A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira."— Transcrição da apresentação:

1 A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciência e Tecnologia – Curso de Arquitectura e Urbanismo CASA SOLAR PADRE HIMALAYA CONCEPÇÃO FORMAL E ESPACIAL O edifício procura uma concepção formal sugestiva e disciplinada, com formas geométricas simples,baseadas na arquitectura vernacular, digamos que uma interpretação actual. Trata-se de estruturar com base na melhor forma para servir o propósito pretendido, ou seja, que funcione bem com o vento, que permita uma exposição solar optimizada, albergue o programa funcional e tenha natural cuidado com a questão económica. Deste modo, articular objectivamente, a complexidade programática, traduz-se no desenho de um espaço que se vai obtendo pela convergência de vários níveis de informação. A concepção espacial reforça-se assim como uma síntese formal resultante da manipulação equilibrada de todos os elementos que informam o programa, resultando a forma edificada na expressão arquitectónica do todo dessas condicionantes. LOCALIZAÇÃO/ENQUADRAMENTO/INTEGRAÇÃO URBANÍSTICA Situada num território de enormes horizontes, desenhado por grandes áreas da Serra, com fortes manchas de vegetação e por aglomerados dispersos ao longo das encostas, o projecto aproxima-se do significado que adquirem na imagem da paisagem. É aí, entre lugar e paisagem, que o projecto procura a sua essência, através das relações que estabeleçe entre as várias escalas: Edifício, Sítio e Território. CONCEITO A proposta aponta claramente para que seja modular, apresentando-se a versão com três módulos, podendo no entanto ter apenas dois (módulo-base), o que permite obter tipologias variadas, sendo também de salientar que se adápta a várias utilizações, topografia e associação (loteamentos, por ex.). Afélio

2 OPÇÕES TOMADAS foto ACTIVIDADES ESCALÃO SISTEMA CONSTRUTIVO PAREDES EXTERIORES (em geral) Duplas de tijolo cerâmico leve c/ as espessuras de 0.15 (exterior) e 0.11 m dotadas de isol., na cx. de ar, em placas de poliestireno extrudido (face exterior do paramento interior) e revestidas pelo interior com placas de gesso cartonado colado e, pelo exterior, em "capoto" (impermeabilização, embosso, barramento, poliestireno, barramento armado com rede de fibras texteis, acabamento a monomassas à cor branca). PAREDE EXTERIOR "DE TROMBE Maciça de betão armado. ESTRUTURA Em betão armado PAREDES INTERIORES Tijolo leve com placas de gesso cartonado colado. TECTOS Integralmente revestidos a placas de gesso cartonado. CAIXILHARIAS EXTERIORES De alumínio anodizado e acab. escovado - simples c/ corte térmico e vidro duplo e ainda duplas, sem corte térmico e com vidro simples Energia solar passiva Princípio: aproveitamento da energia solar, incidência dos raios solares, para aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. Vantagens: o baixo custo de algumas soluções, como o bom planeamento e orientação do edifício que podem resultar consumos energéticos evitados até 40%. TÉCNOLOGIAS PASSIVAS Orientação do imóvel (ganhos directos) Isolamento térmico Aquecimento passivo Fazendo parte integrante da sua estrutura construtiva * Superfície envidraçada a sul para captação da radiação solar; * Massa térmica para captação, armazenamento e distribuição de calor. Sistema de ganho directo Sistema de ganho indirecto Parede massiva de armazenamento térmico Energia solar activa conversão térmica e por conversão eléctrica. Principais aplicações: * produção de água quente; * aquecimento de piscinas; * aquecimento ambiente; * arrefecimento ambiente; * aplicações de baixa ou intermédia temperatura. Afélio

3 FOTOS ESCALÃO Afélio


Carregar ppt "A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO OS HIMALAYAS ACTIVOS E PASSIVOS Professor: Mestre Arqtº Avelino Oliveira Alunos: Álvaro/Alzira/Nuno/Matos/Pontes/Piedade/Raúl/Rebelo/Sequeira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google