A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Função de produção Existe só um output. É a fronteira superior do CPP. Os factores aparecem agora com valores positivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Função de produção Existe só um output. É a fronteira superior do CPP. Os factores aparecem agora com valores positivos."— Transcrição da apresentação:

1 MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira

2 Função de produção Existe só um output. É a fronteira superior do CPP. Os factores aparecem agora com valores positivos.

3 Função de produção geral com o factor trabalho variável Determinação gráfica da produtividade média e marginal

4 Propriedades: 1) f(x) > 0 se x > 0 2) f(x) real, contínua, crescente com limite superior. 3) f(x) é côncava (talvez exista uma parte convexa para pequenas quantidades de factor). –Explique porque esta parte não tem interesse económico.

5 Produtividade média e produtividade marginal. Verifique a relação entre as curvas no gráfico anterior.

6 Lei dos rendimentos marginais decrescentes Se aumentarmos a quantidade do factor produtivo variável… Mantendo fixas as quantidades de todos os outros factores… Os resultantes acréscimos são cada vez menores…

7 Efectue os exercícios

8 Isoquanta manter a quantidade produzida constante.

9 Possibilidade de substituição É dada pela curvatura das isoquantas. Taxa marginal de substituição técnica de K por L

10 Relembre Rendimentos crescentes (constantes, decrescentes) à escala Custo total, custo fixo e custo variável Custo contabilístico e custo económico

11 Recta de isocusto Custo Isocusto

12 Graficamente

13 Minimização do custo

14 Calcule as condições de 1ª ordem

15 No óptimo K=K(r,w,Q) L=L(r,w,Q) e C - função custo total = C(r,w,Q)

16 Função custo total

17 Propriedades da função custo 1) positiva e linear homogénea em relação aos preços dos factores 2) não decrescente e côncava em relação aos preços dos factores. Faça a demonstração destas propriedades.

18 Função custo médio e custo marginal de longo prazo Relação entre estas duas curvas. Mostre que se cruzam no mínimo.

19 Relembrar Função de custo de curto prazo. Relação entre a via de expansão de curto prazo e de longo prazo. Relação entre produtividade e custo. Relação entre as curvas de curto prazo e de longo prazo.

20 Efectue os exercícios

21 Procura de factores: e função procura condicionada função procura condicionada K=K(r,w,Q) L=L(r,w,Q) função procura K=K(r,w,p) L=L(r,w,p)

22 Decomposição do efeito total de uma alteração na taxa de salário em efeito substituição (ES) e efeito produto (EP) ES EP Trabalho capital

23 Mostre A função procura é decrescente

24 Efectue os exercícios


Carregar ppt "MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira. Função de produção Existe só um output. É a fronteira superior do CPP. Os factores aparecem agora com valores positivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google