A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Propriedades das curvas de indiferença Inclinação negativa Nunca se intersectam Mais longe da origem, maior nível.

Cópias: 1
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira Carmen Freitas 16/10/2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Propriedades das curvas de indiferença Inclinação negativa Nunca se intersectam Mais longe da origem, maior nível."— Transcrição da apresentação:

1 MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira

2 Propriedades das curvas de indiferença Inclinação negativa Nunca se intersectam Mais longe da origem, maior nível de satisfação Convexas em relação à origem São densas em todo o espaço de bens disponíveis

3 Inclinação negativa

4 Taxa Marginal de Substituição no Consumo - TMS

5 Taxa marginal de substituição no consumo – TMSy,x número de unidades de Y que têm que ser sacrificadas por uma unidade a mais de X de forma que o consumidor mantenha o nível de utilidade.

6 Taxa marginal de substituição no consumo – TMSy,x A TMS não depende da função que representa as preferências. Mostre com um exemplo.

7 "Lei" da taxa marginal de substituição decrescente

8 Restrição orçamental. O conjunto de possibilidades de consumo. Restrição Orçamental

9 Conjunto de possibilidades de consumo

10 A recta orçamental ou do rendimento. Hiperplano orçamental

11 Gráfico com dois bens

12 Aumento de Rendimento sem alteração dos preços

13 Aumento do preço da pizza inicial final

14 Rendimento real e nominal. Variações de preço levam a alterações do rendimento real, mesmo mantendo o rendimento nominal. O rendimento nominal permite adquirir menores quantidades dos bens que aumentam de preço.

15 Revisão do conceito de custo de oportunidade. Qual o custo de oportunidade de uma unidade do bem 1? Compro 1 unidade do bem 1 gasto p1 p1 dá para comprar p1/p2 do bem 2 O custo de oportunidade é p1/p2 do bem 2.

16 Razão de troca no mercado O mercado troca 1 unidade do bem 1 por p1/p2 do bem 2. Exemplo p1= 3 p2= 2 A razão de troca é 3/2 do bem 2 por 1 do bem 1

17 Resolva os exercícios

18 Razão de troca pessoal A razão de troca pessoal é quanto o sujeito está disposto a ceder de um bem para obter mais de outro, mantendo o seu bem estar constante. Para variações infinitesimais é a TMS (taxa marginal de substituição)

19 Exemplo: Suponha que TMS = 2 Razão de troca no mercado 3/2. Será que o indivíduo troca no mercado o bem 1 pelo bem 2?

20 E será que troca o bem 2 pelo bem 1?

21 Para haver equilíbrio com consumo positivo de ambos os bens A razão de troca pessoal tem que ser igual à razão de troca do mercado TMS=p1/p2

22 Maximização da utilidade. Solução intuitiva, gráfica e matemática. Solução intuitiva TMS=p1/p2

23 Resolva intuitivamente ou graficamente os exercícios

24 Solução gráfica Consumo óptimo Recta orçamental


Carregar ppt "MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Propriedades das curvas de indiferença Inclinação negativa Nunca se intersectam Mais longe da origem, maior nível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google