mai2007

10 Desenvolveu os tipos metálicos móveis em 1450; - permitiu fazer cópias de originais; - a idéia de impressão iniciou-se na China (o livro impresso mais antigo foi uma versão chinesa do sutra Diamante em 868 dC). A fase de Gutenberg Aula 17mai2007

11 A fase de Gutenberg Primeira impressão da Bíblia, 1455 Aula 17mai2007

12 Pq. O livro surgiu em 1452? - Expansão com outras culturas; o aumento das cidades e populações; surgimento das universidades; - geralmente o professor era o único a ter o livro. Por isto o termo LECTURE (aula expositiva) em inglês... A fase de Gutenberg Aula 17mai2007

13 Apenas meio século após o surgimento do primeiro livro impresso havia centenas de tipografias espalhadas pela Europa; até a época de Gutenberg havia manuscritos, um século e meio após títulos; Martinho Lutero contribuiu imprimindo textos contrários a Igreja católica em língua alemã (e não apenas em Latim) Aula 17mai2007 A fase de Gutenberg

14 O crescimento da imprensa valeu-se principalmente da oferta de obras que fossem além dos textos teológicos como os de Galileu e Kepler e outros filósofos; Aldo Manuzio contribuiu para a praticidade do livro (tivemos os rolos de papiro, de pergaminho, os códices, etc) A imprensa e o conhecimento registrado Aula 17mai2007

15 a alfabetização para os camponeses pouco representava, havia desinteresse; com a revolução industrial as incertezas ameaçam a os empregos, uma melhor qualificação aumentaria as chances de emprego. Aula 17mai2007 Os contextos dinâmicos do alfabetismo

16 Explica a origem dos termos - Cálculo = calculus = pedra = seixos usados para calcular - Digital = Digitus = Dedo em latim Os computadores eram utilizados inicialmente para fins militares, depois seguiram outros rumos.. A era eletrônica Aula 17mai2007

17 Crescimento populacional mundial Aula 17mai2007

18 Até 1452 o acervo mundial era de manuscritos. 150 anos após estima-se que existiam títulos. No final do século XX livros novos por ano a revistas científicas existentes de novos artigos publicados por ano de patentes requeridas bancos de dados disponíveis na Internet Nos próximos 15 anos teremos mais publicações do que nos últimos 2500 anos Número de cientistas duplica a cada 13 anos Aula 17mai2007

19 Em 2002 foram produzidos 5 exabytes (equivale a 500 mil Bibliotecas do Congresso Americano que tem 129 milhões de documentos) de nova informação. 92% está armazenado em mídia magnética (grande parte em HDs) Os EUA respondem por 40% desta produção Estima-se que a quantidade de nova informação produzida nos três últimos anos tenha duplicado Aula 17mai2007 HOW MUCH INFORMATION 2003 SIMS Berkeley

20 Aula 17mai2007

21 Aula 10mai2007 Próxima aula (22/05/2007) trazer o texto LE COADIC, Yves-François. Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, Cap. 1 e 3 (inclui introdução). SALA 29


Carregar ppt "Fábio Mascarenhas e Silva 17maio2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google