A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade

2 Relembre das aulas anteriores No óptimo Em concorrência perfeita Preço do bem vezes a produtividade marginal do factor é igual ao preço do factor Preço do factor = p x PMa (factor) Ou no caso geral Preço do factor = RMa x PMa (factor)

3 A procura de factores Da resolução das igualdades acima obtemos a procura de factores. Por exemplo do factor terra ou capital.

4 Função procura do factor D = D (preço do factor, preço dos outros factores, preço do bem produzido)

5 Graficamente

6 Oferta de factores fixa - terra Renda – pagamento de factores de produção que tenha uma oferta fixa S pe qe

7 Imposto sobre a terra Repercute-se nos proprietários da terra S pe qe D pe

8 Capital e juro Capital – bens produzidos e duráveis que são usados como factores produtivos. Imóveis Equipamentos Existências de factores de produção e de produtos Rendibilidade do capital - juros

9 Taxa de juro Taxa de juro nominal Taxa de juro real – em termos de bens e serviços Aproximadamente igual à taxa de juro nominal menos a taxa de inflação.

10 Como calcular o rendimento do capital O capital produz rendimentos durante vários anos. Como comparar fluxos de rendimentos de diversos investimentos ou aplicações?

11 Como comparar 2 perfis? Temos que perceber 1000 hoje não é o mesmo do que 1000 daqui um ano Se tiver 1000 hoje posso aplicá-lo e receber juros e daqui a um ano tenho – 1000 + taxa de juro X 1000 = –= ( 1 + taxa de juro ) X 1000 Se tiver 1000 hoje posso gastá-lo já, daqui a um ano posso não estar em condições de o fazer …

12 Assim No presente 1000 daqui a um ano vale 1000 a dividir por (1+r) onde r é a taxa de desconto. 1000 daqui a dois anos vale 1000 a dividir por (1+r) ao quadrado. 1000 daqui a n anos vale 1000 a dividir por (1+r) elevado a n.

13 Logo Valor actualizado = R1/(1+taxa) + R2/(1+taxa) 2 + R3/(1+taxa) 3 + …+ Rn/(1+taxa) n Deve escolher o investimento que der maior valor actualizado.

14 Oferta de fundos As famílias disponibilizam mais fundos à medida que as taxas de juro aumentam. Escolha entre o consumo presente e futuro.

15 Mercados e Eficiência Económica Sob determinadas condições Concorrência perfeita Não existência de externalidades Informação perfeita uma economia de mercado apresentará eficiência na afectação.

16 Equilíbrio geral Muitos mercados, muitos bens Famílias a maximizar o bem estar. Produtores a maximizar o lucro.

17 No equilíbrio geral Para o consumidor UMa1/UMa2 = p1/p2 Para o produtor CMa1/CMa2 = p1/p2 Para ambos p factor = p bem X PMa factor

18 O mecanismo de preços concorrenciais Proporciona a produção da melhor combinação de bens e de serviços com base nos recursos e na tecnologia da sociedade. A economia encontra-se sobre a sua fronteira de possibilidades de utilidade.

19 Fronteira de Possibilidades de Utilidade (FPU) FPU

20 Nota final: Limitações Falhas de mercado Concorrência imperfeita Externalidades Informação imperfeita Repartição do rendimento Desigualdade


Carregar ppt "Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google