A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carla.........nº05 fernanda..nº09 flávia........nº10 mariana....nº20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carla.........nº05 fernanda..nº09 flávia........nº10 mariana....nº20."— Transcrição da apresentação:

1 Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10 mariana....nº20

2 O QUE É???!!! No 1º patamar do Mercosul está o Brasil 2º a Argentina 3º o Uruguai e o Paraguai

3 Há apenas um aspecto, de fundo histórico, no qual o Mercosul beneficia-se de situação mais favorável que a do Nafta: seus componentes trazem menos diferenças culturais.

4 Os países do Mercosul integram o conjunto latino-americano e compartilham as tradições civilizatórias ibéricas e católicas. Os grandes desníveis internos no Mercosul não se manifestam apenas no plano macroeconômico: eles incidem sobre o perfil socioeconômico dos parceiros.

5 A economia brasileira, a maior do bloco, convive com os mais precários indicadores sociais: os mais elevados índices de analfabetismo e mortalidade infantil, a menor expectativa de vida. A Argentina e o Uruguai exibem os mais favoráveis indicadores sociais do bloco* * atualmente a Argentina está em crise.

6 O Paraguai apresenta características singulares, que os distanciam dos demais países. A pobreza é uma realidade em toda a zona do Mercosul.

7 ORIGEM Os preseidentes Itamar Franco, Carlos Menem (Argentina), Luís Alberto Lacalle (Uruguai) e Juan Carlos Wasmosy (Paraguai) firmam, em Buenos Aires, em 5/8, o ato que dá início à União Aduaneira entre os quatro países em 1º/1/1995.

8 O acordo do mercado Comum do Sul cria a Tarifa Externa Comum, que varia de 0 a 20%. O acordo prevê proteção para importações de países de fora do bloco e a alíquota 0 para a comercialização da maioria dos produtos dos países do Mercosul.

9 PARCEIROS DO MERCOSUL O Mercosul é um bloco de escala sub regional. A comparação com o Nafta demonstra as limitações do mercado de bloco do Conesul. O PNB do conjunto não chega a 1 décimo do megabloco da América do Norte.

10 Fazem parte do Mercosul o Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina.

11 A FAVOR E CONTRA Nem todos vão tirar proveito da integração entre os 4 países.É por isso que, enquanto existem pessoas e empresas que se mostram entusiasmadas com o Mercosul, a outras que se manifestam radicalmente contra. Geralmente, os argumentos de quem é a favor do Mercosul dão a impressão de que todos vão sair ganhando.O que são contra, por sua vez procuram mostrar a elite empresarial e beneficiada

12 Mas as pessoas contrárias ao Mercosul muitas vezes escondem o fato de que adotam essa posição motivadas pelos possíveis prejuízos financeiros que terão.É o caso de alguns grandes produtores agrícolas brasileiros e dos pequenos e médios industriais argentinos.

13 ASPECTOS POSITIVOS Todos os órgãos previstos no tratado foram efetivamente instalados. Mercosul foram reconhecidos pelos EUA e pela União Européia, o que possibilita a realização de negociações oficiais.

14 PROBLEMAS As contas públicas são deficitárias em todos os governos do Mercosul, ou seja, todos gastam mais do que arrecadam. Os países membros do Mercosul precisam harmonizar as estruturas dos seus sistemas tributários.

15 OBJETIVOS A estabilização econômica e a estabilidade política. A harmonização de procedimentos entre os parceiros do Mercosul. Criar as condições necessárias para atrair novos investimentos de capitais, de empresas, de tecnologia. Permitir a celebração de novos acordos.

16 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Para realizar as diversas etapas do processo de integração, os 4 países envolvidos criaram dois órgãos oficiais provisórios, esses são o conselho de mercado comum e o grupo composto pelos ministros das relações exteriores e de economia e pelos presidentes dos bancos centrais

17 CONSEQÜÊNCIAS As empresas que atuam nos países da região poderão proteger-se da concorrência de empresas mais eficientes que ainda não penetram aqui. As empresas do bloco poderão associar-se para a troca de conhecimentos sobre tecnologia de

18 Produção mais avançada em busca de maior produtividade. As empresas terão a possibilidade de atender a um mercado consumidor muito maior.

19


Carregar ppt "Carla.........nº05 fernanda..nº09 flávia........nº10 mariana....nº20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google