A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usando o sistema Linux nas tarefas diárias Cláudio Caldas Outubro de 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usando o sistema Linux nas tarefas diárias Cláudio Caldas Outubro de 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Usando o sistema Linux nas tarefas diárias Cláudio Caldas Outubro de 2006

2 Primeiro vamos entender, em poucas palavras, os elementos de seu computador. Ele é formado por hardware, que é a sua parte física, isto é o monitor, a impressora, o mouse e os outros componentes físicos de seu sistema. O outro componente é o software, que são os programas que realizam as suas tarefas, como o seu editor de texto, o player (tocador) de cd's e mp3, o navegador da Internet (browser) e outros tantos que lhe auxiliam no dia a dia. Existe, porém, um programa, que é fundamental para o funcionamento de seu sistema, tanto para o hardware, tanto para os outros programas. Ele é o sistema operacional e sua função é fazer a ligação entre o hardware, os aplicativos, que são programas para uma determinada tarefa e o usuário. Percebeu que ele é fundamental, não é? Pois é, sem ele não teríamos um sistema funcionando perfeitamente. O sistema operacional, mais difundido, mas não o único, é o Windows ® que é o sistema de propriedade da Microsoft. Existe uma alternativa gratuita, nem por isso, de má qualidade, pelo contrário, o Linux é um sistema maduro, estável e seguro. E esta apresentação, lhe indicará os programas livres que você pode usar para substituir os que lhe são familiares.

3 O software livre se caracteriza pelos seus quatro pilares: a liberdade para estudar, modificar, copiar e distribuir. Isto significa que se vc tiver um cd com o Linux e desejar criar uma cópia para dar ao seu amigo, vc não estará cometendo pirataria. É uma solução democrática e altamente viável para a inclusão digital e também para empresas que pagam somas grandes em licenças de software proprietário. Eu uso o Linux para fazer música e também para todas as outras tarefas... A primeira questão, com que o aspirante à migração se depara é qual Linux eu usarei? Como assim, qual Linux? Existem várias distribuições, que são sabores de Linux desenvolvidos por diferentes empresas e pessoas. Todos são Linux, porém com diferenças. O programa que uma determinada distribuição usa como cliente de é o Kmail, já uma outra usa o Evolution. Uma distribuição tem como característica ser mais amigável ao usuário iniciante, outra já necessita que o usuário tenha um conhecimento mais profundo do sistema. Então, vou citar aqui neste trabalho as que eu considero mais fáceis ao usuário iniciante, Kurumin e Mandriva são duas distribuições interessantes como ponto de partida. Pretendo agora, seguindo a máxima que uma imagem vale mais que mil palavras, colocar imagens dos vários programas que são usados nas tarefas cotidianas em um sistema Linux, ok?

4 Área de trabalho do Kurumin Linux com gerenciador de janelas KDE, recomenda-se que se tenha no mínimo 128 MB de RAM, porém para rodar o KDE perfeitamente, o ideal é que se tenha 256 MB de RAM.

5 Área de trabalho do Mandriva Linux com gerenciador de janelas KDE.

6 O gerenciador de janelas IceWM, com alguns utilitários no Mandriva Linux. O IceWM é um dos gerenciadores que exigem menos recursos do sistema, existem outros como o XFCE4 e o Fluxbox.

7 O Centro de Controle do KDE tem a mesma funcionalidade do Painel de Controle, dando acesso às várias configurações do sistema.

8 Algumas funcionalidades extras estão presentes no Centro de Controle do Kurumin.

9 O Centro de Controle do Mandriva.

10 A barra de tarefas com o menu K do KDE.

11 O gerenciador de pastas e arquivos do KDE, chama-se Konqueror e também tem a função de navegador da Internet

12 A suíte de escritório OpenOffice.org tem a mesma funcionalidade do similar proprietário, com grande qualidade. Nesta janela, podemos observar o Writer, que é o processador de texto da suíte.

13 O Calc é o poderoso editor de planilhas da suíte OpenOffice.org

14 O Impress tem a mesma função do PowerPoint. Com ele eu fiz esta apresentação!

15 O Base é o mais novo aplicativo da suíte e tem como função a criação e edição de banco de dados

16 O Draw tem como função criar e editar gráficos vetoriais

17 O Math também é um aplicativo da suíte e sua função é criar fórmulas matemáticas

18 O Firefox é o browser da Internet que mais cresce em utilização no mundo! Ele é leve e muito seguro.

19 O NVU é um editor WYSWYG para HTML e com ele desenvolvi as páginas do site.

20 O Thunderbird é uma das opções que temos como cliente de e- mail.

21 O catálogo de contatos e endereços do Thunderbird.

22 O Kontact é um aplicativo que reúne várias funções, tais como: cliente de , catálogo de endereços, agenda de compromissos, entre outras...

23 O Kopete é um aplicativo para mensagens instantâneas, que suporta vários protocolos, inclusive MSN.

24 O Mercury é mais uma opção para aplicativo de mensagens instantâneas.

25 O já conhecido aplicativo Skype para voz sobre IP, também no Linux!

26 O KsCD é um player (tocador) de cd's de áudio.

27 Neste slide podemos observar o Kmix, o mixer do KDE e o XMMS que é um excelente player de mp3, bem parecido com o Winamp.

28 O K3B é um excelente aplicativo para criação de cd's e dvd's.

29 Neste slide, observamos três utilitários. O Kwrite que é similar ao bloco de notas, o Kcalc que é uma calculadora e Kolour Paint para gráficos em bitmap.

30 O Gimp é um programa para edição de imagens que tem evoluído muito. Permite também o uso de plugins.

31 Espero ter conseguido, com esta humilde apresentação, ajudar na divulgação do software livre, em minha opinião, importante para um país em desenvolvimento e mostrar que o Linux é uma plataforma madura, com aplicativos para a maioria das utilizações. Navegue pelos links do meu site e em outros, leia, pesquise, entre em listas de discussão sobre Linux. A maioria dos antigos usuários têm boa vontade para esclarecer as dúvidas dos debutantes no sistema. Me despeço temporariamente até a próxima novidade do site. E não esqueça, apoie os artistas que divulgam livremente as suas obras! Um abraço! Cláudio Caldas


Carregar ppt "Usando o sistema Linux nas tarefas diárias Cláudio Caldas Outubro de 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google